O campeonato de pontos corridos chegou ao Maranhão

0comentário

Fui um critico do campeonato de pontos corridos, mas após 7 Campeonatos Brasileiros disputados neste sistema de competição admito que estava errado, pois o futebol melhorou muito com a sua adoção. Nele, prevalece aquele que fez a melhor campanha e resgata o princípio da justiça. Os clubes maranhenses ainda não estão totalmente adaptados ao sistema de pontos corridos, mas precisam se adequar, pois o sistema é uma tendência mundial.

De 1971, quando foi disputado o primeiro Campeonato Brasileiro, até 2002, a fórmula da competição não se repetiu sequer uma vez, variando dos simples mata-matas até mirabolantes sistemas de disputas que chegaram a ter mais de cem clubes. No entanto, a partir de 2003, a CBF decidiu instituir o sistema de pontos corridos, inédito no Brasil.

Os pontos corridos favorece os clubes organizados, que investem a longo prazo e planejam toda a temporada. Com isso, o futebol fica mais organizado como um todo. Por sua vez, quem gosta dos sistemas com qualificação entende que a emoção, principal característica do futebol, fica em segundo plano, uma vez que afasta as zebras de última hora.

O campeonato com uma fase final de mata-mata tem o ingrediente especial do clima de decisão, jogos emocionantes, fazendo com que os clubes se superem no momento da disputa do título. Para o torcedor, certamente o título por mata-mata acaba sendo mais interessante, uma vez que mais clubes entram na disputa enquanto até hoje com pontos corridos, tivemos dois ou no máximo três clubes com chances reais de vencer nas últimas rodadas. A formula de disputa com decisão evitar a situação brochante do campeonato acabar com várias rodadas de antecedência e pela possibilidade do jogo final ser disputado contra um timinho mequetrefe qualquer, em um campinho de várzea e com meia dúzia de gatos pingados na torcida.

Por outro lado, o campeonato por pontos corridos premia a regularidade, a constância de bons resultados, a manutenção de uma equipe estruturada. Com o novo sistema de competição, os clubes melhoraram, pois já não existia mais o fator “sorte” e sim competência. Acho muito mais justo o sistema de pontos corridos, pois no ano passado o Flamengo começou mal, depois se recuperou e foi campeão. Se fosse mata-mata ele teria sido eliminado no começo do campeonato. Por mim, todos os campeonatos poderiam aderir ao ponto corrido.

Pela sua característica de organização, os pontos corridos podem ajudar o futebol maranhense a renascer, pois um dos principais motivos que afastou os torcedores dos estádio é a bagunça que reina nas disputas locais.

Sem comentário para "O campeonato de pontos corridos chegou ao Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS