Quando o futebol maranhense será resgatado do fundo da terra?

Como muitas pessoas pelo mundo, fique emocionado com o resgate dos 33 mineiros soterrados a quase 700 metros de profundidade por mais de dois meses na mina San José, no norte do Chile. O emocionante resgate me remete a um pensamento: se foi possível criar uma cápsula para resgatar os homens soterrados a tamanha profundidade, por que ninguém consegue resgatar o futebol maranhense? Com tantos desmandos e totalmente desacreditado, o futebol local encontra-se enterrado e ao contrário dos mineiros não tem sequer esperança de ser resgatado.

A cápsula, pintada de vermelho, branco e azul de acordo com a bandeira nacional do Chile, é pouco mais larga do que os ombros de um homem e parece-se com um foguete espacial, mas em miniatura. Foi desenhada pela NASA. Numa operação complexa, a Fénix percorreu cerca de 625 metros de profundidade por um túnel escavado até à zona da mina onde os mineiros se encontravam há 69 dias. Equipada com comunicações e tanques de oxigênio, foi fulcral para a sobrevivência de cada mineiro no tempo que demorou a viagem do subsolo até à superfície.

As imagens do resgate foram tão fortes que os recentes e lamentáveis acontecimentos esportivos locais, como o não comparecimento do Bacabal a partida contra o Nacional pela oitava rodada do Campeonato Maranhense e o Chapadinha ter abandonado a Segunda Divisão maranhense, focaram em segundo plano. Os seres humanos são capazes das maiores barbáries, mas também de momentos de heroísmo e solidariedade, como esse que vimos no Chile.

Embora não haja nenhuma Acampamento Esperança, criado por parentes e amigos dos mineiros do Chile, e muito menos a atenção da mídia internacional, ainda tenho a esperança que algum dia aparecerá heróis para resgatar o futebol maranhense enterrado no fundo da terra.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima