Vence quem errar menos…
Faltando poucas rodadas para o fim do Campeonato Maranhense 2010, a chapa está esquentando. Esses dias estive pensando e analisando as campanhas dos primeiros colocados no Estadual. O atual líder Iape, com 29 pontos em 14 jogos, precisa vencer os dois jogos que lhe resta e ainda torcer por um tropeço do segundo colocado. O Sampaio, segundo colocado, com 26 pontos em 12 jogos só depende de suas forças para ser campeão. E o Maranhão, terceiro colocado, com 23 pontos em 13 jogos, continua na briga, mas terá que torcer por tropeços do Tricolor e do Canário.
Para os saudosistas de plantão, que foram contra o campeonato de pontos corridos com a alegação que este tipo de disputa não tem emoção, o Estadual 2010 está mostrando exatamente o contrário. Restando poucos jogos para o fim da disputa três times brigam pelo título, coisa que não é vista há muito tempo no futebol local.
Porém, não estou dizendo que este é melhor campeonato dos últimos anos, pois o nível técnico dos clubes é muito ruim. Até mesmo dos três líderes. A taça fatalmente cairá no colo de uma das três equipes mais irregulares que eu já vi na vida. E por razões bem óbvias tenho a convicção que o campeão desse ano não será simplesmente o melhor time do campeonato. Mas sim o que menos errou entre os melhores. Percebem a diferença?