Meu 1º Campeonato Maranhense sem Alberto Ferreira
O Campeonato Maranhense 2012 terá início neste sábado, com a realização de uma única partida: Imperatriz x Viana, no Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz, mas a grande novidade é que pela primeira vez em 20 anos, ela não terá o dedo do ex-presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Carlos Alberto Ferreira. Apesar de ter 39 anos, não me lembro de ter assistido nenhum Estadual sem que o ex-dirigente estivesse “presente”, ou melhor, comandando a entidade, porque como é do conhecimento de todos, ele prefere ficar em casa assistindo aos jogos do Flamengo na TV que ir ao estádio.
Não que eu esteja sentindo saudades de Alberto Ferreira até porque fui um dos defensores da mudança de comando na FMF, mas pelo clima de expectativa criado pela sua saída da entidade que comandou por mais de 20 anos. Quero também deixar claro que não tenho nada contra a pessoa dele, mas pela inércia da administração era preciso mudar. E não mudar simplesmente por mudar, mas por uma renovação que trouxesse um choque de gestão ao combalido futebol maranhense.
Antônio Américo deu uma cara de organização ao futebol maranhense, que com Alberto Ferreira era a mais perfeita tradução da palavra bagunça. A outra qualidade do novo dirigente é que ele sabe delegar funções a pessoas competentes enquanto que o antigo além de não fazer nada nomeava amigos e parentes que também além de não resolverem nada se escondiam ao primeiro sinal de problema.
Porém, apesar de ter amigos na nova gestão da FMF como Evandro Marques, Itamar Ferreira e Willam Ribeiro, quero dizer que como jornalista estarei aqui de olho até porque não perdoou ninguém. Mas acredito que esta nova gestão fará um bom trabalho e não veremos mais atrasos no inicio de partida por falta policiamento ou ambulância ou rede nas traves. Sinceramente, acredito no sucesso do Estadual de 2012.