Se não pode vencer a TV, junte-se a ela!
Ora, volta e meia estou falando sobre esse assunto no meu blog. Volto a ele por ter acompanhado a polêmica criada pela transmissão dos jogos do Estadual. Se você não pode vencer a TV, junte-se a ela. É o que os times de futebol devem fazer para reduzir custos e garantir a sobrevivência. Reconheceu que é preciso aumentar a presença de público nos estádios, mas é bom destacar que o problema não é exclusivo do Campeonato Maranhense, ao exibir a média de público de jogos de outros clubes em diferentes estaduais, e até mesmo no campeonato brasileiro.
O Campeonato Carioca que é o preferido dos maranhenses sofre com a queda de público, mas é o que é transmitido para um maior número de cidades no Brasil, e de países ao redor do mundo. O Cariocão atrai muito interesse, e tem público. Onde está esse público? Está na internet, está ouvindo rádio e comprando pacotes na televisão paga. Se não tivesse interesse, ninguém compraria pacotes na TV.
Para tentar identificar o que afasta o público dos estádios, a Federação Carioca encomendou uma pesquisa especial para tentar entender as razões do baixo número de espectadores nos jogos. Lopes enumerou alguns dos motivos que diz achar que deixa os torcedores longe dos estádios, entre os quais o horário dos jogos, a violência, estrutura dos estádios e preços dos ingressos. Além disso podemos incluir: jogos às 22h, pois o horário não é dos melhores, o preço do ingresso também não fica barato, ainda mais se for levado em conta outros gastos que o torcedor tem, como transporte e alimentação, e a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios.
Como vemos não é a TV que está afastando o público dos estádios brasileiro, mas uma série de fatores. No caso dos estádios de futebol, a redução da oferta de lugares tem um beneficiário direto: as emissoras de Televisão. O público que não consegue assistir a uma partida ao vivo, acaba sendo obrigado a ver o jogo pela TV. É uma equação bem simples.
Agora, no caso dos clubes maranhenses a transmissão pela TV é quase um caso de sobrevivência. Os R$ 5 mil pagos a cada time por transmissão é bem melhor que amargar o prejuízo de pagar para entrar em campo como acontece há mais de 10 anos no futebol maranhense. E quem não aceitar a cota da TV é otário, pois terá que tirar do próprio bolso as despesas com a arbitragem ou usar a máxima do mundo dos negócios: “se não pode vencer, junte-se a ele”.
Ao fim e ao cabo, a verdade sempre acaba aparecendo, mesmo que por meio de comentários em blogs, como este. O problema é que a maioria das pessoas nem lê coisas assim e o resultado é esta “montanha” de desinformados que andam por aí.