Se não pode vencer a TV, junte-se a ela!

4comentários

Ora, volta e meia estou falando sobre esse assunto no meu blog. Volto a ele por ter acompanhado a polêmica criada pela transmissão dos jogos do Estadual. Se você não pode vencer a TV, junte-se a ela. É o que os times de futebol devem fazer para reduzir custos e garantir a sobrevivência. Reconheceu que é preciso aumentar a presença de público nos estádios, mas é bom destacar que o problema não é exclusivo do Campeonato Maranhense, ao exibir a média de público de jogos de outros clubes em diferentes estaduais, e até mesmo no campeonato brasileiro.

O Campeonato Carioca que é o preferido dos maranhenses sofre com a queda de público, mas é o que é transmitido para um maior número de cidades no Brasil, e de países ao redor do mundo. O Cariocão atrai muito interesse, e tem público. Onde está esse público? Está na internet, está ouvindo rádio e comprando pacotes na televisão paga. Se não tivesse interesse, ninguém compraria pacotes na TV.

Para tentar identificar o que afasta o público dos estádios, a Federação Carioca encomendou uma pesquisa especial para tentar entender as razões do baixo número de espectadores nos jogos. Lopes enumerou alguns dos motivos que diz achar que deixa os torcedores longe dos estádios, entre os quais o horário dos jogos, a violência, estrutura dos estádios e preços dos ingressos. Além disso podemos incluir: jogos às 22h, pois o horário não é dos melhores, o preço do ingresso também não fica barato, ainda mais se for levado em conta outros gastos que o torcedor tem, como transporte e alimentação, e a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios.

Como vemos não é a TV que está afastando o público dos estádios brasileiro, mas uma série de fatores. No caso dos estádios de futebol, a redução da oferta de lugares tem um beneficiário direto: as emissoras de Televisão. O público que não consegue assistir a uma partida ao vivo, acaba sendo obrigado a ver o jogo pela TV. É uma equação bem simples.

Agora, no caso dos clubes maranhenses a transmissão pela TV é quase um caso de sobrevivência. Os R$ 5 mil pagos a cada time por transmissão é bem melhor que amargar o prejuízo de pagar para entrar em campo como acontece há mais de 10 anos no futebol maranhense. E quem não aceitar a cota da TV é otário, pois terá que tirar do próprio bolso as despesas com a arbitragem ou usar a máxima do mundo dos negócios: “se não pode vencer, junte-se a ele”.

Ao fim e ao cabo, a verdade sempre acaba aparecendo, mesmo que por meio de comentários em blogs, como este. O problema é que a maioria das pessoas nem lê coisas assim e o resultado é esta “montanha” de desinformados que andam por aí.

4 comentários para "Se não pode vencer a TV, junte-se a ela!"


  1. Ze Carlos

    Marcio, excelente sua matéria, concorcodo gênero, numero e grau com o que você postou, mas tem dirigente burro do futebol do Maranhão que não concorda, eles pensam que renda sustenta clube no século XXI, isso já não acontecia no século XX.

    Só quem não vão concordar são os mortense, como seu presidente, tem inveja do Sergio Frota aceitar tudo que for pra beneficiar o Sampaio e o futebol maranhense.
    Vou dá uma opinião para a TV, se o Morto o Maranhão todos time rico que tem arrecadação de mais de 1 milhão tão criando problema. vou dá uma dica, patrocina somente o Sampaio que esse é pobre e precisa pagar uma folha de mais de 100 mil, simples.

    Quem quer assina junto com o Sampaio, que topa tudo, agora para aqueles invejosos que se explodão!!!

  2. joao carlos c. da silva

    Meu caro Marcio e demais torcedores aqui na terrinha as coisas para efetivamente acontecerem sao muito dificil, afiliada da Globo nao manda os gols dos times locais para o globo esporte, fantastico etc.. nunca teve iniciativa para realmente ajudar as equipes, agora alguns jornalistas, eu disse alguns, ficam azarando, criticando, enfim atrapalhando uma iniciativa de um outro grupo de comunicacao que se esta pagando cotas baixas aos times como dizem, pelo menos esta tentando ajudar, pois diminui as depesas que ao longo de uns dez anos para ca nao colocamos 15 mil pagantes em nenhum jogo local, e nesse periodo nao tinha Tv transmitindo. Essas tramissoes no meu entendimento divulga as equioes em mais de 50 cidades que praticamente nao tem torcedores identificados com equipes locais, e so Rio e SP. , entao temos que torcer para que de resultados positivos, ou pelos menos amenise as despesas dos times que sempre pagam para jogar e agora recebem, o pouco com Deus e muito. No comeco deste mes estive em Belem no dia do classico Remo X Paissandu, que e transmitido tambem pela Tv Cultura de la, como tambem outros jogos do campeonato, a cidade respira o classico, o dia todo observei torcedores nas ruas uniformizados, o mesmo acontece em Fortaleza, assisti o REPA la de Belem onde simplesmente tinha 42 mil torcedores no estadio e passou o jogo ao vivo. A titulo de observacao o Atletico do PR que perdeu uma p/ Sampaio e ganhou outra la na casa deles como todos nos vimos, meteu 5 no Criciuma, que disputa o campeonato catarinense com equipes de primeira divisao e outras com investimentos bem maiores que o nosso, entao nao estamos em termos de qualidade aquem dessas e de outras equipes por esse Brasil afora.

  3. carlos andré

    Pensei que o presidente do Moto fosse mais inteligente. Alguém tem que dizer a ele que a rivalidade é só entre as torcidas, o clube deve ser administrado com sabedoria e não colocado em decadência. Acho que a transmissão da TV é sim um reforço aos clubes, afinal experimentem perguntar aos maranhenses algum nome de jogador dos clubes daqui. A TV vai popularizar os jogadores, incentivar o torcedor e principalmente facilitar aos jogadores que tem interesse em um bom contrato a partir de uma ”olhadinha” empresarial. Viva a TV. O campeonato não pode ficar refém do Moto. Só quem perde é ele. Sou Sampaio e vou em todos os jogos depoius de ver o primeiro na TV em casa. Parabéns Márcio, muito inteligente sua matéria.

  4. Raniere Froz 1988

    Muito boa a explanação do assunto, tudo bem que a cota é baixa, mas é melhor do que nada, em um futebol que perdeu a credibilidade agora tem a chance de renascer. Parabéns por vc elogiar o trabalho da "concorrente". Esses pequenos valores de cota serão coadjuvantes, pois o mais importante com essa transmissão é a chance dos times conseguirem patrocínios, conseguir mais torcedores, enfim, popularizar nossos times.. Em suma, é um grande passo para um estado que tem 95% de torcedores alienados (desculpe, torcedores que torcem para times de fora kkkkkkk) Vamos Sampaio!!!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS