Há coisas que só acontece no futebol do Maranhão

Foto - Flora Dolores - detalhe de torcedor no Nhozinho Santos assisitindo ao jogo Vasco x Flamengo
A cultura popular do futebol é rica em máximas e adágios famosos. Entre eles, um dos mais conhecidos: “há coisas que só acontecem com o Botafogo”. Transpondo o velho ditado sobre os infortúnios do clube carioca para as terras maranhenses, poderíamos parodiá-lo dizendo que “há coisas que só acontecem no futebol do Maranhão”. Como é que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) marca um jogo no mesmo dia e horário da decisão da semifinal do segundo turno do Campeonato Carioca entre Vasco x Flamengo transmitido na TV aberta? É brincadeira de mau gosto, né? E não adianta vir com a conversa fiada que não dava tempo para alterar a tabela, porque a todo o momento o pessoal da FMF muda essa tabela por causa da transmissão dos jogos do Maranhense.

Apesar de contarmos com bons times e termos um campeonato regular, não temos condições de competir com o Campeonato Carioca, é suicídio. Para se ter uma idéia, o Carioca é o estadual mais vendido no Brasil. Porém, o clássico carioca teve o razoável público de 15.911 pagantes – foram 20.067 presentes, com renda de R$ 430.095. O jogo merecia casa cheia, mas por outros motivos, o torcedor de lá também preferiu ver o clássico na TV. Porém, a concorrência da TV não se resume apenas ao Campeonato Carioca, mas a todo e qualquer espetáculo de bola que passe na televisão, como Barcelona x Chelsea, que passará amanhã à tarde na TV Aberta.

O problema é que o nosso futebol é comandado por dirigentes retrógrados e o esporte aqui carece de inovação e criatividade. Eles ainda não entenderam que hoje até celular tem TV e Digital. Durante o jogo de ontem do Sampaio x São José tinham um monte de torcedor com um olho no gramado e outro na TV acompanhando Vasco x Flamengo. Resulta, então, em estádios cada vez mais vazios e torcedores cada vez mais torcendo por times de fora.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima