luz no fim do túnel
Esperança renovada para a permanência do Moto Clube na Primeira Divisão do futebol maranhense. Ou, pelo menos, uma luz no fim do túnel. Se o Santa Quitéria que desistiu de disputar a Copa União também desistir de jogar o Campeonato Maranhense de 2013, o Papão poderia permanecer na vaga da Raposa, bastando para isso incluir o Santinha como um dos dois rebaixados do Estadual 2012. Mas tudo isso dependerá da aprovação do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão.
Não se trata de uma virada de mesa, mas de uma adequação da quantidade de times que disputarão a Série A maranhense de 2013, porque se o Santa Quitéria ficar de fora disputa só terá 9 times, pois competição oficial não permite rebaixamento. O mesmo aconteceu em 2011 quando o Nacional de Santa Inês foi eliminado e o Iape de Pererinha desistiu de disputar a competição. Se fosse observado o critério de rebaixamento os times que teriam caído para a Segundona daquele ano seriam: São José de Ribamar e Bacabal.
Quero deixar bem claro que sou contra qualquer tipo de virada de mesa, mas neste caso se trata de uma questão de bom senso. Além disso, tirando a gozação dos torcedores rivais pelo segundo rebaixamento, ninguém quer o Moto fora da Série A. É ruim para o futebol. As competições locais perdem um dos clubes de maior torcida no Estado. Agora, se o Santa Quitéria ficar na Primeira Divisão, o mais correto é o Papão ralar na Segundona para voltar à elite.