Os Melhores de 2012

Pimentinha foi “o cara” na temporada!

Já que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) fez a premiação dos melhores do ano para cada posição, treinadores, árbitros e dirigentes, por falta de dinheiro ou de vontade mesmo. Aproveitei o embalo das várias festas com este tema no Estado e no Brasil para eleger os melhores de cada posição do futebol maranhense nessa temporada. Comente e deixe os seus escolhidos, Valeu?

GOLEIRO – Rodrigo Ramos (Sampaio) – Incontestável! Fechou o gol do Sampaio e foi um dos principais responsável pela campanha maravilhosa do time no Campeonato Maranhense, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa União. O Paredão, como é apelidado pela imprensa local, não teve concorrentes na temporada.

LATERAL- DIREITO – Roniery (Sampaio) – Contratado do futebol cearense para ser reserva de Arlindo Maracanã, ele surpreendeu e acabou com titular e colocou o Gago para jogar de volante. Aliás, já tinha ido muito bem no ano passado com o JV Lideral. É rápido e habilidoso. Fez partidas muito boas no apoio ao ataque. Foi uma das principais armas de ataque do Tricolor na temporada.

ZAGUEIRO – Mimica (Sampaio) – Com posicionamento de marcação acima da média, para mim foi o melhor zagueiro do Sampaio na temporada. Depois que retornou do futebol gaúcho não saiu mais do time e deu muita tranqüilidade a defesa do Tricolor na temporada.

ZAGUEIRO – Leone (Imperatriz) – É um zagueiro moderno. Sabe defender com extrema categoria e ainda sobe ao ataque com qualidade. Alguns podem perguntar, porque não escolhi Robinho ou Carlinho Rech do Sampaio? A resposta é simples: estou fazendo uma seleção da temporada e o Leone jogou muito mais que os dois juntos.

LATERAL-ESQUERDO – Deca (Sampaio) – Tem jogado tanta bola nas últimas temporadas que é difícil procurar um adversário em meio aos times locais. Destoa da maioria. Tanto que por várias vezes tem sido lembrado nas seleções de melhores do ano.

VOLANTE – Robson Simplício (Sampaio)- Primeiro volante forte, rápido e de excelente nas roubadas de bola. Talvez é quem melhor faça a proteção de zaga no futebol maranhense. Ele jogou muita bola este ano, principalmente, na Série D do Campeonato Brasileiro.

VOLANTE – Arlindo Maracanã (Sampaio) – Tirando o companheiro de clube, Pimentinha, ele é o melhor jogador do Maranhão na atualidade. Apesar dos 34 anos, tem uma disposição incrível e além de defender, ataca com muita capacidade. Se continuar assim fará uma excelente temporada em 2013.

MEIA – Eloir (Sampaio) – Arrebentou na Série D do Campeonato Brasileiro tanto como volante como meia. É reconhecidamente um cara acima da média que ganhou tudo o que podia. Só falta definir onde vai como vai jogar: meia ou volante?

MEIA – Cleitinho (Sampaio) – Fora de série! Um dos melhores de todos da equipe do Tricolor. Quando jogou arrebentou e colocou o Sampaio entre os melhores. Quando ficou de fora o time perdeu a criatividade e a velocidade no meio de campo.

ATACANTE – Naôh (Maranhão)- Artilheiro da Copa União juntamente com Raylan do Imperatriz, ambos com 8 gols, esse cara é iluminado. Tem cheiro de gol. Uma capacidade de balançar as redes que poucas vezes vi na vida. Para mim é o típico camisa 9, que faz falta para muitos times maranhenses, inclusive o Sampaio.

ATACANTE – Pimentinha (Sampaio) – Um cara que faz 17 gols na temporada, sendo 9 por uma equipe fraca tecnicamente como a do São José de Ribamar no Estadual deste ano e seis gols na Série D do Campeonato Brasileiro merece ser valorizado. Fico pensando quantos gols faria se tivesse jogando desde o início da temporada pelo Tricolor.

TREINADOR – Flávio Araújo (Sampaio) – É um treinador acima da média. Ao contrário de muitos treinadores que só trabalham com jogadores que conhece e ai costuma carregar por onde andam um bando atletas, o Flávio Araújo soube aproveitar bem a matéria prima que tinha no Sampaio e além de conquistar o Estadual e o terceiro acesso na carreira em competições nacionais, foi campeão invicto da Série D.

CRAQUE: Pimentinha (Sampaio) – Ele só não fez chover com a camisa do Tricolor. Nos jogos no Castelão, sobretudo, infernizou as defesas adversárias com seu forte apoio ao ataque. Ele foi “o cara” (do futebol e não o da música de Roberto Carlos) nos momentos decisivos do time do Parque José Carlos Macieira na Série D do Brasileirão e na Copa União. Muito rápido e habilidoso, é apelidado pela torcida do Sampaio de Messi do Maranhão! Precisa falar mais alguma coisa?

REVELAÇÃO – Alex (Sampaio) – Vai ter gente rindo e sendo clubista. Mas não tem problema. Sei que muita gente diz que a revelação foi o Raylan do Imperatriz, mas ele já está pelo menos na sua segunda temporada e o Alex saiu das categorias de base do tricolor este ano. Esse jovem volante substituiu na Série D do Brasileiro dois monstros na posição: Robson Simplício e Arlindo Maracanã, com muita personalidade. E pela bola que joga duvido que fique muito tempo no Parque José Carlos Macieira.

ÁRBITRO – Robson Martins – Muito seguro nos jogos que atuou, principalmente, nas finais. O Robson fez arbitragens incontestáveis em uma temporada em que a arbitragem maranhense deixou muito a desejar.

ASSISTENTE – Márcio Fonseca de Sousa – Para varias vai ter um bando de gente dizendo que estou votando nela por ser mulher, mas não tem nada a ver. Nos jogos que bandeirou foi muito bem e merece a lembrança.

DIRIGENTE – Sérgio Frota (Sampaio) – Por último, porém, não menos importante, o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, merece não apenas o reconhecimento dos torcedores do Sampaio, mas de todos os clubes maranhense pelo que fez pelo futebol local este ano. Não sou muito de jogar confete em cartola e por isso poucos são meus amigos e merecem o meu respeito como é o caso do Frota. Apesar de folclórico, falastrão e espaçoso, que ainda vai me render um livro com as perolas dele, ele trouxe para o maranhão um novo conceito de gestão esportiva. Pegou um time falido e fez dele um modelo para a região. Não é a toa que tem muito torcedor de outros clubes que o elegem como principal destaque do Sampaio e não os jogadores ou treinadores.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima