Eleita a Corte Momesca do Carnaval de São Luís

0comentário

Baile_da_Corte_Foto_LauroVasconcelos (11)No salão do Patrimônio Show, adereços e alegorias de fofões acenavam que a noite de quinta-feira (13) teria a alegria da tradição que não pode faltar a cada ano durante o período de Carnaval: a escolha da Corte de Momo. Até o dia 04 de março será ela que representará a Prefeitura em forma de alegoria carnavalesca. O Baile da Corte foi promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação de Cultura (Func).
Às 21h, a festa começou ao som do DJ Mica, tocando repertório de músicas de festa e carnaval. Aos poucos, componentes do grupo Amigos do Samba foram se reunindo no palco e deram seu recado executando com maestria chorinhos, marchinhas carnavalescas e muito samba. Espontaneamente, a Corte de Momo da Melhor Idade tomou conta do espaço demonstrando que para a folia não tem idade.
No camarim, as candidatas preparavam-se ansiosas. Entre elas, o clima era de expectativa e nervosismo. Aos poucos, plumas e paetês iam dando forma e colorido aos corpos exuberantes e enfeitados de purpurina.
Por volta das 23h, o público começou a vibrar com a entrada triunfal das candidatas ao posto de Rainha e Princesas do Carnaval 2014. Entrando na passarela, uma a uma, elas tiveram que mostrar muita simpatia, desembaraço e domínio na arte de sambar para tentar impressionar a Comissão Julgadora, formada pelos carnavalescos Wilson Bozó e Wendel Rodrigues, o figurinista Kladson Flabert, o presidente da União dos Moradores do Desterro Denis Cutrim, os jornalistas José Raimundo Rodrigues e Jairon Martins e a Rainha do Carnaval 2013, Raiana Moraes.
Após apresentação da coreografia, elas foram questionadas sobre os preparativos, as expectativas, a responsabilidade de ser Rainha de Carnaval. Nas respostas, palavras como “simplicidade”, “humildade”, “alegria”, “atitude” e “samba no pé” foram repetidas pelas candidatas.
E, sob os aplausos e muita agitação das torcidas organizadas foi anunciado o quarteto coroado para reinar no Carnaval de São Luís: o Rei Momo Cosme Bruno, a Rainha Nina Gracyellle e as princesas Tina Turner e Marlete Soares. “A mensagem que eu deixo à população é que, em nome da Corte, vamos promover um carnaval de paz, sem confusão”, declarou o Rei Momo.
A Rainha do Carnaval 2013 passou a coroa para a Rainha deste ano. “Ser Rainha é um privilégio. Eu me esforcei bastante no ano passado. A gente acaba tendo um reconhecimento da população. Fica um sentimento de alegria”, disse emocionada.

PREMIAÇÃO
O Rei Momo foi coroado pelo presidente da Func, Francisco Gonçalves. Já a Rainha foi coroada pelo coordenador de eventos da Func, Ribamar Moraes. Ambos receberam o cheque simbólico no valor de R$ 5 mil. As Princesas foram premiadas com cheque no valor de R$ 3,5 mil, cada uma. O encerramento da festa ficou por conta da Bateria da Turma do Quinto.

BAILES
A Prefeitura de São Luís programou, para todo o final de semana, os mais badalados e já tradicionais bailes carnavalescos da cidade. No sábado (15), a partir das 21 horas, um cortejo sairá da concentração do Bloco da Imprensa, na Praça dos Catraeiros, até o Patrimônio Show, onde acontecerá o Baile dos Artistas.
Por lá, o público será recepcionado pela Banda da Confraria. O ápice da festa será a eleição (simbólica) da Rainha do Baile e o Príncipe Consorte, os quais deverão ser escolhidos por votação aberta. Vale lembrar que o concurso será aberto e pode concorrer qualquer pessoa que se sentir à vontade.

DOMINGO DE FOLIA
Com o intuito de valorizar e prestigiar o público da terceira idade, no domingo (16), às 9h, será a vez do Baile da FelizIdade, também no Patrimônio Show, com a realização de concurso de fantasia e show com Smith Jr. e apresentação da Turma dos Fuzileiros da Fuzarca.
Depois, às 17h, será a vez da criançada se divertir no vesperal infantil mais conhecido e prestigiado da cidade, o Baile do Erê. A animação fica por conta da Banda Curumim Peralta. O ponto alto será a eleição do Rei Momo e Rainhas mirins, também por voto aberto durante a festa.

Todos os bailes têm entrada gratuita.

Sem comentário para "Eleita a Corte Momesca do Carnaval de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS