MEC dará cerca de 2.800 bolsa de estudo de cursos técnicos profissionalizantes no Ceuma

0comentário

Arthur Cabral Marques (coordenador geral do Cebetec) e Adriana Carvalho (coordenadora adjunta do Cebetec)
Arthur Cabral Marques (coordenador geral do Cebetec) e Adriana Carvalho (coordenadora adjunta do Cebetec)
Uma revolução no ensino profissionalizante do Maranhão está prestes a acontecer. A Universidade Ceuma por meio do Centro Brasileiro de Ensino Técnico (Cebetec), em parceria com Ministério da Educação (MEC), possibilita ingresso diferenciado para os cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições são feitas somente pelo site do Pronatec. A Cebetec oferece 10.800 vagas de estudos totalmente gratuitas em 18 cursos técnicos nas áreas de administração, saúde e tecnologia, nos municípios de São Luís, Imperatriz e Bacabal.
Na primeira etapa do Pronatec que terá período de inscrições de 17 a 19 de março serão oferecidos cerca de 2.800 bolsas em 10 cursos apenas em São Luís e para estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota superior a zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. Lembramos que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não são aceitos. Já na segunda etapa, que será realizada em abril, será aberta para candidatos que não tenham feito Enem.
A seleção dos candidatos será feira por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.
Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
Na edição 1º/2014, não terá lista de espera. A ocupação de vagas remanescentes não ocupadas por candidatos selecionados em 1ª e 2ª chamadas serão preenchidas a partir do procedimento de inscrição on-line, no sítio //sisutec.mec.gov.br.
Através do Pronatec, pessoas sem condições de pagar um curso profissional ou pessoas da baixa renda podem fazer um curso técnico gratuito para sua formação profissional. Podem concorrer a uma das vagas universitários, trabalhadores, desempregados, pessoas incluídas no Bolsa Família, aposentados e as pessoas com deficiência. Todos os cursos do Pronatec são gratuitos e o estudante recebe material didático, ajuda para transporte, fardamento e tem suporte para inserção no mercado de trabalho. “É uma oportunidade única para quem quer a profissionalização, cursos técnicos com a qualidade e gratuito. Cada vez mais empresas buscam mão de obra qualificada para início imediato. O Curso Técnico é o diferencial na vida, seja para ser promovido ou para conseguir rapidamente colocação no mercado de trabalho”, afirmou o coordenador do Cebetec , Arthur Cabral Marques.
Box
Pronatec
Com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino de qualidade para os brasileiros de todo o país, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, ampliando a oferta de cursos técnicos. O Pronatec tem como objetivo democratizar a educação profissional e técnica, através do aumento do número de vagas, ampliação de instituições pelo país e bolsa de estudos aos interessados. Uma excelente oportunidade para iniciar a carreira no mercado de trabalho, o Pronatec visa o seu crescimento profissional.
Box 2
CURSO TEMPO MODALIDADE
Técnico em Gerência de Saúde 1200 horas Presencial
Técnico Agente Comunitário de Saúde 1200 horas Presencial
Técnico em Cuidados de Idosos 1200 horas Presencial
Técnico em Cuidados de Dep. Químico 1200 horas Presencial
Técnico em Meio Ambiente 800 horas Presencial
Técnico em Vigilância em Saúde 1200 horas Presencial
Técnico em Logística 1200 horas Presencial
Técnico em Informática 1000 horas Presencial
Técnico em Desenho de Construção Civil 1200 horas Presencial
Técnico em Design de Interiores 800 horas Presencial

Sem comentário para "MEC dará cerca de 2.800 bolsa de estudo de cursos técnicos profissionalizantes no Ceuma"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS