A Prefeitura de São Luís intensificou os serviços de podas de árvores em ruas, avenidas e praças da capital. Neste período, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, estão sendo intensificados os serviços nas áreas do circuito carnavalesco, com o objetivo de proporcionar mais segurança aos cidadãos e contribuir para a prevenção de queda de árvores no período de chuva, além de melhorar a paisagem da cidade. O trabalho está sendo realizado pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (IMPUR).
“Quando a árvore fica muito tempo sem poda ela perde a estabilidade e aumentao risco de queda”, explica o superintendente de Intervenção Paisagística Urbana, André Nicomedes, destacando ainda que a medida é importante para a conservação da vegetação “Com o trabalho também estamos desobstruindo vários pontos onde a iluminação pública está prejudicada por conta de galhos passando por cima das luminárias; e a retirada de galhos que estão em contato com a fiação da rede elétrica”, completa o superintendente.
Até agora os serviços já foram realizados na Praia Grande, na Avenida dos Africanos e na Praça Deodoro. Na Avenida dos Africanos foi feita a manutenção das árvores localizadas no canteiro central para reduzir as copas e com isso melhorar a passagem dos carros alegóricos que participarão do desfile das escolas de samba de São Luís.
O trabalho, realizado no período noturno, conta com a parceria da Polícia Militarem virtude de contemplar a desobstrução das câmeras de vigilância implantadas nestasáreas. Durante o fim de semana o trabalho foi executado na Praça Deodoro, com a retirada de ervas invasoras, galhos doentes e secos, e, nas áreas em que as copas das árvores estão rebaixadas, foram realizadas podas de levantamento.
Nesta semana, segundo informou André Nicomedes, o Instituto dará continuidadeàs ações no trecho da Av. Vitorino Freira, na Areinha, e na Madre Deus, nas ruas Rui Barbosa e Largo do Caroçudo, onde o serviço deverá acontecer no sábado.
“No domingo devemos retomar os trabalho na Praça Deodoro, onde só realizamos trabalho no final de semana devido o grande movimento de pessoas durante a semana”, explicou o superintendente.