Flávio Dino libera funcionamento da Maternidade da Morte, em Caxias

Maternidade
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MA), no último dia 31 de julho, a deu aval ao pleno funcionamento da Maternidade Carmosina Coutinho, em Caxias, conhecida como “Maternidade da Morte” por causa de uma tragédia de repercussão nacional, a morte de quase 200 bebês em suas dependências somente em 2014. Outras 20 crianças nascidas na unidade de saúde, ano passado, que conseguiram sobreviver, ficaram cegas.

A habilitação da Maternidade Carmosina Coutinho foi concedida por meio da Resolução Nº 45/2015, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 18.

Em ofício encaminhado à CIB/MA, que tem a SES como instância máxima e tem como membro ainda o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA), o secretário municipal de Saúde de Caxias, Domingos Vinícius Araújo Santos, solicitou habilitação para funcionamento do Serviço de Referência em Gestação de Alto Risco na Maternidade Carmosina Coutinho, apesar do histórico recente de quase duas centenas de mortes.

O gestor argumentou que a unidade de saúde tem garantia de suporte para o funcionamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Hospital Geral de Caxias.

Com base na legislação que regulamenta o Serviço de Referência em Gestação de Alto Risco, a CIB/MA emitiu a devida autorização, após Domingos Santos ter assumido as responsabilidades legais por todas as informações prestadas.

A resolução é assinada pelo secretário de Estado de Saúde, Marcos Antônio Barbosa Pacheco, e pelo presidente do COSEMS/MA, que, por coincidência – ou não – vem a ser o próprio secretário Domingos Vinícius de Araújo Santos.
maternidade-da-morte

Conexão Sustentável Alcoa no Shopping da Ilha

conexaosustentavel1
Com o objetivo de oferecer acesso à cultura para as comunidades
onde a Alcoa atua, celebrar os 50 anos da Alcoa no Brasil e os
25 anos do Instituto Alcoa e difundir conceitos de sustentabilidade
está sendo realizado no estacionamento do Shopping da Ilha o projeto Conexão Sustentável Alcoa. O projeto irá beneficiar 68 mil pessoas em 20 cidades de 6 estados (PA, MA, PE, MG, SP e SC).

Conexão Sustentável conta com 2 caminhões itinerantes que vão percorrer milhares de quilômetros por todo o país levando diversão, entretenimento e informação sobre sustentabilidade para crianças e adultos. Em São Luís o projeto vai até esta sexta-feira, 28, com apresentação de Circo Fool-Marmelada, Oficina de Reciclagem-Jardim Suspenso, Circo Fool- Circo Reciclado e Oficina de Reciclagem-Circo Reciclado. A programação tem início às8h30.

Estrutura:
Dois caminhões – o Cinemóvel, com a carroceria convertida em sala de cinema, e o Palcomóvel, adaptado como palco para apresentações teatrais – vão percorrer milhares de quilômetros por todo o país levando diversão, entretenimento e informação sobre sustentabilidade a crianças e adultos por meio do projeto Conexão Sustentável Alcoa. A jornada teve início dia 4 de agosto, no Pará, e segue até o dia 13 de novembro, quando ocorrem as últimas apresentações em Santa Catarina. A programação inclui apresentações teatrais, sessões de cinema e oficinas de reciclagem.

A gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi, destaca a inovação do projeto, lançado justamente no ano em que a Alcoa comemora 50 anos no Brasil e o Instituto Alcoa, 25 anos de atuação. “Este é um projeto interativo e inovador, que busca promover a cultura em diversas comunidades e universidades e que vai deixar um legado de sustentabilidade para as futuras gerações”.

O Conexão Sustentável Alcoa vai passar por vinte cidades de seis estados onde a Alcoa mantém operações: Pará, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Em onze municípios, a atração principal será o Palcomóvel, com espetáculos teatrais gratuitos e abertos à comunidade. Três grupos vão se revezar em apresentações de peças direcionadas ao público infantil. O Circo Fool usa como ferramenta principal as atividades circenses. Os Musiclowns encantam a criançada com a ação de palhaços. E nos espetáculos da companhia Teatro Mamulengo os atores contracenam com bonecos. A programação do Palcomóvel inclui ainda sessões de cinema.

COM FOTOS – Prefeitura de São Luís apresenta ações para fomentar o Turismo

12977_audiencia_publica_turismo_camara_260815_fotobaeta4
O turismo de São Luís esteve em debate nesta quarta-feira (26) na Câmara Municipal de São Luís. A prefeitura da capital expôs suas ações na área para o desenvolvimento da economia ludovicense na Audiência Pública “As perspectivas do Turismo como vetor de desenvolvimento Econômico”, proposta pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), vice-líder do governo. O Executivo Municipal apresentou suas ações em parceria com o governo do Estado para potencializar a economia principalmente, o Centro Histórico, principal ponto turístico da cidade.

O secretário municipal de Governo Lula Fylho, que foi secretário de Turismo até novembro do ano passado, destacou a dinâmica da pasta na gestão do prefeito Edivaldo. “Desde o primeiro momento a secretaria tinha foco em fazer uma análise para saber o cenário que estávamos inseridos no Turismo. Em todas as 12 pesquisas que fizemos, vimos que as pessoas vinham a São Luís por causa do Patrimônio Histórico em primeiro lugar, em segundo, pelas praias e em terceiro pela gastronomia. Um fator chamou nossa atenção. A maioria, principalmente estrangeiros, procurava São Luís para ter como destino os Lençóis maranhenses. Então, aproximamos com Barreirinhas para que São Luís não servisse apenas de aeroporto, mas um Plus na viagem e ampliar o número de dias dos turistas aqui”.

O secretário disse que, com base nas informações técnicas, grande parte dos turistas são do interior do estado, e aproveitam o turismo da região metropolitana como um todo. Assim, ampliou a oferta em parceria com as outras cidades da Ilha, aumentando o número de dias de estadia pelo turismo religioso em São José de Ribamar, Aquaviário na Raposa e ecoturismo em Paço do Lumiar. “Os resultados no turismo são a médio e longo prazo. Sabemos que precisa ser feito muita coisa, mas a parceria com o governo do Estado é muito importante para que sacramente o resultado. Grandes centros como Salvador e Fortaleza estão em queda pela crise econômica. Aqui tivemos queda em cadeias produtivas do Turismo, mas a tendência é melhora. Tem que continuar o trabalho e entender a importância da preservação do Patrimônio Histórico para alavancar o turismo na cidade”, analisou.

Ele destacou também a parceria com o governo do Estado e a fundamental medida do governo de reduzir o ICMS do combustível da aviação tornando São Luís mais competitiva. “Tenho certeza que São Luís está no caminho certo do turismo. São Luís tinha o maior ICMS de combustível da aviação do Brasil. Maior do que grandes destinos. A lei que regula o mercado do turismo é a mesma de outras áreas: a oferta e a procura”.

A assessora técnica Aline Vasconcelos, que representou a secretária municipal de Turismo, Socorro Vasconcelos, reforçou as ações técnicas para aprimorar as atrações específicas de São Luís e a tornar ainda mais atraente para o turista. “A secretaria tem muitos desafios e estão sendo superados. A sinalização turística da cidade foi capitalizada junto ao Ministério do Turismo. O recurso já foi licitado e está em execução. Conseguimos a promoção internacional junto à Embratur, levando o Trade para rodada de negócios. São Luís tem atrativos únicos. É o maior conjunto de casarões da América Latina foi fundada pelos franceses. Temos que trabalhar São Luís como um destino único. O nosso maior produto é o Centro Histórico e a Cultura”, pontuou.

O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), afirmou que a discussão é importante para tirar lições e aprimoramentos do Turismo, que na sua visão é um ramo importantíssimo para a economia não só de São Luís, mas de todo o estado, a partir da capital. Por isso, a importância de trazer o governo do estado para a discussão em ações articuladas é tão significativo. “Nosso foco é o turismo como fator de desenvolvimento que gera emprego e renda para a nossa população. E falar em turismo, envolve investimento em mobilidade urbana, em urbanismo. As parcerias que estão acontecendo são fundamentais. A ação de despoluição dos rios que desembocam nas praias ajuda muito para que os turistas sejam atraídos também pela nossa orla”.

A secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, falou sobre o investimento no segmento sol e praia e pontuou a importância estratégica da capital no turismo do Estado. “São Luís é o polo prioritário do desenvolvimento turístico do Maranhão. Aqui temos as atividades recreativas, a visitação do Centro Histórico, ecoturismo e a cadeia produtiva do segmento praia”.

Estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Lula Fylho, o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, a secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa. A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, está em missão da pasta na cidade de Belém-PA. A assessora técnica da secretaria municipal de Turismo, Aline Vasconcelos, a representou no evento.

Fernando Meligeni no Shopping da Ilha

fernandomeligeni1
Fernando Meligeni estará no Shopping da Ilha nos dias 28 e 29 de agosto das 17 às 19h participando do Maranhão Tênis Open Indoor. O evento é uma parceria da Federação Maranhense de Tênis com a academia CET by Marcelo Abreu e a Sá Cavalcante Empreendimentos Imobiliários. Esse é o primeiro evento exclusivamente de tênis dentro de um shopping no Brasil, o Maranhão Tênis Open Indoor.

O evento ocorre até o dia 28 de agosto no Shopping da Ilha, em São Luís, contando com clínicas abertas ao público, jogo exibição, torneio relâmpago com empresários convidados e atletas em destaque no estado, aulas e treinamentos de iniciação, além da Copa Futuro Infantil. E mais: entre as ações a presença de Fernando Meligeni, atualmente comentarista da ESPN. Fernando Meligeni estará no Shopping da Ilha nos dias 28 e 29 de agosto por volta das 17 às 19h.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima