Consumidor deve ficar alerta para evitar acidente com energia elétrica na decoração natalina

0comentário

SONY DSC
SONY DSC

As cores e luzes que alegram e dão vida às festividades de fim de ano podem representar perigo aos consumidores, caso se descuidem das especificidades dos materiais natalinos na hora da compra e da instalação. Alguns itens da decoração precisam de energia elétrica para funcionar e por isso, requerem cuidados.

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) está atenta aos perigos que estes produtos podem ocasionar. Para as decorações residenciais, o técnico de segurança da Cemar, Marcos Túllio de Sousa, alerta a população que o material para as áreas externas devem ser específicos. No caso dos pisca-piscas, por exemplo, eles devem ser adequados para ficarem expostos ao sol e a chuva e não causarem curto-circuito.

Para decorar as faixadas, é necessário um número expressivo de lâmpadas, e para esta instalação o recomendável é o auxílio de um eletricista para fazer corretamente o dimensionamento de toda a fiação, e não sobrecarregar o circuito da carga que será ligada.

Mas as instruções não param por aí. Nos ambientes internos das residências, o pisca-pisca a ser usado é diferente da área externa e “deve permanecer longe de cortinas e de todos os objetos que possam propagar fogo com facilidade”, afirma o técnico.

Um dos primeiros requisitos que precisam estar em evidência na hora da compra, é se o produto contém o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) responsável por testar todos os materiais e atestar segurança aos compradores. Ainda é importante lembrar que, no ato da compra os produtos devem ser devidamente testados.

Para os casos de reutilização de materiais de anos anteriores, a dica é a checagem de todos os equipamentos de forma criteriosa. Se os materiais estiverem com os fios desencapados, partidos ou as lâmpadas queimadas, a recomendação é não usá-los. Já em casos de trocas, desligue os equipamentos da tomada para evitar choques.

A não observância destes procedimentos podem ocasionar danos elétricos aos equipamentos ou acidentes fatais com as pessoas. Deixe as luzes embelezar o ambiente e principalmente proporcionar aos amigos e familiares que desfrutem de um Natal com segurança.

Sugestão de box

Veja algumas dicas importantes que devem ser colocadas em prática, e garantir a segurança de todas as pessoas. Em caso de dúvidas, ligue para a Companhia Energética do Maranhão, no número, 116, ou acesse o chat de atendimento em www.cemar116.com.br:

– Ao colocar alguma parte da decoração em partes altas é aconselhável usar uma escada segura para evitar quedas;

– É importante não utilizar fitas crepes ou adesivas. Use apenas a isolante;

– Se estiver com os pés ou as mãos molhadas, não peguem nos equipamentos elétricos;

– As luzes da decoração só podem ser ligadas quando a instalação for totalmente finalizada;

– Não use estruturas de metal para fazer a decoração. Evite choques elétricos;

– Não faça a instalação externa em dias chuvosos.

-Lembre-se que as instalações internas da casa devem estar revisadas.

Sem comentário para "Consumidor deve ficar alerta para evitar acidente com energia elétrica na decoração natalina"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS