PELA PRIMEIRA VEZ O MA CONTA COM UM PILOTO NA MAIS DURA PROVA DO UNIVERSO OFF ROAD

0comentário

ADRIANA VIEIRA (19)

Pela primeira vez um maranhense, o piloto de Quadriciclos Marcelo Medeiros da Equipe Taguatur Racing, vai disputar uma prova do Rally Dakar (até 2008 conhecido como Rally Paris – Dakar); considerada  a maior e mais dura prova de automobilismo do mundo e que acontece sempre na primeira semana de cada ano. A participação do maranhense foi viabilizada graças ao importante patrocínio da CEMAR e do Governo do Estado do Maranhão, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

 

Para o piloto, sua participação no Dakar trata-se de um marco para o Automobilismo maranhense:

 

“Estamos muito felizes em representar o Maranhão pela primeira vez na mais importante competição mundial do off road. Essa é uma prova dura e longa, mas estamos embalados pelos bons resultados da vitória no Rally dos Sertões e querendo levar as bandeiras do MA e do Brasil ao pódio. E para viabilizar a nossa participação no Dakar, foi fundamental contar com o patrocínio da CEMAR e do Governo do Maranhão. Essa é uma competição muito cara, com uma logística bem complexa”, ressalta Medeiros.

 

Com uma equipe de mais 5 pessoas incluindo chefe de equipe, mecânico e auxiliar, além de dois motoristas e dois carros de apoio; Marcelo Medeiros partiu com antecedência rumo à prova na última terça – feira (22.12) e acaba de chegar a Buenos Aires. De percurso até Buenos Aires, a equipe enfrentou 7.500 km de deslocamento e passou o Natal literalmente “on the road” (na estrada).

 

A 38ª edição do Rally Dakar será realizada entre os dias 02 e 16 de janeiro de 2016. A prova volta a ter a largada em Buenos Aires, capital da Argentina, no dia 03/01, e segue em direção ao norte atravessando a fronteira com a Bolívia, para chegar a ao pequeno município de Uyuni, retornando a Argentina, onde Rosário sediará a chegada no dia 16/01.Essa será a oitava edição do Rally Dakar na América do Sul.

Com somente oito pilotos brasileiros em quatro categorias, a prova tem como diretor-geral Etienne Lavigne. Segundo o novo diretor técnico da prova, o espanhol Marc Coma, cinco vezes vencedor da categoria moto, o novo percurso deve apresentar uma quantidade menor de dunas e areia, mas por outro lado os trechos técnicos e de alta velocidade farão parte do desafio inédito para os competidores. Pela primeira vez motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões terão de enfrentar três dias nas grandes altitudes com clima e piso diferenciados, condições sempre muito exigentes, com a caravana passando às margens do lago Titicaca.No retorno à Argentina, a partir de Salta, o Rally volta ao roteiro original, as dunas de Fiambala, aos pés da Cordilheira dos Andes. A prova será muito dura, como sempre, exigindo velocidade e resistência.

Ao todo, 354 veículos foram inscritos para os 14 dias de competição. Jean Azevedo, da Honda, será o único brasileiro na categoria de motos, enquanto Marcelo Medeiros (Yamaha) representará o país nos quadriciclos. Nos carros, duas duplas brasileiras estão inscritas na prova: Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e João Franciosi/Gustavo Gugelmin competirão pela Mistubishi. Nos UTVs, Leandro Torres e Lourival Roldan correrão pela Polaris.

A largada do Rally Dakar 2016 será em Buenos Aires, no dia 2 de janeiro. A chegada, prevista para o dia 16 do mesmo mês, também será na Argentina, na cidade de Rosário. Dos mais de 9mil km percorridos, ao menos 4,5 mil km serão de trechos cronometrados.

A categoria disputada por Marcelo Medeiros, a Quadriciclos, terá um total de 48 competidores. Medeiros será o único brasileiro dessa categoria. Entre os concorrentes estão pilotos experientes como o polonês Rafal Sonik, os irmãos Argentinos Marcos e Alejandro Patronellis, o chileno Ignácio Casale e Mohamed Abuissa, do Catar.

FOTOS – DANIELLE VIEIRA: O piloto de Quadriciclos Marcelo Medeiros, primeiro maranhense a disputar uma prova do Rally Dakar, promete brigar pelo título na mais dura prova de off road do mundo.

CALENDÁRIO DO RALLY DAKAR 2016:

02/01 – Largada em Buenos Aires (Argentina)
03/01 – Buenos Aires – Villa Carlos Paz (Argentina)
04/01 – Villa Carlos Paz – Termas de Río Hondo (Argentina)
05/01 – Termas de Río Hondo – Jujuy (Argentina)
06/01 – Jujuy – Jujuy (Argentina)
07/01 – Jujuy – Uyuni (Bolívia)
08/01 – Uyuni – Uyuni (Bolívia)
09/01 – Uyuni – Salta (Argentina)
10/01 – Dia de Descanso em Salta
11/01 – Salta – Belén (Argentina)
12/01 – Belén – Belén (Argentina)
13/01 – Belén – La Rioja (Argentina)
14/01 – La Rioja – San Juan (Argentina)
15/01 – San Juan – Villa Carlos Paz (Argentina)
16/01 – Villa Carlos Paz – chegada em Rosario (Argentina)

 

SOBRE O PILOTO MARANHENSE MARCELO MEDEIROS:

 

Com 26 anos, o administrador de empresas e piloto da equipe Taguatur Racing, Marcelo Medeiros tem um histórico bastante favorável na categoria Quadriciclos desde o ano de 2008.  Só no Rally dos Sertões já correu 6 provas; sendo Bi-Campeão dos Sertões nos anos de 2012 e 2015 e Vice – Campeão em 2013.

 

SOBRE A HISTÓRIA DO RALLY DAKAR:

Até 2008 a prova decorreu entre a Europa e a África, com a maior parte das edições a terminar nas praias da capital do Senegal, Dakar após a passagem pelo deserto do Saara.

A prova teve a sua primeira edição em 1979, um ano após Thierry Sabine ter se perdido no deserto (quando participava no rali Abidjan – Nic, de moto) e decidir que seria um bom local para um rali regular. De início, o rali iniciava-se sempre em Paris e terminava em Dakar. O evento reúne pelo menos 500 veículos, entre carros, motos, quadriciclos e caminhões.

O percurso muda a cada ano .Em 2009 foi a primeira vez que o Rali Dakar se disputou em terra Sul-americanas. O evento de 2009 foi realizada no Chile e na Argentina. A competição manteve-se na América do Sul desde então.

DANIELLE VIEIRA (89)

Sem comentário para "PELA PRIMEIRA VEZ O MA CONTA COM UM PILOTO NA MAIS DURA PROVA DO UNIVERSO OFF ROAD"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS