REPRESENTANTES DE DISTRIBUIDORA DE ENERGIA DA PARAÍBA TROCAM EXPERIÊNCIA COM A CEMAR

 colaboradores): Troca de experiências entre Rosana Lira (Cemar), Filipe Sousa (Energisa), Francila Soares (Cemar) com Carla Petrucci e Aurecelia Pereira (Energisa).
colaboradores): Troca de experiências entre Rosana Lira (Cemar), Filipe Sousa (Energisa), Francila Soares (Cemar) com Carla Petrucci e Aurecelia Pereira (Energisa).

A Companhia Energética do Maranhão recebeu na sua sede, em São Luís, a visita de representantes da concessionária de energia da Paraíba, a Energisa, com intuito de estreitar laços, estabelecendo novas parceiras e desenvolvendo soluções inovadoras.

Durante a visita, foi realizado um tour pela empresa mostrando as áreas de atuação e seus respectivos profissionais. Alguns executivos e colaboradores da Cemar apresentaram o funcionamento das gerências e processos da Companhia e como fazem para estabelecer resultados positivos.

Essa troca de experiências faz parte do ProgramaBenchmarking Inverso que é realizado para melhorar os processos entre as empresas do ramo de energia. Mais uma vez a Cemar demonstra a sua evolução, e o interesse de outras concessionárias em vir visitar o Maranhão comprova o recente prêmio da Cemar recebido pela ABRADEE – como a melhor distribuidora de energia do Brasil.

“Na Cemar, o que mais me impressionou além da recepção calorosa que fez com que eu me sentisse em casa, foi ver o brilho no olhar dos colaboradores, vi o quanto eles são felizes e se orgulham de fazer parte dessa empresa organizada, percebi também que, o diferencial dessa empresa está nas pequenas coisas e uma delas é a maneira de tratar as pessoas como gente, que são à base de toda e qualquer organização.” afirma Aurecélia Pereira Alves, Coordenadora Corporativa de Faturamento da Energisa.

A maioria dos eleitores do Maranhão tem de 25 a 29 anos e apenas o ensino fundamental

urna eletronica - voto - eleição - Divulgação-TSE

Nas eleições 2016, o Maranhão contará com 4 milhões 611 mil e 247 eleitores aptos a votar, sendo a maioria na faixa etária de 25 a 29 anos (12,29%) e de grau de escolaridade de ensino fundamental incompleto (28,30%). Em 2014, o número era de 4.495.864, ou seja, houve redução de 115 mil 383 eleitores.

A redução se dá porque outras 29 cidades, além das 15 que já utilizaram em 2014 o sistema biométrico, passaram pelo recadastramento. Com a ação, o número de eleitores tende a cair devido às transferências de domicílio, mortes, idade apenas para voto facultativo, entre outros fatores.

São Luís permanece com o maior número de eleitores do estado: 659.779, seguida de Imperatriz: 151.858. Estes e outros dados, como faixa etária, grau de escolaridade, evolução do eleitorado, sexo, podem ser consultados na estatística de eleitorado liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda, 25 de julho.

Para consultar, basta acessar o endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, guias “eleições 2016”, “estatísticas”.

Municípios com biometria

Até as eleições 2014 eram 15 municípios (Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Timbiras, Pastos Bons, Nova Iorque, São Domingos do Azeitão, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, São João Batista, São Vicente de Férrer, Cajapió, Benedito Leite).

Entre 2015 e 2016, o TRE-MA biometrizou eleitores de mais 29 municípios (Matões, Maracaçumé, Junco do Maranhão, Urbano Santos, Belágua, Paulo Ramos, São Bento, Fortaleza dos Nogueiras, Pindaré-Mirim, Tufilândia, Caxias, Açailândia, Santa Inês, Imperatriz, Balsas, Bacabal, Bacurituba, Codó, Coroatá, Esperantinópolis, Poção de Pedras, Feira Nova do Maranhão, Matinha, Monção, Nova Colinas, Peritoró, Riachão, Timon e Viana).

No total, valendo para as eleições 2016, são 44 municípios dos 217 maranhenses.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA)

A Prefeitura de Paço do Lumiar antecipará o pagamento da 1ª parcela do 13º e o salário de julho para o dia 30

dinheiro-no-bolso

A Prefeitura de Paço do Lumiar antecipará o pagamento total da primeira parceria do 13º salário de todos os servidores de Paço do Lumiar para este sábado (30). O benefício será depositado na conta do funcionalismo juntamente com os proventos do mês de julho.

A medida foi possível com os ajustes e a priorização dos servidores pela atual gestão. Antes, o repasse da metade do 13º seria feito conforme um calendário que seguia mês a mês, dividido por secretaria ou órgão, com previsão até dia 15 de novembro. Aposentados, pensionistas e trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já haviam recebido nos meses de junho e julho.

“O pagamento dos servidores é necessidade primordial, mesmo em meio à crise econômica. Fizemos ajustes e cortes, mantendo as contas municipais equilibradas, e vamos quitar a primeira parcela do 13º de todo o funcionalismo municipal, antes do previsto pelo escalonamento que se estendia até novembro”, destacou o secretário de Administração e Finanças, Gean Monteiro.

Gean lembrou ainda que, enquanto muitos municípios estão parcelando ou mesmo atrasando salários, Paço do Lumiar vem mantendo o compromisso com o repasse dos salários dos servidores. “Esse é o diferencial da gestão de Paço do Lumiar, que vem se esforçando em fazer economia para enfrentar a crise e permitir que essa conquista de depositar os primeiros 50% do 13º salário fosse feita antes do fim de julho. Com a medida vamos dar segurança às equipes de trabalho, e assim continuarmos prestando serviços com qualidade à população luminense”, comemorou o secretário.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima