SET APRESENTA NOVAS TECNOLOGIAS PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DA CAPITAL

DANIELLE VIEIRA (18) (2)

O  SET / Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís anunciou em primeira mão os novos investimentos em tecnologia de ponta que vão proporcionar mais segurança, qualidade e controle ao sistema de transportes coletivos da capital.

O Vice – Presidente do SET Gilson Caldas Neto recebeu a imprensa na última terça – feira (22.11) e apresentou a novidade da implantação do sistema de monitoramento e controle da frota da capital. Segundo Gilson Neto, após a licitação do setor de transportes, o SET está com maiores condições para empenhar-se ainda mais em prol da modernização do sistema de transportes. E a primeira decisão foi unificar as medidas adotadas, beneficiando de forma igualitária todas as empresas do atual sistema.

“Nós empresários, assim como a população, desejamos que o sistema de transportes seja não apenas eficiente, mas também transparente. Após muitas pesquisas, investimos em tecnologia de ponta para a instalação do que há de mais moderno que é o sistema de GPS embarcado na frota, associado a um CCO / Centro de Controle de Operações do Sistema, que nos permite monitorar em tempo real toda a operação das linhas em uma única base de dados, e assim agilizar a tomada de decisões, fazer eventuais correções operacionais da frota e melhorar a questão da segurança nos ônibus. Tudo isso foi feito no tempo recorde de um mês pela empresa M2M Solutions, que é líder no setor e que opera hoje no país e no exterior”, explicou o vice-presidente do SET Gilson Neto.

Na prática, o rastreamento de frota é feito com base na moderna tecnologia GPS (Global Positioning System / Sistema de Posicionamento Global) associada aos recursos da telefonia celular (GSM/GPRS) para a transmissão de dados. A nova ferramenta permite ao operador do sistema de transportes o monitoramento eficaz da frota, com informações precisas em tempo real sobre localização, direção e velocidade de cada veículo. A combinação do rastreamento por satélite com a telefonia celular oferece ao frotista soluções como monitoramento online, na própria garagem, sem necessidade de intermediação da empresa de rastreamento. Além disso, permite ainda acompanhamento de eventos em cada veículo minuto a minuto; confecção de mapas digitais; visualização em vídeo na garagem de cada linha ou rota rastreada; confecção de relatórios de viagens e de exceções e comunicação bidirecional em tempo real. Gera-se portanto otimização, redimensionamento dinâmico com controle exato e preciso de todos os eventos discriminados, garantindo um total e absoluto controle da frota. É mais segurança para as empresas e seus operadores no trabalho de escalonamento dos ônibus controlados passo-a-passo. E para os usuários e rodoviários, os benefícios vão além da eficiência das linhas; mas representará também um maior nível de segurança, uma vez que o SET, a SMTT, a PM e a Sec. Estadual de Segurança Pública estarão unidas na fiscalização e no combate ao crime na capital maranhense.

No total, o sistema de GPS foi instalado em mais de mil ônibus. E 170 linhas já foram inseridas no sistema de monitoramento, assim como mais 5 mil pontos de paradas.Agora os operadores do sistema, cobradores, motoristas e os demais colaboradores passam por treinamentos para aprender a operar as novas ações que o sistema oferece. O prazo aproximado para a conclusão desses treinamentos é de cerca de 45 dias.

O Pres. do SET, José Luiz Medeiros, parabenizou a empresa M2M Solutions pelo tempo recorde de implantação do sistema; e lembrou que, a exemplo do que aconteceu em outros Estados que desfrutam dessa tecnologia, o aperfeiçoamento do mesmo é a médio prazo, em diversas etapas.

“Estivemos em Fortaleza vendo como funciona o sistema, que levou anos de implementação para chegar à perfeição operacional que oferece hoje. Teremos etapas de ajustes aqui, e o sistema vai ficando cada vez melhor. Mas ressalto que esse grande salto na qualidade do sistema de transportes de São Luís é fruto da vontade política do Prefeito Edvaldo Holanda, que está de fato comprometido com a modernização dos transportes. Estamos no caminho certo para isso, com a licitação do setor. Agora estamos trabalhando muito para que, nos próximos anos, possamos oferecer um serviço de grande qualidade à população, que merece esse novo cenário. Hoje já não existe mais ônibus rodando no sistema Urbano de São Luís com mais de dez anos. Mas além de colocar uma frota nova em circulação, a modernização do setor vai muito além, e visa a segurança dos rodoviários e usuários, a otimização operacional, e a satisfação de todos no que diz respeito à qualidade do serviço oferecido”, declarou Medeiros.

Outra novidade anunciada na sede do novo CCO do SET foi a implementação do aplicativo “Meu Ônibus” – atualmente em fase de testes – que o usuário poderá baixar gratuitamente em celulares e tablets para acompanhar em tempo real dados sobre linhas, horário exato em que o ônibus de determinada linha vai chegar na parada de ônibus, e outros dados que irão facilitar a vida do usuário e otimizar o sistema de transportes coletivos da capital.

CAMPANHA DE DOAÇÃO PREMIADA ATRAVÉS DE CONTA DE ENERGIA

Lançamaneto da Campanha Doação Premiada.

Aconteceu o lançamento da Campanha Doação Premiada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Luís. O projeto visa transformar a vida de milhares de famílias pelas doações que serão destinadas para a APAE São Luís.

A APAE São Luís atua há 43 anos com atendimentos de assistência social, saúde, reabilitação e educação, dentre outros eixos de atuação na comunidade da capital e de vários municípios do Maranhão. Referência no País pelo trabalho realizado, a APAE é mantida por convênios firmados com o Governo Federal, Municipal e também com a ajuda da população.

Do valor debitado na doação, 50% serão destinados à Associação contribuindo para realizações de novos projetos e para a manutenção das despesas da instituição. Com o dinheiro arrecadado pessoas que aderirem à campanha concorrem a diversos prêmios semanais e a um prêmio mensal no valor de R$ 50 mil.

LUDOVICENSES GANHAM NOVA PRAÇA NO ALTOS DO CALHAU

mrvpraça2 (1)Nesta quarta – feira, 23.11, acontece a  inauguração da “Praça Dunas do Litoral”, no bairro Altos do Calhau em São Luís. Foram investidos cerca de R$ 500 mil reais em obras de melhoria do entorno, drenagem, paisagismo, sinalização e construção do espaço público que mede cerca de 500 m2. A área antes abandonada, foi totalmente recuperada e revitalizada pela MRV. Agora, a população vai contar com um agradável espaço de convivência, dotado de paisagismo e equipamentos de esporte e lazer.

A obra é fruto de parceria público privada (PPP) entre a Prefeitura de São Luís e a MRV Engenharia, que, além de responder pela construção, será responsável pela manutenção do espaço por cinco anos. 

A praça conta com diversos equipamentos de esporte e lazer, tais como playground composto por balanços e gangorras, academia ao ar livre dotada de equipamentos para a prática de ginástica, e gazebos em madeira de reflorestamento. E está localizada na Alameda D, N.10, bairro Altos do Calhau, próximo à sede da Cemar.

A inauguração acontece às 9 horas, com a presença confirmada de representantes da Prefeitura de São Luís e da Diretoria da MRV, autoridades e moradores do bairro.

A nova praça foi construída no entorno do condomínio “Dunas do Litoral”, da MRV Engenharia, beneficiando os futuros moradores e as pessoas que já vivem no bairro Altos do Calhau.

MRV Engenharia

Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 36 anos de atividades, vendeu mais de 275 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em 140 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal.

Prefeitura de São Luís apresenta mais 19 novos ônibus que serão inseridos no sistema de transporte

17369_prefeito_entrega_onibus_climatizados_221116_fotobaeta14

“Hoje podemos dizer, seguramente, que São Luís tem um sistema de transporte público muito melhor, atendendo ao usuário com qualidade, quantidade e respeito à população que faz uso do serviço”, disse o prefeito Edivaldo, nesta terça-feira (22), durante apresentação de mais 19 ônibus novos inseridos ao Sistema de Transporte Público da capital. A apresentação dos novos veículos foi realizada na Praça Maria Aragão.

Os novos ônibus disponibilizados à população vão atender às linhas da Cidade Olímpica, Cidade Operária, Socorrão II, São Raimundo, João de Deus, São Bernardo e outras linhas que interligam um Terminal de Integração a outro.

Os 19 veículos somam-se aos 136 ônibus novos já inseridos ao sistema, após a conclusão do processo de licitação do transporte público municipal realizado pela Prefeitura de São Luís, este ano. Com a disponibilização dos novos ônibus nos últimos três anos, o serviço de transporte municipal contabiliza agora uma renovação da frota que ultrapassa os 60%.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, o cronograma de inclusão de ônibus novos ao sistema está seguindo a contento e dentro do previsto pela licitação do transporte. Afirma ainda que já nas próximas semanas outros ônibus serão integrados ao sistema, sendo parte deles do modelo articulado, para atender principalmente às linhas mais congestionadas, como às da zona rural, por exemplo, que hoje depende de 23 coletivos circulando na área para poder dar vazão à demanda.

“Estamos dando prioridade ao atendimento das linhas denominadas troncais, por terem maior carregamento e grande contingente de usuários. Para desafogar essas linhas, nossa meta é disponibilizar de três a quatro ônibus do tipo articulado. Dessa forma conseguimos reduzir a quantidade de ônibus circulando e proporcionar mais conforto aos usuários que trafegam longas distâncias”, frisou Canindé Barros. Alguns dos novos coletivos que já estão circulando pelas ruas e avenidas da capital são do modelo articulado, que comporta cerca de 200 passageiros por viagem.

FROTA

De 2013 até hoje foram inseridos 526 veículos novos à frota do transporte público da capital. Destes, 155 foram incoporados após o processo licitatório e vem equipados com ar-condicionado e acessibilidade. Ainda conforme o Canindé Barros, a meta é retirar de circulação todos os veículos com mais de 10 anos de atividade, para manter uma frota circulante com uma média de idade entre 4 a 5 anos.

A renovação da frota de ônibus da capital é parte do projeto macro de reestruturação dos sistemas de transporte público de São Luís, que contempla ainda a criação da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO), possibilitando o acompanhamento direto e em tempo real de todo o sistema de trânsito e transporte da cidade; a adoção do sistema de fiscalização por biometria facial; bilhetagem eletrônica com recarga embarcada; o bilhete único; o cartão criança e instalação de GPS em 100% da frota.

Além dessas ações, foram executadas ainda intervenções pontuais em trechos dos principais corredores viários da capital, que contribuíram para dar fluidez à circulação dos veículos e elevar a velocidade média no trânsito, que passou de 10 km, para 22 km.

17369_prefeito_entrega_onibus_climatizados_221116_fotobaeta2

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima