Prefeitura de São Luís realiza Seminário Municipal de Avaliação Educacional

2comentários

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início ao Seminário Municipal de Avaliação Educacional, “Avaliação: Uma ferramenta de Gestão Pedagógica e Gerencial”, que será realizado até quarta-feira (28), no auditório do Hotel Abbeville, no São Francisco, e tem como público-alvo gestores, coordenadores pedagógicos e professores do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O seminário tem como objetivo discutir a avaliação como ferramenta de gestão pedagógica e gerencial, visando contribuir com a elevação dos níveis de proficiência dos estudantes e melhoria dos indicadores educacionais da rede.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, destaca que a qualidade da Educação é uma das metas prioritárias da Prefeitura de São Luís. “Buscamos a elevação do nível de ensino e aprendizagem dos estudantes, a redução do analfabetismo, e a melhoria da gestão institucional e escolar”, assinala o titular da Semed.

Na programação, a apresentação do Prof. Dr. Wagner Rezende – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF/MG) sobre o uso de indicadores educacionais para implementação de políticas públicas e tomada de decisão nas escolas. “A expectativa é que o seminário contribua para apoiar debates junto a gestores municipais, além de promover reflexões e aprimoramentos das iniciativas de avaliação educacional como um todo. A avaliação não resolve problemas, quem resolve problemas são as pessoas, sendo instrumentos de avaliação educacional observando se as metas estão sendo cumpridas”, destacou o professor.

Para a mesa redonda que debateu o tema “Matrizes de Referência da Prova Brasil para o 5º ano do Ensino Fundamental”, foram convidadas as palestrantes Profa. Ma. Fabiana Ubriaco (UFMG), Profa. Esp. Aurivania Mendes Feitosa, Ptofa. Dra. Valéria Soares.

Mediadora da mesa redonda, Vera Lúcia Gonçalves Pires, coordenadora do Núcleo de Avaliação Educacional (NAE/Semed). A Prova Brasil é um fator predominante de avaliação, sendo o principal indicador de qualidade da educação básica do Brasil. “É um momento de reflexão dos desafios e estratégias da gestão escolar, voltado para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes”, pontuou Vera Pires.

ABERTURA

Estiveram presentes à abertura do Seminário, o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa; a secretaria adjunta de Ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite; o secretário adjunto de Administração e Finanças, Carlos Alberto Viegas; a coordenadora do Núcleo de Avaliação Educacional, Vera Lúcia Pires; a superintendente da Área do Ensino Fundamental, Arsênia Formiga; a superintendente da Área do Ensino Infantil, Joseilda Descovi; o professor Dr. Wagner Rezende; professora Ma. Fabiana Ubriaco; o secretário adjunto de Governo de São Luís, Milton Lima Calado; e a professora Francisca Antônia Farias da U.E.B. José Cupertino.

Durante os dois dias de seminário, vão constar da programação palestras, mesas redondas e relatos de experiências das nove escolas da Rede Municipal de São Luís que obtiveram os melhores resultados no Prova Brasil e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – Edição 2015.

2 comentários para "Prefeitura de São Luís realiza Seminário Municipal de Avaliação Educacional"


  1. Silva

    Ótima ação para melhorar a educação.

  2. Manoel

    Sem duvidas estamos em bom rendimento!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS