Na terça-feira, 31/10, o Senado Federal vai votar o PLC 28/2017, que acaba com os aplicativos de mobilidade como o Uber.
Alguns senadores dizem que esse projeto é uma regulação. Mas, na verdade, esse projeto é uma proibição. Veja só:
1. Exige que os veículos tenham placas vermelhas iguais às dos táxis
2. Autoriza os municípios a proibirem os apps quando quiserem
3. Faz com que os motoristas parceiros precisem de uma autorização específica, que pode ou não ser concedida
4. Todos os motoristas precisam ter veículos próprios – não se pode dividir com seus familiares ou alugar carros
5. Proíbe os veículos de circularem em cidades vizinhas, como em regiões metropolitanas
Alguns senadores estão fazendo isso sem pensar em como essa lei do retrocesso vai prejudicar a vida de cada uma das 17 milhões de pessoas que, como você, usam o aplicativo da Uber. Também não estão considerando o impacto sobre a vida dos nossos mais de 500 mil motoristas parceiros que dependem dessa renda para viver.
Somos a favor da regulamentação. Mas não de proibições. Junte-se a nós e diga não à lei do retrocesso. Diga não ao PLC 28/2017 nas redes sociais.
Projeto Música na Praça do Shopping da Ilha de Outubro se encerra nesta terça-feira 31 com a cantora Lívia Amaral. Sempre com uma atração diferente, todas as terças e sextas feiras a partir das 19h uma apresentação gratuita. Durante todo o mês de outubro uma nova atração alegrou as terças e sextas feiras como Lívia Amaral, Guilherme Jr., Rafael Guterres, Davidson Dias, e Maria Clara. Em novembro novas atrações!
DOIVULGAÇÃO: O badalado DJ e produtor Guss Noronha (SP) vem à cidade para animar a festa do Mokai Lounge Bar, nessa véspera de feriado.
A noite dessa quarta – feira (01.11) será mais que especial no Mokai Lounge Bar, na Av. dos Holandeses, por conta da festa “Wednesday Night Out”, que promete ser a grande opção de música eletrônica da cidade para essa véspera de feriado, à partir das 22H.
E com direito a uma renomada atração nacional, o badalado produtor e DJ Guss Noronha (Gustavo Noronha), que há mais de 8 anos é reconhecido por seus set’s enérgicos que impressionam até os mais aficionados por House e Tech House.
Noronha acumula em sua carreira residências em club’s importantes como Kiss & Fly, Pink Elephant e Café del Mar; já tendo também se apresentado em festivais como Up Club, RMC, Underline by Green Valley e Só Track Boa, dividindo o palco com os maiores nomes da cena eletrônica nacional. Guss atualmente residente em São Paulo onde cursa Produção Fonográfica de Música Eletrônica, buscando aperfeiçoar sua carreira profissional, possuindo um gigantesco arsenal autoral a ser lançado, marca registrada em todas as suas apresentações, como a que fará em São Luís nessa quarta, recheada de surpresas.
Com ele, também estarão no comando das pick up´s da festa os DJs Thays Habibe e Ksyfux. Ingressos à venda no Mokai, ao preço de R$ 40,00.
Para estimular emprego e renda, Prefeitura certifica participantes de curso de panificação
“Esse curso veio em boa hora. Eu estou desempregada e vou fazer os alimentos para vender. Vai ser uma renda a mais. Quem é mãe de família sabe o quanto este tipo de aprendizado é importante”, enfatizou a dona de casa Carmem Regina Costa, 39 anos. Ela é uma dos 23 participantes do curso ‘Panificação, Doces e Salgados’, realizado pela Prefeitura de São Luís e que oportunizou a capacitação na produção destes alimentos a moradores do bairro Vila Passos. As aulas tiveram duração de uma semana e na tarde desta sexta-feira (27), foi o encerramento com entrega de certificados e confraternização.
O curso integra o cronograma de ações da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), sendo o principal objetivo capacitar para gerar trabalho e renda às famílias. “O prefeito Edivaldo sempre olhou com muita sensibilidade para esta demanda e determina que se alcance as populações que mais precisam, passando o conhecimento e dando a chance de se tornarem um pequeno empreendedor”, enfatizou a titular da Semsa, Fatima Ribeiro.
Realizado em uma semana, o curso abrangeu a teoria com noções de manipulação, armazenamento e produção adequada dos alimentos, por meio do módulo Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA). No decorrer da semana, os participantes aprenderem receitas de mais de 30 tipos de alimentos diferentes. Na lista, pães (caseiros, francês, integral), bolos (macaxeira, chocolate, milho, trigo, tapioca), doces (brigadeiro, beijinho, areinha), pizza (frango, presunto, queijo), biscoitos, salgados (quibe, torta salgada, coxinha) entre outros.
A engenheira de alimentos e técnica da Semsa, Fabiana Cantanhede, ministrou a capacitação e avaliou como bastante proveitosa. “Foi um curso onde todos que participaram colaboraram, trouxeram sugestões e se mostraram bastante interessados. Pelo que foi produzido, em tão pouco tempo, só posso parabenizar cada aluno e aluna. Muitas pessoas aqui tiveram esse primeiro contato com a produção de alimentos e se saíram muito bem. São capazes de se transformar em pequenos empreendedores”, afirmou.
Para o operador de máquinas Marco Aurélio Silva, 48 anos, o curso vai ser aplicado na própria casa, com a produção de novos pratos para a esposa e filhos. “Tenho o hábito de cozinhar para minha família e aqui aprimorei o que eu sabia e aprendi coisas novas. O curso é de pouca duração, mas é muito bom, abrange muita coisa e a gente aprende mesmo. Estou muito surpreso comigo e gostei bastante do que aprendi aqui”, disse.
A programação de cursos da Semsa vai oferecer ainda cerca de 30 capacitações, beneficiando aproximadamente mil pessoas, até o fim do ano. Os participantes ainda receberão uma cartilha contendo as receitas produzidas durante o curso.
GERAÇÃO DE RENDA
A Prefeitura de São Luís, por meio da Semsa, disponibiliza anualmente uma série de cursos na área alimentar, com foco no empreendedorismo. Entre as oportunidades estão Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA), Educação Alimentar, Bombons Regionais, Salgados para Festas, Culinária Regional, Tortas Finas e outros.
As ações integram a política de geração de emprego da Prefeitura, com investimentos na qualificação profissional de jovens e adultos, aumentando a possibilidade da ocupação das vagas de trabalho e formação de empreendedores. Comunidades da zona rural também são contempladas com as capacitações.
Prefeitura realiza 51º edição do ″Todos por São Luís″ no Maracanã
Em sua 51ª edição, o programa Todos por São Luís atendeu centenas de pessoas do bairro Maracanã e áreas adjacentes com uma série de serviços. No dia ‘D’ da ação, realizada neste sábado (28), a população usufruiu de serviços nas áreas da saúde, assistência social, esporte, lazer, cultura, educação, segurança alimentar, embelezamento e muitos outros. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, sob a coordenação da primeira-dama, Camila Holanda e conta com participação das secretarias municipais. A edição ocorreu paralela à tradicional Festa da Juçara, que completa 48 anos.
A programação iniciou às 8h prosseguindo até às 12h, abrindo com apresentação da Banda da Guarda Municipal na ‘Tenda Cultural’. Prosseguiu com aulão de zumba e torneio de futebol. Durante a ação foram ofertados diversos serviços de saúde, assistência social, infraestrutura, segurança alimentar, entre outros. Para as crianças, uma programação especial com brinquedos, apresentação de espetáculos teatrais e musical, além de várias atividades lúdicas foram oferecidas.
A primeira-dama, Camila Holanda, visitou os serviços, conversou com profissionais e população sobre os atendimentos médicos e de assistência social. “Esta é mais uma culminância do programa, que inicia ao longo da semana com uma série de ações na comunidade. O programa se tornou um importante instrumento de comunicação com a população da nossa cidade. O diálogo, a participação popular e a ação do poder público são os motes que norteiam o programa, que vai até as comunidades cuidar das pessoas, ouvir seus anseios e busca solução às principais demandas em diversas áreas”, disse a primeira-dama, Camila Holanda.
Os serviços de Saúde, Assistência Social e Segurança Alimentar foram os mais procurados pela população. Os atendimentos em pediatria, clínica geral, ginecologia, oftalmologia, dermatologia e odontologia atraíram centenas de moradores. Ainda no conjunto de serviços estiveram também aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C; vacinação contra o HPV, avaliação nutricional, entrega de medicamentos da Farmácia Básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta edição a parceria do Governo do Estado com os serviços da Força Estadual de Saúde (Fesma) e médicos da rede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), complementaram as ações do evento.
A importância do programa para levar serviços e estreitar a relação da gestão com as comunidades foi o ponto destacado pela primeira-dama, Camila Holanda. “Em cada edição tentamos ampliar nossas parcerias para oferecer sempre uma vasta programação e variados serviços. A gestão participativa do prefeito Edivaldo que prioriza o diálogo com a população”, ressaltou.
APROVAÇÃO
Para a dona de casa Girlene da Conceição Souza, 32 anos, a edição do programa trouxe vários serviços importantes. “Aqui a gente pode fazer consultas médicas e ganhar mais tempo. É um bom serviço”, disse.
A terapeuta ocupacional Eline Costa, 35 anos, levou a filha Evelyn Clara, de dois meses, para consultar com pediatra. “É uma boa oportunidade para manter em dia saúde da minha bebê. Aproveitei muito os serviços”, afirmou.
A dona de casa Núbia da Silva, 49 anos, aproveitou os atendimentos de saúde. “Aqui tem tudo que o povo precisa em um só lugar. Agiliza muita coisa. Muito bom”, disse.
OUTROS SERVIÇOS
A criançada se divertiu com a programação pensada especialmente para ela que contou ainda com exposições e oficinas artesanais e outras atividades artísticas. Mariana Ribeiro, 10 anos, disse que foi bom aprender na oficina de origami. “Gostei porque aprendi algo diferente, que eu não sabia e foi legal”, disse.
A programação diferenciada contou ainda com show musical, de palhaços, teatro infantil e de bonecos, na Tenda Cultural, com contação de histórias e encenação de temas infantis, organizado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A oficina Chefes Mirins também foi outra atividade pensada para os pequenos. Nela eles puderam aprender sobre alimentação adequada, nutrientes das frutas e ao final, as crianças produziram receitas facieis e nutritivas.
As equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) realizaram a vacinação de cães e gatos, emissão de carteira de vacinação, orientações técnicas aos donos dos animais sobre as zoonoses e distribuição de material educativo. Além disso a Caravana do Empreendedor também esteve presente na programação do evento para orientar e formalizar os micro negócios.
Estiveram presentes no evento os secretários municipais de Saúde (Semus), Lula Fylho; de Governo (Semgov), Pablo Rebouças; de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues. Foram atendidos nesta edição os bairros Poeirão, Residencial Amendoeiras, Vila Nova República, Vila Sarney, Vila Industrial, Residencial 2000, Ribeira e Maracujá.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…