A Universidade Ceuma recebe, de 20 a 22 de novembro, a I Semana de Futebol no Maranhão, realizado no auditório Josué Montello, no campus Renascença. Pela manhã, o curso enfoca, mais geralmente, o futebol e, à tarde, acontecem as aulas teóricas e práticas específicas sobre preparação para o jogo e trabalhos defensivos e ofensivos. Para esta terça-feira, o evento receberá o técnico campeão olímpico em 2016, Rogério Micalle, que trouxe o título inédito para a seleção Brasileira.
Dando início aos trabalhos, na manhã desta segunda-feira (20), houve a palestra de Ricardo Porto e a aula de Marcelo Vilhena, além da palestra de Luciano Brustolini. No período da tarde, foi a vez do estádio Nhozinho Santos receber o treino prático de Marcelo Vilhena.
A etapa prática vai ser demonstrada por times formados com jogadores sub-20 e sub-17 cedidos pelo Sampaio, pelo MAC e pelo Moto Clube, que apostam na parceria desse evento por estimular o desenvolvimento de novos atletas no futebol maranhense. “É um seminário para apresentar métodos de treinamentos praticados em grandes clubes do País. Sou maranhense, minha formação é daqui e quero dar minha colaboração para o esporte local”, explica Pedro Venâncio.
Em paralelo, no curso de Direito Esportivo, marcado para os dois primeiros dias da Semana, Dr. Luciano Brustolini aborda a Lei Caio Junior, em tramitação na Câmara dos Deputados, que propõe a regulamentação de treinadores, auxiliares e preparadores de goleiros, além de outros aspectos. A I Semana de Futebol tem a iniciativa da Rádio Mirante AM e patrocínio da Universidade CEUMA.
Julia Holanda Semi Jóias está presente na 1ª Confraternização Nacional de Cerimonialistas que acontece dias 20 e 21 de novembro no Vila Realle Litorânea, com descontos incríveis em suas semi jóias que vão de 20% a 50%. Inspirando a auto estima das mulheres cada vez mais empoderadas.
E ainda palestras, espaço gourmet, espaço Kid’s, feira de empreendedorismo voltados para eventos e muito mais.
Programação:
Dia 20 até às 18horas
– Palestras
– Espaço Gourmet
– Praça de alimentação
– Feira de empreeendorismo
Dia 21 das 09:00 a 00:00
– Apresentação folclórica
– I arraial de encantos do Maranhão
– Espaço Kid’s
– Espaço Gourmet
– Praça de alimentação
– Feira de empreendedorismo
Um novo estúdio inaugurou este mês, no MAC Center, loja 15, no bairro da Cohama. Trata-se do Lord Ink Tatto Studio e Bar, que traz um novo conceito de tatuagem, além de um espaço para fazer tatuagens e colocação de piercing com qualidade e conforto, um bar para curtir com os amigos enquanto aguarda para ser atendido e, ainda, um espaço destinado às crianças.
A história da tatuagem remonta há milhares de anos e está associada a questões religiosas, bélicas, cerimonialistas e também puramente estéticas. Nas últimas décadas, com o avanço de tecnologias que permitem maiores experimentações aos tatuadores, a proximidade da técnica com o campo artístico tem cada vez mais próxima, diluindo barreiras.
Percebendo esse movimento, o empresário Renan Duarte de Oliveira decidiu criar um espaço moderno que une suas duas paixões e busca, assim, estimular o crescimento do campo. “Na verdade em São Luís não existia um estúdio de tatuagem. Geralmente é um espaço no fundo de uma loja, barbearia ou salão. A minha ideia foi criar um ambiente familiar. Aqui além do cliente fazer tatuagem, ele pode se divertir no bar, conversar com um amigo. Tem espaço para criança, para quem não tem com quem deixar o filho. E quem gosta desse tipo de arte acaba se conhecendo. Aqui vai ter até música ao vivo”, disse.
O Lord Ink Tatto Studio e Bar trabalha com artistas consagrados. Para começar, o time é formado por: Ohallas Pinheiro e Rony Louseiro. O espaço permite até que três tatuadores trabalhem simultaneamente. Todos os matérias utilizados são importados.
Em um ambiente climatizado, o Lord Ink Tatto Studio e Bar, atende todos os estilos de clientes, com uma equipe especializada e técnicas de modificação corporal para todos os gostos.
Com materiais 100% descartáveis, registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aprovação do Centro de Vigilância Sanitária de São Luís, o estúdio funciona no mesmo horário do MAC Center: segunda a sábado, das 10 às 22 horas, domingos e feriados, das 14 às 20 horas.
Conhecido como Pajé, a liderança comunitária estava deitado quando três homens invadiram a sua casa na Vila Apaco na manhã deste domingo e dispararam 6 tiros contra ele. Dois atingiram as costas, um a barriga e um os testículos. Ele está internado no Socorrão 2 mas não corre risco de morte. Pajé tem vários inimigos na região e é famoso por invadir propriedades particulares para transformar em vilarejos. Ele responde a vários processos.
Giovanni Spinucci será o palestrante do workshop. Bacharel em Comunicação Social na habilitação jornalismo, Giovanni teve passagens por rádios e portais atuando como editor e repórter. Desde 2006, trabalha em TV, com passagens pela TV Difusora e TV Assembleia. Na TV Mirante desde 2012, trabalhou como repórter com participações na Globo News e Sportv. Atualmente é: editor e apresentador do JMTV Segunda Edição.
Se você fizer a sua inscrição do Workshop: Telejornalismo: produção e apresentação até o dia 1 de dezembro paga somente R$ 90. O curso será ministrado por Giovanni Spinucci, apresentador do Jornal do Maranhão 2ª edição da TV Mirante, no dia 9 de dezembro na sede da Devry São Luís, localizada na avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau. As inscrições podem ser feitas no site da organizadora do evento: hpresscomunicacao.com.
O Workshop Telejornalismo: reportagem e apresentação integra o cronograma de curso do Projeto Gera Foca. Tem como objetivo preparar o aluno a entender o processo de produção de matérias telejornalísticas, comunicando-se com o telespectador de maneira clara, objetiva, com informações precisas e éticos inerentes à profissão. O curso permite ao aluno vivenciar todas as etapas de produção, desde a seleção dos temas, passando pela elaboração e edição das matérias utilizando os recursos da linguagem verbal, sonora e visual até a sua veiculação em telejornal.
Palestrante convidado
#Serviço
O quê: Workshop Telejornalismo: reportagem e apresentação
Grupos afros se apresentaram nesta edição da Feirinha São Luís
Para celebrar as conquistas sociais do povo negro e a luta por inclusão em políticas públicas, nesse domingo (19), a Feirinha São Luís comemorou o Dia da Consciência Negra, que acontece nessa segunda-feira (20). A Feirinha é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que nessa edição teve a parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Para o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, a Feirinha, além de expor a diversidade cultural da cidade, fomenta a agricultura familiar e a economia; trata de assuntos importantes como a luta dos negros por equidade. “Temos a comercialização de produtos da agricultura familiar da cidade, além de criar também um espaço de diálogo e conscientização sobre temas importantes como nessa edição especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, trazendo diversos blocos afros, mostrando ao grande público mais sobre a cultura de raiz africana, tão presente em nossa capital”, destacou o secretário.
Durante a 24° edição da Feirinha São Luís, os blocos afros, Abiyèyè Maylo, Oficina Afro, Abibimã, Gdam e Jureme, se apresentaram em uma programação cultural que contou ainda com show de Clay Viana, bloco tradicional Os Foliões, e banda Soul Reggae.
“Nessa edição em alusão ao Dia da Consciência Negra, temos mais um momento de fortalecimento e reafirmação da luta histórica do nosso povo, a cultura e nossa identidade enquanto afrodescendentes”, explicou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.
Billy Walter, representante da Associação Cultural Beneficente Afro Abibimã, acredita que mostrar a cultura negra para a sociedade é de grande valia. “Viemos trazer a nossa história, a nossa cultura e os nossos tambores. A luta do negro por igualdade política e justiça social é diária e só vai acabar quando o racismo for extinto. Esse tipo de espaço como a Feirinha São Luís é muito importante para podemos dar voz ao nosso movimento”, disse Billy Valter.
AÇÕES
Ainda dando continuidade ao trabalho social da campanha Novembro Azul, continua o estande coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que nessa edição trabalhou com a temática “População Negra e Saúde do Homem”. Na ocasião foram oferecidas orientações sobre as doenças como diabetes, anemia falciforme e hipertensão, além de serviços como distribuição de preservativos, vacinação contra HPV para meninos, aferição de pressão, teste de glicemia e testes rápidos.
Outra ação que movimenta a Feirinha São Luís este mês é a campanha “Natal sem Fome”, por iniciativa da ONG Ação da Cidadania, que visa a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é contribuir para amenizar a fome dos excluídos, na noite de Natal. Os alimentos podem ser entregues no estande de arrecadação, na Feirinha São Luís, próximo à praça de alimentação dos foodtrucks, todos os domingos deste mês.
Além de expor a diversidade cultural da Ilha, a Feirinha fomenta a economia criativa aos produtores da capital em mais de 11 polos, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 19 de alimentação e 13 food trucks.
Um fim de semana de conquistas para o Moto Club/SPAC na terceira etapa do Circuito Interestadual de Rugby Sevens, competição realizada na cidade de Belém. Na disputa masculina, o time rubro-negro conquistou o vice-campeonato e, no torneio feminino, o Papão terminou na terceira colocação. A competição foi realizada no Estádio Abelardo Conduru (Pinheirense).
No torneio masculino, o Moto Club/SPAC entrou na competição como um dos favoritos e comprovou isso dentro de campo. Tanto que venceu todos os três jogos da fase classificatória.
Na estreia, superou o Lokomotiva por 24 a 7. Na rodada seguinte, o Papão passou pelo Japuaçu: 24 a 10. Na última rodada, nova vitória rubro-negra: 17 a 14 sobre o Acemira.
Com os resultados, o Moto Club/SPAC se classificou para a decisão, onde enfrentou o Cabanos. Na final o time rubro-negro sofreu com o cansaço e algumas lesões e acabou sendo derrotado, garantindo, assim, o vice-campeonato.
Feminino
Na disputa do torneio feminino, o Moto Club/SPAC também teve grande desempenho. A equipe rubro-negra ficou na terceira colocação ao vencer o time do Japuaçu por 19 a 10 no duelo pela medalha de bronze.
Para as meninas, o resultado serviu para elas consolidarem sua evolução dentro do Circuito Interestadual de Rugby Sevens. Em todas as etapas, o time rubro-negro terminou entre os três melhores.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…