Prefeitura de São Luís fecha 2018 com quase três mil intervenções paisagísticas na capital

3comentários

Ações da gestão do prefeito Edivaldo alcançaram mais de 100 bairros com serviços em praças e logradouros públicos da cidade com a finalidade de deixar os espaços mais belos e aprazíveis à convivência da população

Praça do Panteon, que foi recentemente entregue à população, foi um dos locais que recebeu ações paisagísticasA Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), termina 2018 com saldo de quase três mil intervenções paisagísticas executadas ao longo do ano, alcançando mais de 100 bairros em varias regiões da capital maranhense. As equipes do Impur, por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, executaram serviços de roço, levantamento, rebaixamento e limpeza de copa com retirada de ervas de passarinho, levantamento técnico e execução de laudo para diagnóstico e retirada de árvores mortas, entre outros serviços, cumprindo um cronograma criteriosamente estabelecido no início do ano. Além de embelezar a cidade a ação contribui também para a qualidade de vida da população. Estudos comprovam que áreas mais arborizadas apresentam temperaturas inferiores àquelas das áreas edificadas não arborizadas.

Recentemente a Prefeitura realizou grande operação de transplantio de árvores já na fase adulta para revitalizar o paisagismo da Praça Dom Pedro II além do Complexo Deodoro, no centro da cidade que ganhou novo projeto. Foram replantadas cerca de 30 árvores de médio porte com até seis metros e, ainda o plantio de 18 palmeiras imperiais com até 10 metros. A operação de plantio também foi realizada em diversos espaços da capital, totalizando quase 200 novas árvores que agora passam a embelezar áreas como o Rio Anil, Centro, Bacurizeiro, Cohatrac, Forquilha, Cohab, Anjo da Guarda, Planalto Anil III, Cohama, entre outros.

O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, destaca que com as ações, a gestão do prefeito Edivaldo conseguiu avançar no atendimento de antigas demandas da população. “Avançamos muito no paisagismo de nossa cidade, não apenas no atendimento de demandas, mas principalmente na manutenção dos espaços públicos, o que aliás foi determinante para que pudéssemos obter resultados concretos que podemos contemplar em nossas praças e canteiros centrais das rotatórias espalhadas pela cidade”, disse o presidente.

Entre os espaços já beneficiados com projetos paisagísticos estão outras praças do Centro Histórico. No local mais de cinco mil mudas foram plantadas para recuperar integralmente o ajardinamento da área, além do plantio de mudas de palmeiras imperiais e outras espécies. A Praça do Pescador também passou por restauração e revitalização paisagística.

Ao longo dos últimos anos, as intervenções paisagísticas realizadas por meio do programa implantado na gestão do prefeito Edivaldo e coordenado pelo Impur já contemplou praças, rotatórias, áreas de vivência e pontos turísticos. A exemplo da revitalização paisagística da Via Expressa, a operação de manutenção também contemplou corredores importantes como as avenidas Castelo Branco, Colares Moreira, Holandeses, Daniel de La Touche, Jerônimo de Albuquerque, São Luis Rei de França e Leste Oeste e Avenida Cinco, no Cohatrac, entre outras. O trabalho de manutenção faz parte do eixo Jardim da Minha Rua, braço do macro programa São Luís Cidade Jardim que trabalha o paisagismo em toda a capital.

A dona de casa Maria Santana, que vem com frequência ao Centro Histórico, disse que o verde dar mais beleza aos espaços. “Uma cidade sem planta, ser arvores é uma cidade sem vida, sem beleza. A gente se alegra mais em um espaço bem arborizado. Este ano pude perceber a beleza de muitos ipês no período de floração. É uma maravilha vê o resultado do trabalho”, disse.

O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, destacou que as ações, além de tornarem a cidade mais verde, também despertou uma nova consciência na população formada a partir dos Comitês Gestores instalados nas praças públicas. “Parabéns ao prefeito pela formação dos comitês que colaboram diretamente na tomada de ações em prol dos espaços verdes, e principalmente atuam semeando a consciência da preservação”, disse.

Atualmente existem cerca de 30 Comitês Gestores de Preservação Permanente, regulamentados pela Prefeitura de São Luís. A comunidade do Cohatrac foi a que formatou o primeiro comitê modelo que atua na preservação e manutenção da maior praça da região. Também já estão consolidados comitês implantados nas áreas da Cohab, Forquilha, Anil, Cohab/Anil, Rio Anil, Vinhais, Cohama, Centro, Ipase e Anjo da Guarda.

3 comentários para "Prefeitura de São Luís fecha 2018 com quase três mil intervenções paisagísticas na capital"


  1. sergiane

    Melhorou bastante nossa cidade esse ano que passou, espero que continue melhorando

  2. MAURO

    Tenho olhado muitas ações e espero que só melhore.

  3. augusto

    A prefeitura ta fazendo a parte dela, agora resta a nossa, vamos cuidar da nossa linda cidade

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS