Educadores da rede municipal recebem kits pedagógicos do programa Protegendo Sonhos

0comentário

Programa, resultado de parceria entre Prefeitura e Abrinq, contribuirá com a qualificação da leitura, escrita e matemática em 20 escolas municipais de Ensino Fundamental; ação integra o Programa Educar Mais, implantado na gestão do prefeito Edivaldo


Prefeitura e Abrinq incentivam formação de professores e estimulam aprendizado na rede municipal

Educadores da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís foram contemplados com kits pedagógicos do programa Protegendo Sonhos. A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura e a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente com fins a oportunizar formação aos professores e estimular o aprendizado dos estudantes. O programa contribuirá com a qualificação da leitura, escrita e matemática em escolas municipais de Ensino Fundamental do 6º ao 9º anos. O kit contém itens diversos – DVDs, livros e jogos – que serão utilizados como recursos pelos educadores para melhoramento das práticas e metodologias utilizadas em sala de aula com os alunos.

A solenidade de entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (27), na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, no bairro Alemanha. A ação integra o Programa Educar Mais, implantado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

“A gestão do prefeito Edivaldo tem buscado parcerias para ampliar as oportunidades de formação de professores. Nossa expectativa é que venha contribuir com as práticas pedagógicas desses educadores no espaço escolar para que tenhamos cada vez mais indicadores de qualidade na educação municipal”, pontua o secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa.

Os selecionados para participar da formação são docentes de sete Unidades de Educação Básica (U.E.B.) do município de São Luís, sendo uma escola de cada núcleo: Primavera (Anil), Rubem Almeida (Coroadinho), Alberto Pinheiro (Centro), Menino Jesus de Praga (Turu-Bequimão), Rosália Freire (Itaqui-Bacanga), Santa Clara (Cidade Operária), e Haydee Chaves (zona rural).

“É um kit valioso que a Abrinq oportunizou à rede de educação da capital”, enfatizou a superintendente da Área do Ensino Fundamental (SAEF/Semed), Arsênia Formiga. O trabalho é realizado entre professores e coordenadores pedagógicos que em conjunto planejam atividades diferenciadas e mais significativas.

Além das unidades escolares da capital, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de diversos bairros de São Luís também foi contemplada com os kits. “Os kits serão muito importantes aos orientadores que participaram das formações e agora, daremos prosseguimento com a aplicação às crianças e jovens que integram os serviços de convivência da Semcas”, diz a diretora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV/Semcas) da área Turu, Selmira Lisboa. O material servirá ao público do serviço, que são crianças de seis a 17 anos, atendidos pela instituição.

APRENDIZAGEM

A contribuição para o melhoramento dos métodos de trabalhos dos educadores e o viés interdisciplinar que permite promover a interação entre professores integrados ao programa, avaliou a assistente técnica da área de Educação da Fundação Abrinq, Sandra Ferreira. “Esperamos que os educadores possam tirar todo o conhecimento deste programa e no uso do kit e que os alunos tenham uma grande experiência pedagógica e também para suas vidas”, destacou.

“Por ser específico, potencializa as ações direcionadas aos componentes curriculares, além de ser um importante reforço ao professor que tem capacitação voltada à sua área de atuação. Paralelamente, torna-se um meio para troca de experiências e conhecimentos com educadores de outros municípios”, destacou a coordenadora pedagógica e do programa na Semed, Patrícia Caldas.

A aprendizagem é aplicada ao professor no período de um ano e sete meses. São palestras, debates, apresentação de vídeos e momentos práticos para reforço do conhecimento do professor. O kit fica disponível na escola para uso dos educadores e professores ao longo do período escolar.

CAPACITAÇÃO

Para os educadores, a oportunidade de integrar a iniciativa é diferenciada. “Nossos alunos já têm a experiência dos resultados do programa com o que é promovido em sala de aula e o fato de podermos repassar com outros professores é mais uma ampliação do aprendizado. O material é muito rico e certamente um importante apoio pedagógico”, enfatizou o coordenador pedagógico da U.E.B. Santa Clara, Carlos Magno.

A professora da U.E.B. Professor Rubem Almeida, Perla Alves, parabenizou a iniciativa que une dois elementos importantes para a educação. “Potencializa o professor a partir da formação e estimula os alunos com a disponibilidade de elementos mais atrativos para o ensino. O programa nos mostra metodologias possíveis e que aplicadas surtem o efeito direto com a melhoria da educação”, disse.

Sem comentário para "Educadores da rede municipal recebem kits pedagógicos do programa Protegendo Sonhos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS