Bolsonaro demite Santos Cruz da Secretaria de Governo

O general Carlos Alberto Santos Cruz Foto: Givaldo Barbosa/25-4-13

Ministro foi comunicado de sua saída em uma reunião com o presidente nesta quinta-feira

BRASÍLIA – O presidente JairBolsonaro demitiu nesta quinta-feira o ministro Carlos Alberto dosSantos Cruz da Secretaria de Governo da Presidência da República. O ministro foi comunicado de sua saída em uma reunião com o presidente, da qual também participaram os ministros da Defesa, Fernando Azevedoe Silva , e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno .

A decisão foi atribuída a uma “falta de alinhamento político-ideológico” e embates com outros integrantes do próprio governo.

O ministro já estava há pelo menos dois meses no alvo da ala ideológica, que atua sob influência do ideólogo de direita Olavo de Carvalho. O presidente já estava decidido a afastar o ministro há mais tempo, mas vinha poupando Santos Cruz a pedido da ala militar. A disputa chegou a ser justificada ‘por paixão pelo presidente ‘.

Mais cedo, ao  participar de audiência na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle do Senado, Santos Cruz  s aiu em defesa  do ministro da Justiça , Sergio Moro, ao comentar a troca de mensagens entre o colega e o procurador Deltan Dallagnol. Ele foi conviidado a dar explicações sobre a veiculação de um vídeo comemorativo do golpe de 1964, por meio de canal de mensagens do governo, a jornalistas, em 31 de março deste ano.

Oficialmente o Planalto ainda não se manifestou.

Fonte: Jussara Soares / O Globo

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, o CAPS AD Estado realizou atividade na Vale

Dr Marcelo Costa, diretor-geral do CAPS AD Estado, entre funcionário da Vale

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas. O uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas. o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado

O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

Para ajudar no combate do uso abusivo de álcool e outras drogas em nosso, o CAPS AD Estado investe em uma política de saúde específica para este assunto. O coordenador-geral CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa, proferiu palestra com i tema “prevenção às drogas no ambiente de trabalho”, a atividade aconteceu na empresa Vale e contou com a presença de mais de 100 funcionários. “Podemos apresentar o serviço CAPS AD Estado aquelas pessoas assim como explicar sintomas e tratamento da dependência química, fortalecendo a política de prevenção às drogas em nosso Estado e agregando Empresa Vale como mais uma parceira de nosso serviço de saúde mental”, disse.

Dr Marcelo Costa, diretor-geral do CAPS AD Estado, falando aos funcionários da Vale sob “prevenção às drogas no ambiente de trabalho”

Quem necessita de tratamento devido ao abuso de álcool e outras drogas pode contar com a ajuda no CAPS AD, que é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. É um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Mais de três mil e quinhentos pacientes poderão deixar de ser atendidos mensalmente na área ONCOLÓGICA em Imperatriz do Maranhão e Região

O Hospital São Rafael vem a público esclarecer que solicitou rescisão de contrato firmado com o Sistema Único de Saúde (SUS) UNACON junto à Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, prestado em sua Unidade de Oncologia desde de 2006.

A medida foi tomada em razão das inúmeras tentativas de negociações com a Secretaria de Saúde do Estado, com o intuito de realinhar o contrato para viabilizar os serviços prestados e reaver os atrasos nos pagamentos, com várias tentativas de negociação ocasionando um déficit ao Hospital, sem resposta por parte da Secretaria de Estado apesar das promessas efetuadas.

O Maranhão possui três centros de tratamento de oncologia público que atende todo o Estado, sendo dois em São Luiz e um em Imperatriz. A Unidade Oncológica do Hospital São Rafael realiza atendimento a toda Região Sul e Tocantins, atingindo 43 municípios. Frisamos que lamentavelmente, sem estes atendimentos necessários essa população ficará desassistida, devendo ser realizados em São Luís.

A Unidade se tornou referência no tratamento do câncer na região Sul do Estado mesmo com atrasos nos repasses dos pagamentos devidos e quatro anos sem qualquer reajuste contratual. Nos orgulhamos dos serviços por nós prestados e de todas as conquistas que trouxemos para a cidade de Imperatriz e para a região tocantina e, principalmente, para a população assistida durante todos estes anos.  

O Procurador Newton Bello da Ministério Público do Maranhão, ao ser notificado da nossa decisão, realizará, possivelmente no dia 14 de junho próximo, uma reunião com o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Carlos Lula entre outras tratativas na tentativa de reverter o desacordo com o Governo do Estado, para que seja liberado os pagamentos atrasados da Unidade e reajustado os valores do contrato SES-UNACON-Imperatriz.  

A Associação de Amparo aos pacientes de câncer da Região Tocantina – Ampare, também notificada do distrato, prontificou-se a tomar medidas junto a população da região visando a continuidade do atendimento tão necessário à população.

Entretanto, vale ressaltar que o Hospital São Rafael tem interesse de continuar a prestar serviços aos pacientes oncológicos, uma vez que sabe da necessidade da população local, desde que o Estado viabilize financeiramente os atendimentos

A Unidade continuará com os atendimentos durante os próximos noventas dias. Encerrando o atendimento no dia 5 de setembro de 2019, se não houver o realinhamento do contrato com o Governo do Estado.

Att.

Assessoria de Comunicação do Hospital São Rafael.

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima