Claro e Ericsson apresentam o primeiro estádio 5G do Brasil

0comentário
Ação, que aconteceu durante o espetáculo Led Zeppelin in Concert no Allianz Parque, contou com a primeira transmissão holográfica em tempo real do país feita a partir da tecnologia 5G

A Claro protagoniza mais ummarco tecnológico no setor de telecomunicações. A operadora transformou o Allianz Parque no primeiro estádio brasileiro preparado para a chegada do 5G, usando a tecnologia de quinta geração da Ericsson. Esse momento foi eternizado neste domingo com a realização da primeira holografia em tempo real do Brasil em rede 5G diante de um grande público, que permitiu levar o músico Lucas Lima ao palco do espetáculo Led Zeppelin In Concert, apresentada pela Nova Orquestra.

O concerto, regido pelo maestro Eder Paolozzi, celebra os 50 anos dos dois primeiros álbuns da banda britânica Led Zeppelin. Antes do show, uma surpresa: Thiago Leifert surgiu no telão da arena para contar ao público sobre a experiência revolucionária que estavam prestes a vivenciar – um teste oficial da tecnologia 5G aplicada no setor de entretenimento, que se confirma como mais um passo da Claro em direção ao próximo novo.

Em seguida, o músico Lucas Lima, da Família Lima, apareceu no palco diante dos olhos dos espectadores em forma de holograma, como se tivesse sido teletransportado, e conversou em tempo real com o maestro, em qualidade cinematográfica de imagem e som. Para finalizar sua participação, o músico tocou a música Black Dog, de Led Zeppelin, em seu violino.

Isso só foi possível pelas baixíssimas latências da rede 5G, que elimina o atraso da transmissão, e pelas altíssimas velocidades de transmissão, que permitem recriar uma imagem virtual, capturada em estúdio especial, a partir de diversas câmeras que fazem o mapeamento 360 graus da pessoa que terá sua imagem projetada.

“O 5G é próximo novo do Brasil e a Claro já está se preparando para a sua chegada. O que fizemos preparando o primeiro estádio conectado com essa tecnologia no país, ao lado de parceiros como a Ericsson e o Allianz Parque, prova que isso é só o começo de uma transformação na forma de usar a conectividade como instrumento de entretenimento. O 5G é mais que conexão. Ele é mais experiência, colocando o consumidor no centro de tudo que há de mais inovador no mercado, que a Claro irá oferecer”, comenta, Márcio Carvalho, Diretor de Marketing da Claro.

A Claro foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive do 4.5G, que permite navegar até 10 vezes mais rápido que o 4G. O 5G é a nova geração da tecnologia móvel a ser disponibilizada no Brasil. Isso deve ocorrer após o leilão de frequências, previsto para ser realizado pela Anatel no próximo ano. Enquanto isso, a Claro já realiza testes desde 2018, quando foi a primeira operadora a instalar uma antena 5G no país, na Ilha do Fundão.

A tecnologia, que já é uma realidade em outros quatro continentes, foi utilizada na ativação de holografia no Allianz Parque neste domingo (20). Ela foi implementada no estádio e na sede da Claro, onde Lucas Lima estava, localizada no bairro de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. Com o 5G, o músico pôde participar em tempo real de um show que ocorria a aproximadamente 17 quilômetros de distância, no palco do Allianz Parque Hall.

Quando finalizou a apresentação e se despediu do público, Lucas Lima se deslocou imediatamente da sede da Claro para o Allianz Parque, na Zona Oeste da capital paulista, gerando e postando conteúdo ao longo do caminho em suas redes sociais, e também nos perfis @ClaroBrasil. Ao mostrar o percurso até o local, ficou clara a distância que o separava do público que o assistiu enquanto tocava seu violino. Assim que chegou ao estádio, ainda participou da ativação com VR imersivo.

“A essência do nosso negócio é aproximar as pessoas, conectá-las à música e ao esporte, promovendo o espetáculo da união. A parceria com a Claro e com a Ericsson nos permite usar a tecnologia para quebrar barreiras geográficas e nos torna a única arena do país totalmente pronta para receber o 5G, o que reforça nosso pioneirismo no mercado de entretenimento. Estamos prontos para o futuro, em que os usuários terão uma experiência ainda mais inovadora e imersiva”, comenta Márcio Flores, Diretor de Marketing e Novos Negócios do Allianz Parque.

Experiência única no palco

Para tornar esse momento ainda mais especial, a Claro e a Ericsson disponibilizaram óculos de realidade virtual (VR) com streaming e conectados ao 5G, com os quais o público pode vivenciar uma experiência imersiva, em meio à orquestra.

Uma câmera especial de até 8k de resolução, e filmagem em 360°, foi instalada entre o maestro Eder Paolozzi e a Nova Orquestra. Esse equipamento, usando a tecnologia VR, possibilitou assistir em tempo real a movimentação do maestro e dos músicos pelo palco. A experiência em 5G tornou o momento ainda mais dinâmico e interativo, possibilitando que os participantes estivessem na perspectiva do maestro enquanto ele regia a orquestra, em uma posição privilegiada e única para o espetáculo.

Transmissão multiplataforma

Toda essa história foi contada desde cedo, no próprio domingo, com interações nas redes sociais da Claro e do Lucas Lima, repercutida também nas redes sociais da Ericsson. A partir daí, próximo do horário de início do show, o músico fez postagens pessoais em seu perfil no Instagram (@fl.lucaslima), destacando sua participação no evento, e mostrando aos seguidores toda a produção bastidores na Claro, até a realização da transmissão holográfica em tempo real no Allianz Parque. Todo esse bastidor também foi destacado nos perfis da Claro.

E, para provar que a diversão e o entretenimento estão ao alcance de todos, a Claro realizou uma live da ativação no palco do Allianz Parque simultaneamente em seus perfis no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, com Lucas Lima tocando virtualmente ao lado do maestro Eder Paolozzi. Assim, todos os clientes e seguidores da empresa puderam acompanhar de casa esse momento histórico.

Além disso, diversos tipos de conteúdo e interações foram gerados após a ativação nas páginas da Ericsson e do Allianz, além do músico Lucas Lima e também da Nova Orquestra.

Benefícios para clientes Claro Clube

Para levar mais diversão e fidelizar seus clientes, a Claro disponibilizou ingressos para assistir ao show Led Zeppelin in Concert no Claro Clube, plataforma de benefícios da operadora. Além de aproveitar o espetáculo, centenas de clientes ainda foram surpreendidos com a ação surpresa, reforçando seu posicionamento de que busca sempre oferecer o novo para seus clientes.

Infraestrutrura técnica para viabilizar o estádio conectado

Para permitir a realização da demonstração, a Ericsson instalou no Allianz Parque uma rede 5G composta pela solução AIR 6488 (que agrega rádio e antena em um produto só) com Massive MIMO – que é uma feature que permite múltiplas conexões simultâneas em um mesmo dispositivo. A rede foi operada na frequência 3,5Ghz com largura de banda de 100MHz, autorizada pela Anatel, atingindo taxas acima de 1 Gbps. Essas taxas foram alcançadas graças à combinação das faixas de frequência LTE com a faixa de frequência 5G, mostrando assim a compatibilidade e convivência entre as duas tecnologias.

Além da rede 5G, a capacidade de rede comercial 4.5G da Claro foi triplicada no interior do Allianz Parque por meio da agregação de quatro faixas de frequência LTE, irradiando em quatro antenas Dual-beam posicionadas na horizontal, a fim de garantir melhor atendimento às características da Arena. E, para garantir alta capacidade da rede e baixa latência para atuais e futuros casos de uso do 5G, a rede de acesso foi integrada a uma solução vEPC da Ericsson. O Virtual Evolved Packet Core (vEPC) é uma estrutura para virtualizar as funções necessárias para convergir voz e dados em redes 4G Long-Term Evolution (LTE). O vEPC move os componentes individuais da rede principal, tradicionalmente executados em hardware dedicado, para servidores centralizados.

“Para a Ericsson, é motivo de grande satisfação poder realizar essa ação em parceria com a Claro no Allianz Parque, para demonstrar como o 5G vai transformar toda a sociedade. Para nós, o 5G já é uma realidade: fomos pioneiros na implementação do 5G em quatro continentes e, atualmente, já somam 19 as redes comerciais em operação nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, Ásia e Austrália utilizando a tecnologia 5G Ericsson. Nossa ampla vivência e experiência em deployment de rede nos permite assegurar que o Brasil está tecnologicamente preparado para implantar o 5G sem demora, assim que a frequência seja liberada pela Anatel, favorecendo assim um ganho expressivo de competitividade do País”, diz Rodrigo Oliveira, Vice Presidente de Negócios da Ericsson para a conta Claro.

Sobre a Claro

A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população.

A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. É líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Através da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações.

Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive o 4.5G, que permite navegar 10x mais rápido que a rede 4G tradicional. É líder em velocidade de conexão, tanto no celular como na banda larga residencial, com ultravelocidades.

A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e nos Estados Unidos.

Sem comentário para "Claro e Ericsson apresentam o primeiro estádio 5G do Brasil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS