Hoje o coordenador
geral do Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras
Drogas (CAPS AD) Estado, Marcelo Soares Costa, a pedido do jornalista
Jeisael Marques, no bairro Salinas do Sacavem para resgatar usuário
na região que lhe pediu ajuda.
“Fiz hoje uma
visita domiciliar no local, acompanhado de minha equipe, e consegui
convencer o senhor Djalma a iniciar uma nova vida. Uma das nossas
atividades são as visitas domiciliares que levam nossa equipe dentro
da comunidade para levar saúde aonde mais precisa, a periferia”,
disse o coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.
A visita domiciliar
é forma que o profissional de saúde tem de chegar até o paciente
que não tem interesse em se tratar, para neste momento, usando
abordagens técnicas, faça o convencimento é assim possamos evitar
medidas mais duras nos casos necessários como a internação
involuntária
“Feito o trabalho
de convencimento do mesmo da importância em realizar um tratamento e
com isso transformamos o que seria uma internação involuntária em
uma voluntária que terá más condições de ter resultados
efetivos”, disse o coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares
Costa.
O paciente resgatado
já iniciou o começado o processo de desintoxicação na Unidade
Acolhimento (UA) coordena por Daiane Oliveira.
O levantamento feito
pelo CAPS AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria
dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos,
dependente de álcool ou crack.
O CAPS AD é
destinado ao atendimento diário, com assistência clínica,
acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com
transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD
é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema
Único de Saúde.
Dentre os serviços
disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os
tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar,
atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS
estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS
possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de
atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao
atendimento diário deste quantitativo, explicou.
Um tremor sentido
foi sentido no final da tarde de hoje no prédio da Secretaria
Municipal da Fazenda – SEMFAZ. De acordo com as informações
preliminares o prédio foi evacuado por motivo de segurança. O
prédio é antigo e ainda não se sabe se o mesmo tem recebido
manutenção.
A prefeitura de São
Luís que utiliza o prédio ainda não se pronunciou sobre o caso que
ainda precisa de mais investigação
A preocupação
maior ficou por conta da tragédia que ocorreu recentemente em
Fortaleza (CE), quando um prédio de moradores de sete andares fazem
9 vitimas fatais.
A terapeuta oficial de ThetaHealing®️ Renata Sabino, que ministra o workshop “Alma Gêmea” nessa sexta (25.10) às 19H no Geap Saúde (Jaracaty Shopping)
Últimas vagas abertas para evento que acontece das 19H às 21H no Geap Saúde no Jaracaty Shopping
A Astral Cursos promove um evento inédito com a terapeuta e instrutora oficial de ThetaHealing®️Renata Sabino (RJ). O workshop “Alma Gêmea – Como Encontrar o Par Ideal”; com teorias e práticas baseadas nos conceitos de Viana Stibal, criadora da terapia energética ThetaHealing®️.
Não se trata de religião, mas sim de pura ciência! Baseado em conceitos de física quântica e o poder energético humano, o ThetaHealing®️ oferece ferramentas para reequilibrar a energia de cada pessoa, abrindo conexões à partir de meditações realizadas no chamado “estado theta”; que facilitam o acesso ao subconsciente e ajudam a co-criar realidades. Considerada uma das técnicas de energia mais poderosas do mundo, o ThetaHealing®️ pode e deve ser usado também para desconstruir crenças limitantes que muitas vezes nos impedem de crescer profissionalmente e prosperar, ou mesmo de encontrar um par ideal, a chamada alma gêmea. Tudo uma questão de energia e sintonia. E que pode, e deve, ser exercitada por todos.
Aberto ao público interessado e sem nenhum pré-requisito, o evento acontece nessa sexta (25.10), das 19H às 21H, no auditório do GEAP Saúde – térreo do Jaracaty Shopping. Inscrições e Informações com Leandro Souza (Tel: 91 – 980147709) ou Lara Andrade (Tel: 98 – 981067701). Taxa única de R$ 108,00.
Dos 18 deputados da bancada federal maranhense, somente Bira do Pindaré (PSB) votou contra o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) para uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Na sessão da última terça-feira, 22, foi aprovada pela Câmara Federal, por 329 votos favoráveis, 86 contra e uma abstenção, o acordo que concede aos Estados Unidos da América (EUA) o direito de utilizar o espaço do CLA para fins comerciais. O Projeto de Decreto Legislativo segue agora para apreciação e votação no Senado e depois para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Vale lembrar que o acordo foi assinado entre os governos do Brasil e dos EUA em março do corrente ano e contém cláusulas que garantem a proteção da tecnologia americana de foguetes.
Nas redes sociais, o parlamentar socialista justificou seu voto, dizendo ser totalmente a favor do funcionamento da Base e de acordos com quaisquer países, mas sem extremismos.
“Tudo que queremos é que as coisas sejam feitas da maneira certa. Não posso de maneira alguma trair as minhas convicções”.
Ronilson Freire (Ilustrador), Josiane Sousa (Casa de Cultura Josué Montello), Iramir Araújo (Roteirista), Jeane Pires e Luiz Carlos Cardoso (Equatorial Maranhão), convidados e Sebastião Moreira Duarte (Escritor) estivarem presentes no Lançamento da Obra “O Mulato”
O Lançamento da obra-prima de Aluísio Azevedo, o livro “O Mulato”, na Feira do Livro de São Luís (FeliS) com versão em quadrinhos que foi roteirizado por Iramir Araújo e ilustrado por Ronilson Freire. A HQ, que contou com o patrocínio da Equatorial Energia Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é impressa em papel pólen, formato 17x24cm, com 130 páginas, preto e branco e capa colorida. Seu formato mais jovial, permite uma democratização literária, envolvendo as novas gerações nessa obra genuinamente maranhense.
O projeto O Mulato em HQ teve início em 2017 e, além da Feira do Livro, a obra terá destaque em novembro mês da Consciência Negra, no Espaço Cultural Maria Firmina dos Reis, em São Luís e em dezembro na Comic Con Experience 2019 – CCXP em São Paulo. O Mulato em HQ já está disponível na livraria AMEI, no São Luís Shopping.
A Secretária Flávia Alexandrina (SEGEP) e o Diretor do HSLZ Plínio Valério Tuzzolo durante ação preventiva do HSLZ em Movimento na sede da SEGEP
Atendimento médico descentralizado à disposição dos servidores até essa quinta (24.10) até 17H
A Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência / SEGEP em parceria com o Hospital São Luís / HSLZ e o Centro Ambulatorial de Diagnóstico Holandeses / CADH está oferecendo mais saúde e qualidade de vida aos servidores públicos estaduais, e inovando ao oferecer um atendimento descentralizado e itinerante de prevenção em saúde.
O projeto “HSLZ em Movimento” consiste em levar até o local de trabalho do servidor a oferta de diversas consultas e exames com uma equipe médica e de enfermagem. Essa é uma ação importante, e que além do conforto e praticidade, pode ajudar a prevenir doenças, tratar eventuais enfermidades no início das mesmas e evitar futuras complicações e salvar muitas vidas.
O programa atende a uma orientação do Governo Flávio Dino e da SEGEP, sob o comando da Secretária Flávia Alexandrina, de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, preventivo e descentralizado de saúde aos servidores públicos estaduais.
Essa semana, até essa quinta – feira (24.10) o HSLZ em Movimento é voltado para os servidores da SEGEP, e acontece na sede da Secretaria no Calhau. Estão sendo oferecidos serviços de consultas nas especialidades de Ginecologia, Cardiologia e Clínica médica, além de Nutrição e exames laboratoriais.
SERVIÇO
O QUE: HSLZ EM MOVIMENTO NA SEGEP
ONDE: SEGEP / ANEXO IV DO CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO, NO CALHAU
O evento traz a especialista em Processo do Trabalho e advogada, Raíssa Bruna Máximo de Magalhães para ministrar a palestra “Premiação da Reforma Trabalhista: a revolução da meritocracia”.
Dois anos após a aprovação da Reforma Trabalhista, redação dada pela Lei 13.467/2017 que alterou diversas regras da CLT, o assunto ainda deixa muitas dúvidas. Afinal, como funciona na prática? Quais as mudanças mais impactantes na relação empregado x empregador?
Para debater sobre essa pauta e esclarecer sobre as regras da legislação trabalhista, a especialista em Processo do Trabalho e advogada, Raíssa Bruna Máximo de Magalhães, vem a São Luís para ministrar a palestra “Premiação da Reforma Trabalhista: a revolução da meritocracia”. O evento será realizado durante um café da manhã, no It Gourmet, nos próximos dias 29 e 30.
Um dos temas que mais geram debates sobre a legislação trabalhista é o pagamento de prêmios a colaboradores com base no desempenho superior às metas. Para a advogada é sem dúvida a alteração mais relevante da Reforma Trabalhista, isto porque objetiva a meritocracia. “Premiar os empregados que se destacam em seu labor, sendo uma forma de incentivo profissional. Com o fator premiação os empregados tendem a produzir mais e consequentemente os empresários diante de uma maior produção, com maior eficiência e excelência, lucram mais, alavancando sobremaneira sua empresa”, pontua.
Em um exemplo prático da chamada meritocracia, podemos comparar a história de dois pedreiros. Ao final de um dia de trabalho, um deles ergue uma parede de 5 metros, enquanto o outro, uma parede de 10 metros. Pela produção, ambos ganha o mesmo valor: R$1mil. O prêmio seria dado ao trabalhador mais produtivo em dinheiro ou bens como reconhecimento.
Além disso, o prêmio pago por liberalidade pelo empregador aquele empregado que tiver desempenho superior ao ordinário, não se incorpora ao salário deste, mesmo que pago com habitualidade, e ainda, não constitui base para incidência de encargos trabalhistas e previdenciários. “Tenho implementado prêmio em diversas empresas no país todo e os resultados têm sido incríveis”.
O encontro vai reunir empresários e contabilistas que poderão esclarecer suas dúvidas e obter mais conhecimentos a serem aplicados nas relações trabalhistas. O evento é uma realização Coopercard em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Maranhão (SESCAP-MA).
Representantes da Prefeitura de Timon e Governo do Estado firmam parceria com a Equatorial Maranhão para divulgar o benefício da tarifa social
Equatorial Maranhão estimula cadastro das famílias para receber descontos na tarifa de energia elétrica
O Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Timon, em parceria com a Equatorial Energia, lançaram na última segunda-feira (21) a campanha Tarifa Social de Energia Elétrica. O evento, que aconteceu no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, reuniu a comunidade de Timon, além de assistentes sociais e agentes comunitários. O encontro teve o propósito de alertar a população sobre a importância de atualização de dados no cadastro único para que os benefícios sociais não sejam suspensos ou cancelados.
“Mais de 20 mil pessoas são beneficiárias do Bolsa Família, mas por causa do descuido de não atualizarem o cadastro único acabam perdendo o benefício”, enfatizou o vice-prefeito de Timon, João Rodolfo. O gestor reforçou ainda para que a população usufrua e divulgue essa parceria. “Aproveitem esse papel que o Governo do Estado, a Equatorial Maranhão e a Prefeitura de Timon vêm fazendo”.
O subsecretário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – Sedes, Clovis Paz, também fez um alerta. “A importância desse dia de hoje se resume em benefícios. Por isso, eu quero reforçar para que todos vocês divulguem essa ação, pois todos precisam desses benefícios”.
No evento, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o benefício da tarifa de energia, onde os consumidores podem ter desconto de até 65% na conta. “Muitos ainda não sabem que possuem direito ao desconto na conta de energia. Por isso, buscamos mais ainda parcerias para divulgação do programa”, destacou Silvia Vasconcelos, Analista Comercial da Equatorial Maranhão. Segundo dados da companhia, 369 mil famílias encontram-se dentro da linha de consumo para benefício do programa, mas ainda não se cadastraram, e cerca de 150 mil famílias correm o risco de perder o benefício ainda este ano por conta da desatualização cadastral.
Para ter acesso ao desconto na conta, basta possuir o NIS – Número da Identificação Social e ligar na Central 116 ou ir a uma Agência de atendimento da Equatorial Energia Maranhão mais próxima, com os seguintes documentos: Documento Oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte) e o CPF do titular da Conta; para família indígena, é possível apresentação do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).
A doméstica Maria das Graças de Assis, moradora do bairro Maracanã na zona rural e que trabalha como diarista não escondia a felicidade de levar os dois filhos pequenos, Marta Maria e Caio, de quatro e cinco anos respectivamente, pela primeira vez a uma peça de teatro infantil. Com o orçamento familiar sempre apertado e morando longe onde não há teatros, os filhos de Maria das Graças há muito desejavam ver personagens encenando estórias e levando a garotada a soltar a imaginação.
E o sonho de Marta e Caio foi realizado exatamente no último Dia das Crianças (12.10) quando os irmãos foram levados pela mãe para a grande festa popular que foi o projeto Arena Alegria, na Praça Maria Aragão. Lá eles assistiram a peça “Fala, Pikena” entre outras atividades integrativas que aliaram cultura e lazer.
“Quando soube que ia acontecer esse projeto aqui, reservei o dinheiro da passagem de ônibus e tirei folga nesse dia para trazer meus filhos para uma tarde de lazer, pois as atrações seriam todas de graça e além do teatro eles também gostaram muito do show musical. Esse tipo de lazer não acontece na zona rural e é sempre caro para nós que somos pobres. Me senti muito feliz em poder dar esse presente a meus filhos, que brincaram muito como toda criança deve brincar”, disse emocionada a mãe de Marta e Caio.
Eles estavam entre o público de mais de onze mil pessoas de todas as idades e classes sociais que brincaram juntas e se divertiram muito na segunda edição do projeto social e cultural Arena Alegria.
O evento promovido pelo Grupo Oito da produtora Cássia Melo contou com patrocínio da Equatorial Energia via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. E ofereceu à garotada lazer educativo e cultura de forma democrática: Jogos e recreações, show de piadas com Miguel Pflueger, Coletivo “O Circo tá na Rua”; Peça Teatral “Fala, Pikena”, e Show Musical com a banda Carrossel Encantado.
Idosos e pessoas com deficiências (PCD`s) tiveram um espaço reservado, com muita acessibilidade e conforto; além de tradutores de libras durante toda a programação. Bastante elogiado pelas crianças, pais e familiares que participarem, o Arena Alegria é relevante para o público infantil; e merece muitas outras edições, não apenas em São Luís mas em todo o Maranhão.
“Meu sonho é levar esse projeto a diversos bairros e a outras cidades maranhenses. Todas as crianças devem ter acesso ao lazer e à cultura. Agradeço à Cemar e ao Governo do Maranhão pela sensibilidade que tiveram em apoiar esse projeto esse ano e que venham mais edições. A garotada merece” declarou a organizadora do projeto Cássia Melo.
O APP RecargaPay já pode ser usado em todos os ônibus de São Luís, mas somente da área urbana
Mais agilidade e comodidade para usuários com APP que oferece benefício da recarga de cartão de transporte sem taxa e pelo celular, com dinheiro de volta e R$ 10 de desconto no primeiro uso
Mais comodidade, autonomia, segurança, economia de tempo e conforto para os usuários do sistema de transporte coletivo da capital maranhense! Esses são alguns dos benefícios que os usuários vão ganhar com a chegada do aplicativo RecargaPay a São Luís; que acaba de ser lançado pelo SET / Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís, nas modalidades “vale – transporte” e “meia passagem”, já ativado e pronto para ser usado pela população.
A exemplo de outras capitais que usam esse aplicativo como Curitiba, Recife, Maceió e São Paulo agora todos os usuários do transporte público de São Luís que desejarem, podem fazer a recarga de seus créditos pelo celular do tipo smartphone sem taxa, na hora e no local que quiserem, sem precisar ir até um posto físico do SET, e o melhor, pagando com o cartão de crédito e tendo o crédito de viagens já liberado em poucos minutos.
Para marcar a chegada do serviço na capital maranhense, a empresa está com um cupom de desconto de R$ 10,00 para a primeira recarga do cartão de transporte.
Para utilizar o APP, basta o usuário fazer o download do aplicativo gratuitamente, disponível para Android e iOS e realizar o cadastro. Selecionar a opção “Cartão de Transporte”, “Adicionar um Cartão” e inserir o número do cartão. E o melhor, com download gratuito. Para obter o desconto, o usuário deve escolher a opção “Cartão de Crédito” e inserir o código BU em “Adicionar Cupom de Desconto” no ato do pagamento. Depois, basta aguardar o período de 24h para que os créditos sejam liberados automaticamente no cartão de transporte.
Pessoas que não têm cartão de crédito também conseguem utilizar o serviço por meio do saldo da carteira RecargaPay. O usuário pode fazer uma transferência bancária, depósito ou pagar um boleto para adicionar crédito à carteira digital e usar o valor para realizar as recargas. Entre as principais vantagens é que a transação por aplicativo permite que os usuários evitem filas em postos de recargas e não fiquem sem créditos em seus cartões eletrônicos de transporte.
Além do cupom promocional, a empresa também traz para os usuários do aplicativo, benefícios exclusivos: 5% de dinheiro de volta (em transações de até R$ 20,00 com cartão de crédito) e R$ 5,00 de cashback na primeira recarga.
Daniel Matias (RecargaPay) e o Presidente do SET Gilson Neto, na coletiva de imprensa que marcou a ativação do aplicativo RecargaPay a São Luís, para recarga de créditos de transporte coletivo via celular
Esses e outros detalhes sobre o APP foram apresentados em coletiva de imprensa pelo Presidente do SET Gilson Neto, acompanhado do Vice Presidente de Novos Negócios da RecargaPay, Daniel Matias. O Sindicato reafirmou o seu compromisso para com a modernização do sistema de transportes coletivos da capital maranhense, visando oferecer a todos os usuários uma experiência cada vez melhor:
“O SET não tem medido esforços para fazer os investimentos necessários e modernizar o sistema de transporte coletivo de São Luís. Estamos fazendo isso de forma responsável e muito planejada, para que a automação e o uso da tecnologia só tragam benefícios a todos. Iniciamos esse processo com a ampliação dos horários de vendas de créditos no início do ano. Depois, a partir do último mês de julho, ampliamos os postos de vendas de créditos e atualmente contamos com 15 postos de vendas espalhados pela cidade, à disposição dos usuários, e alguns funcionando com horário ampliado, a exemplo dos postos que ficam nas unidades dos Vivas / Procons, e que estão também em locais como o Shopping da Ilha e Pátio Norte Shopping; que abrem em finais de semana e até às 22H nos dias de semana. Essas medidas já facilitaram a vida dos usuários, mas sabíamos que a meta maior era oferecer a total liberdade e comodidade a cada cliente. E agora com a chegada do aplicativo RecargaPay, pode-se fazer a recarga sem sair de casa e na hora em que desejarmos. Pesquisamos o mercado e contratamos o que há de melhor e mais moderno nessa área”, declarou Gilson Neto, Presidente do SET.
O executivo Daniel Matias, VP da RecargaPay reforçou “o quanto é fácil e simples para acessar o APP”, e fez uma demonstração ao vivo de como carregar créditos via smartphone.
“Estamos muito felizes de não cobrar nenhum valor extra para os cidadãos, como parte da nossa missão de democratizar os pagamentos pelo celular no Brasil”, explica Daniel Matias.
Ele ressaltou que a RecargaPay é líder em pagamentos por celular no Brasil. Em 2018, alcançou mais de 10 milhões de downloads. A empresa também é líder na realização de transações para cartões como Bilhete Único SPTrans (São Paulo e região metropolitana), NOSSO (Ribeirão Preto-SP), SOU (Diadema-SP), Bilhete Único (São José dos Campos-SP), Rápido Taubaté (Taubaté-SP), VEM (Recife-PE), PRATI (Pelotas-RS), URBS (Curitiba-PR). Para outras informações: www.recargapay.com.br.
O VP da RecargaPay Daniel Matias fez uma demonstração de como é fácil e rápido carregar os créditos via celular do tipo smartphone
O Presidente do SET fez questão de lembrar que o uso do cartão / bilhete eletrônico só traz benefícios e que a meta do Sindicato é elevar para 100% o uso dessa modalidade de pagamento, retirando cada vez mais o dinheiro dos ônibus:
“Todos lucram com o bilhete eletrônico, em especial o usuário dos coletivos. Além da liberdade e facilidade para recarregar os créditos de forma online via celular, e eliminar de vez o problema de falta de troco nos ônibus, essa modalidade também contempla o usuário com a integração temporal (uso de mais de um coletivo em sistema de integração mediante um único pagamento, algo que quem paga em dinheiro não desfruta. Existem pesquisas de outras cidades, como Fortaleza, que comprovam que aumenta a segurança dentro dos coletivos e também agiliza a entrada dos passageiros quando a operação é toda automatizada, sem pagamento em dinheiro. Para chegarmos a essa realidade basta que os usuários façam a adesão ao cartão eletrônico, cuja emissão da primeira via é gratuita, e comecem a usar o APP”, enfatizou Gilson Neto.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…