CAPS AD recebe visita de agentes comunitárias de saúde de Santo Amaro

O coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa, entre agentes comunitárias de saúde Francisca e Elza trabalham na comunidade de Ponta Verde, em Santo Amaro

Hoje, pela manhã, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) recebeu algumas agentes comunitárias de saúde, são braços ações principalmente no caráter preventivo em ações de saúde, a Francisca e a Elza trabalham na comunidade de Ponta Verde, Santo Amaro, na oportunidade fizemos capacitação das mesmas em álcool e drogas e distribuímos material informativo confeccionado pela direção da unidade, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos.

“Com estas capacitações conseguimos estender as atividades preventivas do CAPS AD a todo o Estado, iniciativa está única e quem vem conseguindo levar educação na área da dependência química em comunidades remotas de nosso Estado e contribuindo com a política de saúde mental nesta área”,disse o coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

CAPS AD Estado promove capacitação para agentes comunitários de saúde nos interiores.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. A instituição é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Um cavaquinho na praça – mas não qualquer cavaquinho

Destaque do instrumento, o baiano Messias Britto é o convidado da última edição de RicoChoro ComVida na Praça em 2019

Messias Britto é o que se pode chamar de garoto prodígio. Natural de Euclides da Cunha, no sertão baiano, viu um cavaquinho pela primeira vez aos 12 anos e aos 14 já chamava a atenção pela desenvoltura ao instrumento. Foi na mesma época que conheceu o Choro, ao tomar contato com a música de Waldir Azevedo em um disco de vinil, o que o levou a ser pioneiro na região em que nasceu: com amigos, fundou o grupo Os Chorões do Cumbe, o primeiro do sertão baiano.

Com 19 anos mudou-se para a capital baiana, a convite do Clube do Choro da Bahia. Em Salvador deu aulas práticas de cavaquinho e, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), levou o projeto “Cavaquinho na música brasileira” a diversas escolas, tocando repertório de Choro e música popular brasileira.

Messias Britto tem dois discos gravados: “Baianato” (2017) – justaposição de baiano nato – e “Cavaquinho polifônico” (2018), em que, ao mesmo tempo, faz ritmo, melodia e harmonia. No primeiro disco, o músico é acompanhado por outros instrumentistas; no segundo, está sozinho, e se basta. Em ambos, passeia com desenvoltura por gêneros como Choro, baião, valsa, samba, entre outros. No disco mais recente contraria os que ainda ousam dizer que o cavaquinho é um instrumento limitado: pelo contrário, “Cavaquinho polifônico” é um disco que demonstra que o cavaquinho é rico e completo.

Messias Britto é o músico convidado da última edição de RicoChoro ComVida na Praça em 2019. O sarau, gratuito e aberto ao público, acontece na Praça Gonçalves Dias (Centro), neste sábado (9), às 19h. O evento tem patrocínio de TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão. O projeto é uma realização de Eurica Produções, Girassol Produções Artísticas e RicoChoro Produções Culturais.

Roda de conversa – Na sexta-feira (8), às 16h, Messias Britto participa de Roda de Conversa na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Rua da Estrela, 363, Praia Grande). O bate-papo é aberto a professores, estudantes, instrumentistas, curiosos e interessados em geral e será mediado por Ricarte Almeida Santos, idealizador e coordenador de RicoChoro ComVida na Praça.

Companhias – O Quarteto Crivador é o grupo que receberá e dialogará com Messias Britto no palco. O grupo é formado por Luiz Jr. Maranhão (violão sete cordas), Marquinhos Carcará (percuteria), Rui Mário (sanfona) e Wendel de la Salles (bandolim). Crivador é o nome de um dos três tambores da parelha do tambor de crioula. O nome indica a polifonia com que o grupo trabalha, mesclando ritmos da cultura popular do Maranhão ao Choro. Não poderia haver time mais indicado para receber o baiano.

Mas isso não é tudo: a noite conta ainda com as presenças do dj Joaquim Zion e momento poético com Celso Borges, dois dos artistas mais reconhecidos em suas áreas no Maranhão. A coleção e as pesquisas de Joaquim Zion vão muito além do reggae, cena pela qual é mais conhecido: incluem um vasto acervo de música brasileira e música negra – uma espécie de ponte Bahia-Maranhão, poderíamos arriscar, a evocar o encontro de Messias Britto e do Quarteto Crivador no palco. Celso Borges, além de poeta com mais de 10 livros lançados, é também letrista renomado, autor de parcerias com Alê Muniz, Fagner, Fausto Nilo, Nosly e Zeca Baleiro, entre muitos outros.

Homenagem – O sarau de encerramento de RicoChoro ComVida na Praça contará ainda com a participação especial do compositor Joãozinho Ribeiro. Homenageado da temporada 2019 do projeto, ele completa, este ano, 40 anos de música, contados a partir da participação em um festival universitário, em 1979. Realizou uma turnê nacional comemorativa, passando por diversas capitais brasileiras e municípios do interior do Maranhão, contando com participações especiais de diversos parceiros e intérpretes. Músicas de sua autoria estiveram presentes ao repertório dos saraus realizados pelo projeto este ano.

Acessibilidade — Todas as edições de RicoChoro ComVida na Praça garantem a presença confortável de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto garante banheiros acessíveis, assentos preferenciais com sinalização, audiodescrição e tradução simultânea em libras.

Serviço

Sarau

O quê: encerramento da temporada 2019 de RicoChoro ComVida na Praça

Quando: dia 9 de novembro (sábado), às 19h

Onde: Praça Gonçalves Dias (Centro)

Quem: Celso Borges, dj Joaquim Zion, Quarteto Crivador e Messias Britto. Participação especial: Joãozinho Ribeiro

Quanto: grátis

Patrocínio: TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão

Realização: Eurica Produções, Girassol Produções Artísticas e RicoChoro Produções Culturais

Roda de conversa

O quê: Roda de conversa

Quando: dia 8 de novembro (sexta-feira), às 16h

Onde: Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Rua da Estrela, 363, Praia Grande)

Quem: Messias Britto e Ricarte Almeida Santos

Quanto: grátis

Patrocínio: TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão

Realização: Eurica Produções, Girassol Produções Artísticas e RicoChoro Produções Culturais

Final da Libertadores faz busca de brasileiros por Lima crescer 2762%

Estádio Municipal de Lima (Peru) onde será a final da Libertadores entre Flamengo e River

Dados do KAYAK também revelam crescimento expressivo de buscas por passagens na Argentina

São Paulo, novembro de 2019 – Na última terça-feira, 05 de novembro, foi decidido que a final da Libertadores, disputada entre Flamengo e River Plate, será transferida de Santiago para Lima. O KAYAK, maior plataforma de planejamento de viagens do mundo, fez um levantamento para entender o impacto da decisão na busca por passagens aéreas para Lima no fim de semana da final, revelando um enorme aumento de buscas saindo do Brasil e da Argentina:

Variação na busca por passagens aéreas para Lima
OrigemVariação
Brasil+ 2.762%
Rio de Janeiro+ 8.328%
Argentina+ 1.445%

Normalmente buscas saídas do Rio de Janeiro representam 12% das buscas totais para Lima no Brasil; no dia 05 de novembro, passaram a representar 36%. “Se depender do interesse de viajar para acompanhar a final, o Brasil ganha”, brinca Eduardo Fleury, Líder de Operações do KAYAK no Brasil.

METODOLOGIA

A pesquisa foi feita no dia 06/11/2019 na base de dados do KAYAK buscando por voos de ida e volta na classe econômica saindo de todos os aeroportos do Brasil e da Argentina com destino a todos os aeroportos de Lima. Foi comparado o volume de buscas em 05 de novembro de 2019 com a média diária de outubro de 2019, para viagens de 22 a 24 de novembro de 2019.

Sobre o KAYAK

O KAYAK ajuda milhões de viajantes pelo mundo a tomarem decisões confiantes de viagem. Principal buscador de viagem do mundo, o KAYAK pesquisa outros sites para mostrar aos viajantes as informações de que precisam para encontrar os melhores voos, hotéis, carros de aluguel e pacotes de viagem. O KAYAK é uma subsidiária de gestão independente da Booking Holdings (NASDAQ: BKNG). Para mais informações, visite www.KAYAK.com.br.

Site: http://www.kayak.com.br

Blog: http://www.kayak.com.br/news/

Instagram: https://www.instagram.com/kayak_br/

Facebook: https://www.facebook.com/kayak.brazil

Youtube: http://www.youtube.com/channel/UC9YU7D-Wac7rDciaQ7LeptQ

Para baixar o aplicativo: http://www.kayak.com.br/mobile

Curso de Risotto na Cozinha Potiguar com Luanna Lima

Luanna Lima é quem comanda a Cozinha Potiguar nesse sábado (9.11) no Cohafuma, ministrando o Curso de Risotto

Nesse sábado (9.11) a Cozinha Potiguar promove mais um super curso de culinária, gratuito e aberto ao público. E com um tema delicioso!

Trata-se do Curso de Risotto, um dos pratos mais famosos da Itália; que surgiu na região norte do país, na Lombardia, e depois conquistou o mundo com status de prato sofisticado e que permite mil receitas com os mais diversos ingredientes.

O curso será ministrado por Luanna Lima, que vai ensinar como fazer duas versões diferentes de risotto, além de uma saborosa receita de sobremesa espanhola para harmonizar com esse prato à base de arroz.

O curso será realizado na loja Potiguar do Cohafuma, na Cozinha Potiguar, das 9h30 às 11h30. Podem participar também pessoas sem experiência em gastronomia. O curso é gratuito, mas com vagas limitadas, mediante inscrição nos stories @potiguarhomecenter.

Fácil de fazer, delicioso e sofisticado, o risotto pode ser um verdadeiro “prato curinga”, para ser servido em festas, para receber amigos ou mesmo no dia a dia.

Você conhece sua conta de energia?

A Equatorial Maranhão com compromisso em compartilhar informações com transparência e estreitar a confiança com as famílias maranhenses reuniu alguns pontos importantes para que você compreenda a sua conta de energia. Geralmente ao receber uma conta, a primeira coisa que você olha é para o valor cobrado, não é mesmo? A maioria das pessoas faz a mesma coisa. Mas, é importante ficar atento às outras informações presentes na fatura, elas são muito importantes, pois é um demonstrativo detalhado do valor final.

O que é importante saber?

  • No campo Dados do Cliente, além, dos dados pessoais como Nome, Endereço e CPF, agora também está incluso o tipo de tarifa do cliente, se ele é monofásico, trifásico ou se é cliente Tarifa Social Baixa Renda, aqueles clientes que tem direito a desconto de até 65% na sua conta de energia, por conta do valor de sua renda mensal.
  • Observe no canto superior, do lado esquerdo da sua conta, lá você encontra o número da conta contrato da sua casa, e esse número deve ser informado toda vez que você precisar de atendimento da Equatorial Energia. Uma dica é salvar o número da conta contrato na agenda do celular, por que aí fica mais fácil na hora de informar no 116 ou para  a Clara no WhatssApp,  com isso seu atendimento fica mais rápido.
  • Na conta também tem o campo de Informações de Tributos, onde estão o PIS, COFINS e ICMS. Estas informações também vêm detalhadas no campo Demonstrativo de Faturamento, desta forma, você consegue identificar os custos que incidem no consumo e que são repassados para o Governo Federal e Estadual.
  • Também no campo Demonstrativo de Faturamento, você encontra o valor da iluminação pública do seu município. Esse valor é repassado para as Prefeituras fazerem a manutenção da iluminação da sua rua e do seu bairro.
  • Outro campo importante na conta é o de Reaviso de Vencimento e informações para o cliente, que estão em destaque com tarja vermelha, informando se há alguma conta que não foi paga ou outro assunto que merece sua atenção.

Qualquer dúvida a respeito da conta de energia, a Equatorial Maranhão orienta que o cliente procure as Agências de Atendimento ao Cliente da empresa ou se preferir, ligue para a Central de Atendimento 116 gratuitamente.

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima