A nadadora maranhense Thayara Cardoso é campeã da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude/2019. Ela nadou os 100m nado costas, batendo o recorde estadual da categoria Absoluto, com o tempo de 1’04″11. Competindo na piscina de 25 metros do SESI de Blumenau/SC, entrou para a lista dos 144 atletas da Nina que se tornaram campeões brasileiros de Natação (sem contar as Maratonas Aquáticas). (segue reportagem publicada no SporTV)
O clima estava bom e a confiança melhor ainda. Thayara participou da categoria de 15 a 17 anos. Havia se preparado muito para essa prova. Defendeu o colégio Upaon-Açu e o estado do Maranhão. A medalha de ouro corou todo esforço da atleta patrocinada pela Equatorial Maranhão e Governo do estado do Maranhão, através da Lei de Incentivo ao Esporte.
O empresário e mantenedor do Grupo Ceuma, Mauro Fecury, também recebeu a visita da comissão organizadora da festa
Evento acontece neste sábado, às 16h, no Marista Araçagi, com shows de Argumento, Pandha S.A., Fabrícia, banda Daphne e Bicho-Terra
São Luís – Depois de Maceió, Natal e João Pessoa, a megafesta oficial “Ex-Marista Nunca”, organizada pela Pororoca Produções, com direção geral do Irmão Luís André Pereira, acontece em São Luís neste sábado, às 16h, no Marista Araçagi. O evento, com ingressos limitados para ex-alunos, familiares e amigos, será uma grandiosa e marcante confraternização de fim de ano e reunirá gerações que passaram pela instituição, incluindo autoridades que, atualmente, ocupam importantes funções no governo, políticos, empresários e profissionais das mais diferentes áreas.
Comissão organizadora da festa é recebida pelo presidente do Conselho de Administração do Grupo Mirante, Fernando Sarney
Muitos ex-alunos desembarcam do exterior especialmente para reviver o seu passado estudantil e reencontrar pessoas que fizeram parte de sua história nos tempos do colégio. Além das atrações musicais, como banda Argumento, Pandha S.A., Fabrícia, banda Daphne, Bicho-Terra e os DJs Álvaro Carneiro, Arsênio Filho e Ricardo Pacífico, o evento reserva um momento especial, o qual está sendo guardado a sete chaves.
Segundo o diretor geral do Colégio Marista Araçagi, Irmão Luís André Pereira, a festa que está mobilizando pessoas em todo o Maranhão, de outras cidades do Brasil e do exterior, contará com a presença de 150 ex-professores.
“Nós estamos preparando uma festa das mais contagiantes. Nossa intenção é promover um reencontro de amigos e entre gerações. A iniciativa é um grande sucesso em todas as cidades onde acontece e aqui em São Luís não será diferente, pois as expectativas são as melhores possíveis”, disse.
O desembargador Jorge Rachid exibe camiseta da festa, ao lado dos organizadores
Camiseta – Todos os presentes usarão uma camiseta personalizada e a festa contará com a presença do governador Flávio Dino, que estudou no Marista entre os anos de 1974 e 1985. Ele recebeu o convite com entusiasmo de uma comitiva Marista no Palácio dos Leões e, na oportunidade, gravou um vídeo em que aparece vestido com a camisa e convidando para o evento. Em outro vídeo, o governador aparece ao lado de secretários estaduais, que também fazem a mesma convocação. “Sem dúvida, será um momento não somente de reencontro, mas, sobretudo, de fraternidade, solidariedade e para reafirmarmos bons valores e princípios em favor do Brasil”, disse Flávio Dino.
Segundo Ricardo Fernandes, diretor da Pororoca Produções, além do governador Flávio Dino, várias outras autoridades receberam o convite (camiseta) de forma especial, entre elas, o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, o desembargador Jorge Rachid Mubarack Maluf e o presidente do Conselho deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney.
Livro mostra ex-alunos do Colégio Marista, entre eles o ex-presidente José Sarney
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, também confirmou presença. Conforme a direção da escola, um dos mais ilustres alunos Marista vivo no Maranhão é o ex-presidente da República José Sarney. “Todos estão muito animados com o evento e revelaram seu entusiasmo em poder rever amigos e ex-colegas de turmas”, disse Ricardo Fernandes.
O Colégio Marista está presente no Maranhão há 11 anos, mas contabiliza mais de 200 anos e sua marca é conhecida em 80 países. No Brasil, a instituição formou milhares de pessoas em 110 cidades. No estado, é uma das mais modernas escolas e está em processo de crescimento. Entre outras coisas, é a única que firmou parceria com a Universidade de Cambridge e implantará, ainda este ano, o método bilíngue.
Equatorial Maranhão orienta sobre solicitação e os prazos
O ano já está chegando ao fim, e muita gente já programou as comemorações de Natal e réveillon. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça as orientações de segurança com energia elétrica para este período.
Ligações Provisórias- A maioria das festas necessita de uma carga maior de energia elétrica, por isso os promotores de eventos, donos de casas de festas e produtores culturais de prefeituras precisam estar atentos para solicitar com antecedência a Ligação Provisória para seus eventos. É importante averiguar junto ao proprietário do imóvel escolhido para o evento, se as instalações elétricas do mesmo suportam a estrutura de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco, dentre outros).
Além disso, quem aposta em uma renda extra para esse período, donos de food trucks e bancas para venda de bebidas e lanches, precisam também solicitar a ligação provisória. Isto evita a sobrecarga de transformadores ou subestações, que pode causar falta de energia, curto circuito e acidentes graves. A Equatorial Maranhão conta com equipes para verificar em campo a regularidade dessas instalações durante o período de festa.
Solicitar com antecedência – As solicitações precisam ser feitas no mínimo 5 dias úteis antes do evento, diretamente em uma de nossas agências de atendimento ou postos credenciados. O solicitante precisa levar RG, CPF e informar a carga que precisará para o seu evento, baseado nos equipamentos que serão usados no local, além de informar o endereço completo do local da festa.
Riscos das ligações clandestinas – As ligações clandestinas oferecem riscos à população e também para quem realiza este crime. Quando identificada, estas ligações são retiradas imediatamente pelas equipes da Equatorial Maranhão, como forma de preservar a segurança das pessoas. O desvio de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal e pode chegar até 4 anos de reclusão, além de representar riscos de morte a quem faz e a toda população próxima.
Em casos de acidentes com curto circuito a orientação é imediatamente isolar o local, não se aproximar de cabos, fios partidos ou de pessoas em contato com os fios energizados. A população deve ligar imediatamente para Central de Atendimento 116 e para o Corpo de Bombeiros 192.
Os Presidentes da CDL SLZ Fábio Ribeiro e da ACM Felipe Mussalém ladeando o poeta, escritor e palestrante Bráulio Bessa
Foi inspirador e emocionante a palestra de quase duas horas proferida pelo poeta, repentista e escrito cearense Bráulio Bessa, que veio a São Luís a convite da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial do Maranhão, em promoção conjunta no lançamento oficial da campanha Natal de Prêmios.
Usando a técnica do storytelling, mas de forma divertida e com muita personalidade, Bráulio Bessa contou como em apenas 5 anos conseguiu passar de um anônimo funcionário público no interior cearense a um dos artistas mais acessados da plataforma GSHOW da Rede Globo. Autor de livros de poesia que são bestsellers, ele conseguiu realizar o seu objetivo maior de vida que era lançar um livro que chegasse em todos os Estados do país; levando poesia com mensagens transformadoras às vidas do brasileiros. E mais, conquistou um quadro permanente como poeta no programa Encontro com Fátima Bernardes, além de sucesso em redes sociais com milhares de seguidores.
Madelon Araújo (O estado MA) com o filho, atenta à palestra de Bessa
De palestrante e poeta desconhecido ao artista de sucesso que é hoje, Bessa precisou reunir doses dos valores que são comuns aos empreendedores de sucesso: Coragem, determinação, resiliência, garra, foco e perseverança além de uma paixão maior pelo seu sonho.
Ele fez mais, democratizou a cultura nordestina ao levar a poesia e o cordel a tantos lares brasileiros, com mensagens de otimismo e fé. Das risadas às lágrimas, a palestra de Bessa contou toda essa trajetória e ajudou a inspirar ainda mais os lojistas e empreendedores maranhenses a não desistirem de trabalhar para realizar seus sonhos e projetos.
FOTO/DANIELLE VIEIRA: O Presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro e o Presidente da ACM, Felipe Mussalem com o Papai Noel que leva a sua caravana nesse sábado, as 10hs, saindo da Praça Patheon para a Rua Grande iniciando a Campanha de Natal
A CDL vai levar Papai Noel e sua caravana para o centro comercial de São Luís. Neste sábado, 30 de novembro, a partir das 10h será o lançamento oficial do Natal.
A programação tem início na Praça do Panteon, onde o cortejo natalino se concentra e segue pela Rua Grande, para animar os consumidores que vão às compras, ao som de músicas natalinas, executadas pela Banda do Bom Menino.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…