CAPS AD participa de operação integrada para acabar com Cracolândia do João Paulo

1comentário

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado, Blitz Urbana, Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SENCAS), Secretaria de Saúde, Polícia Civil, Polícia Militar Comitê Gestor de Limpeza realizam operação integrada para acabar com Cracolândia do João Paulo e oferecer serviços de saúde para esta população em vulnerabilidade social e usuários de drogas.

“A intenção é impedir a aglomeração de dependentes químicos em pontos da cidade e dar condições para que eles vençam as drogas de maneira digna e sem truculência. Nesta operação 10 dependentes químicos aceitaram tratamento”, disse o coordenador do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa.

Na ocasião foram executados diversos serviços em saúde mental e física, aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites, vacinação, avaliação nutricional e física, internação e atendimento psiquiátrico para dependência química.

A ação iniciou às 6h e foi até às 12h, no João Paulo um dos maiores pontos comerciais de São Luís (MA). “Mais uma ação positiva em saúde física e mental do CAPS AD Maranhão, secretaria de saúde junto da comunidade. Nós recebemos vários moradores aqui. Nossa equipe orienta sobre como é o tratamento e fica a cargo deles decidir se querem ou não fazer. O delegado Joviano Furtado foi o responsável pela estrutura física da ação e pela ação resgate junto com o CAPS AD que este ano completa 10 anos de Ação Resgate. A ação já é o maior serviço público em saúde mental do Estado”, disse o coordenador do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa.

O levantamento feito pelo CAPS AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

1 comentário para "CAPS AD participa de operação integrada para acabar com Cracolândia do João Paulo"


  1. Desafio Jovem do Maranhão

    Parabéns, Dr Marcelo, Delegado Jovelino e toda equipe!

deixe seu comentário