Ação Resgate é realizada para evitar proliferação da Covid-19 entre usuários de drogas

0comentário
O coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa, durante atividade da Ação Resgate, no Mercado Central

Para evitar a proliferação da Covid-19 e outras doenças infecciosas ocorreu ontem a sexta edição da Ação Resgate, nas imediações do Mercado Central, no Centro, promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Droga (CAPS AD) Estado, Delegacia de Costumes e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

O diretor geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa, disse que ação ocorreu no local por haver grande quantitativo de dependentes químicos e foi realizada no decorrer do período da manhã de maneira organizada e sem haver aglomeração. “O trabalho foi feito de maneira bem organizada para não haver aglomerações e sendo essencial diante do quantitativo de usuários de entorpecentes que há nessa localidade da capital”, explicou Marcelo Costa.

Ele ainda informou que um total de 40 pessoas foram vacinadas contra H1N1 como também duas pessoas retiradas das ruas e encaminhadas ao CAPS AD onde foram submetidas a exames da Covid-19, HIV, hepatite e sífiles. Em seguida, elas foram encaminhadas para um abrigo e devem passar por um processo de tratamento clínico.

O delegado da Costumes, Joviano Furtado, declarou que esta é a segunda Ação Resgate realizada somente durante o período de pandemia na capital. Neste esta última edição foram oferecidas vacinas para a comunidade, que é de cunho importante para evitar doenças, como ainda deram informações sobre a higiene das mãos e distribuíram máscaras. “Demos atenção aos dependentes químicos para evitar a proliferação do coronavírus e não foi confirmado caso dessa virose”, contou Joviano Furtado.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e

reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Sem comentário para "Ação Resgate é realizada para evitar proliferação da Covid-19 entre usuários de drogas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS