BRK AMBIENTAL REALIZA PROGRAMAS PARA APOIO À SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL DE FUNCIONÁRIOS E FAMILIARES DURANTE PANDEMIA

0comentário
FOTO – DIVULGAÇÃO: A psicóloga Gisela Castanho (USP) que comanda o programa “Em Rede” da BRK Ambiental voltado para a saúde dos funcionários

Orientar e compartilhar os desafios e as vivências do isolamento social exigido pela pandemia do novo coronavírus, além de fomentar o diálogo, a colaboração e a gestão de novos conhecimentos e a inovação na empresa. Esses são alguns objetivos que motivaram a BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar e em outros 100 municípios brasileiros, a criar o programa Em Rede, dirigido a funcionários, com workshops por videoconferência, abordando temas diversos.


O Em Rede fomenta a abertura ao diálogo e a colaboração, contribuindo para a gestão do conhecimento e da inovação na empresa. A iniciativa tem no comando uma psicóloga, que acolhe e debate, em pequenos grupos, as preocupações e angústias dos funcionários, sendo um espaço para a troca de experiência entre eles.

Os temas mais frequentes são o dia a dia no home office, os filhos em casa durante o isolamento social, a produtividade, a relação com familiares, a falta de tempo e tantas outras mudanças comuns no momento. Em cada encontro é escolhido um tema específico, sendo formados pequenos grupos.


Como uma das vertentes do Em Rede, a BRK Ambiental desenvolve o “Viva Bem”, com assistência por meio de telefone 0800, visando contribuir para a saúde física e mental dos funcionários e também de seus familiares. A iniciativa está à disposição 24 horas e tem suporte especializado: pelo telefone 0800 exclusivo para o atendimento, é possível receber orientações psicológica, financeira, jurídica, nutricional, fisioterápica e pedagógica, e até serviço social e consultoria para o pet.

As edições do programa sobre saúde emocional, com orientações sobre home office com crianças em casa, ansiedade dos pequenos e dos adultos, relacionamentos conjugais na quarentena são administradas pela psicóloga Drª Gisela Castanho; com graduação pela Universidade de São Paulo, e ex professora da PUCSP, e autora de diversos livros especializados sobre relacionamento familiar.

Para Drª Gisela, a família é um universo de indivíduos interligados, “o que acontece com um acaba atingindo a todos, seja para o lado positivo ou negativo, por isso é muito importante que todos procurem diminuir o estresse para ter saúde emocional e bem-estar”. Em suas palestras com funcionários da concessionária, a Drª Gisela sempre reforça a importância da comunicação sincera entre os membros da família, incluindo elogios aos parceiros e filhos, momentos de lazer e harmonia e “comunicar sempre o que você precisa e como você realmente se sente a todos em casa”, completa a psicóloga.


Definindo o período que estamos vivendo como inovador e desafiador, José Mário Ribeiro, diretor da BRK Ambiental no Maranhão, destaca a importância dos dois programas para dar segurança e tranquilidade para os funcionários: “O cuidado com a saúde mental e o bem-estar psicossocial dos nossos funcionários sempre esteve presente no dia a dia da e faz parte de um dos valores da empresa, que compreende atuar com empatia, colocando-se no lugar do outro e tratando-o como gostaríamos de ser tratados. A pandemia do novo coronavírus trouxe uma situação de angústia, estresse e de incertezas para todas as pessoas, tanto no âmbito pessoal e familiar quanto no profissional, e medidas como o Em Rede e o Viva Bem, tem sido vistos como forma de mitigar esses sentimentos” revela ele.

Sem comentário para "BRK AMBIENTAL REALIZA PROGRAMAS PARA APOIO À SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL DE FUNCIONÁRIOS E FAMILIARES DURANTE PANDEMIA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS