CAPS AD Estado encerra campanha Setembro Amarelo com a conclusão do curso de bijuteria promovido em parceria com SENAC-MA

0comentário

Hoje, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado realizou o encerramento da campanha Setembro Amarelo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a conclusão do curso de bijuteria promovido em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MA) . Foram 8 pacientes formados em confecção de bijuteria em curso de 30 horas.

“A atividade que ajudará na reinserção social e ocupacional dos nossos pacientes e com certeza ajudará a ter uma renda extra tão importante em tempos de crise, agradeço a professora Ilma que sempre tem sido nossa parceira pelo SENAC e pela vida , vamos sempre valorizar a vida”, disse o coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como co-patrocinadora. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Em ação desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

Segundo a OMS, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por isso, ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação.

Sem comentário para "CAPS AD Estado encerra campanha Setembro Amarelo com a conclusão do curso de bijuteria promovido em parceria com SENAC-MA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS