“Outubro Rosa”: Diretoria de Saúde discute cenário atual do câncer de mama em primeira live alusiva à campanha

0comentário
A deputada Helena Duailibe com Vanessa Pollyana Braz, Melina Sá e o locutor Emanuel de Jesus, na Rádio Assembleia Online

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia realizou, na manhã desta segunda-feira (19), em parceria com o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) e a Procuradoria da Mulher, a primeira de uma série de lives com profissionais de saúde, como parte da programação alusiva à campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e combate ao câncer de mama.

A live, realizada em parceria com a Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com), teve como tema “O cenário atual do câncer de mama”, e contou com a participação da médica Vanessa Pollyana Braz Mendonça Campos, cirurgiã geral e mastologista; da deputada Helena Duailibe (Solidariedade), procuradora da Mulher na Assembleia Melina Sá, e da diretora da DSMO, Melina Sá.

Segundo a diretora da DSMO, o objetivo maior da campanha “Outubro Rosa” é levar informações às mulheres e incentivá-las ao auto-cuidado. “Para tanto, vamos realizar uma série de lives com temas focados no combate e prevenção do câncer de mama. Na live de hoje, discutimos o cenário atual do câncer de mama no Maranhão e as ações de políticas públicas desenvolvidas no sentido de prevenir e combater”, esclareceu Melina Sá.

Cenário atual 

De acordo com a Dra. Vanessa, no Maranhão, a cada ano, observa-se um aumento da incidência do câncer de mama. ”Especificamente, em São Luís, são esperados, segundo a estimativa de 2020, 330 casos. Até o momento, há 137 casos registrados na capital. Isto, provavelmente, em virtude da pandemia, é uma taxa menor do que a do ano passado, para este mesmo período”, complementou.

Para a médica mastologista, Vanessa Pollyana Braz Mendonça, a campanha “Outubro Rosa” tem contribuído, mundialmente, para chamar a atenção da população e das mulheres, para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “É um momento de conscientização. É preciso lembrar que não é só em outubro que o tema é importante. É extremamente importante a realização dessa live, parabenizo a Assembleia por essa iniciativa, porque há estudos que mostram que quanto mais informações adequadas são divulgadas, a gente observa que diminui o índice de mortalidade por essa doença”, ressaltou.

A procuradora da Mulher na Assembleia, deputada Helena Duailibe, disse que é preciso fortalecer o debate sobre a saúde da mulher e que se prevenir, terá uma vida mais saudável. “A mulher cuida de todo mundo, só não cuida dela. Por isso que precisamos conscientizar as mulheres para que se cuidem, pois ela é o centro da família. Se a mulher estiver bem, vai estar bem o pai, o marido, o filho, porque ela toma conta da família. Então, mulheres, vamos nos cuidar!”, afirmou a deputada helena Duailibe.

Avaliação

“Foi muito bom! O apoio da Diretoria de Comunicação tem sido gigantesco na divulgação de nossas campanhas. A procuradora da Mulher, deputada Helena Duailibe, teve uma participação marcante em nossa live, ao lado da Dra. Vanessa. É muito gratificante poder contribuir na ampliação da campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, trazendo o conhecimento de profissionais da saúde de muita relevância, como a Dra. Vanessa e a deputada Helena. Daremos continuidade a série de lives que, este ano, marcam a nossa campanha “Outubro Rosa”, avaliou Melina Sá.

Programação

A série de lives prossegue amanhã (20), às 8h, com o tema “Alimente sua Saúde”, tendo como convidada a nutricionista Eugência Silva de Souza, especialista em Gastronomia Vegetariana. No dia 21, às 8h, a live abordará o tema “Câncer de Mama x Pandemia”, com a enfermeira oncologista Ana Flávia Oliveira Lustosa Jaldin.

No dia 22, às 9h, a live abordará o tema “O Impacto Emocional no Tratamento do Câncer de Mama”, com a psicóloga Adriana Pessoa. E no dia 23, às 9h, a série de lives será encerrada  com tema “Outubro Rosa”, com a participação como convidada da médica mastologista Jéssica Caroline Freire.

Sem comentário para "“Outubro Rosa”: Diretoria de Saúde discute cenário atual do câncer de mama em primeira live alusiva à campanha"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS