No início da tarde desta terça-feira (12), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou que a partida única da final da Copa Libertadores da América será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 30 de janeiro – um sábado – às 17h (horário de Brasília).
O primeiro participante da decisão será conhecido na noite desta terça-feira (12), às 21h30, no Estádio Allianz Parque, em São Paulo. Depois de vencer o River Plate por 3 a 0 em Buenos Aires (Argentina) na semana passada, o Palmeiras pode até perder por 2 a 0 logo mais que mesmo assim assegura presença na final do torneio continental. O outro finalista será conhecido amanhã (13): Santos e Boca Juniors jogam a partir das 19h15, na Vila Belmiro, em Santos (SP). Depois do empate em 0 a 0 na semana passada na Argentina, o time vencedor fica com a vaga. Um novo 0 a 0, leva a decisão para cobrança de pênaltis. E, qualquer empate com gols dá a classificação para o time argentino.
CBF adianta possíveis ajustes no calendário de torneios
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou para domingo (31) três partidas da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, inicialmente previstas para ocorrer no sábado (30), quando ocorrerá a final da Libertadores. As partidas adiadas são: Atlético Mineiro e Fortaleza, no Mineirão; Ceará e Athletico-PR, no Castelão; e Internacional e Bragantino, no Beira-Rio. Os novos horários ainda serão definidos pela entidade. Também já prevendo a possibilidade de uma equipe brasileira conquistar o torneio continental -Palmeiras ou Santos – e, depois, disputar o Mundial de Clubes da FIFA 2020, previsto para o período de 7 a 11 de fevereiro, a CBF anunciou ontem (11) possíveis adaptações no calendário de competições nacionais, como a Copa do Brasil e Brasileirão. Confira AQUI algumas das alterações já elencadas pela CBF.
A CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, tem eficácia geral de 50,38%. A informação foi dada hoje (12) pelo governo de São Paulo.
Na semana passada, o governo havia dito que a taxa de eficácia da vacina era de 78%. Mas isso se refere apenas à eficácia da vacina em relação a casos leves e que precisaram de alguma atenção médica.
Esses resultados foram observados em estudos no Brasil realizados com profissionais da área da saúde, mais expostos ao vírus. Mas, quando são considerados também os casos leves e que não necessitaram de qualquer atendimento médico, a eficácia foi menor. “Outros estudos, de outros fabricantes, não incluíram casos de pessoas que tiveram dois dias de dor de cabeça, mesmo com resultado positivo de RT-PCR. Mas nós incluímos ”, disse Ricardo Palácios, diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan.
A eficácia geral é medida, durante os testes da vacina, comparando-se a quantidade de todos os casos (leves, moderados ou graves) que foram registrados de covid-19 entre os voluntários que foram vacinados e os voluntários que receberam placebo. Ao longo do estudo de eficácia no Brasil, 252 voluntários tiveram covid-19 de forma leve (sem necessidade de ajuda médica ), sendo que 85 deles haviam tomado vacina e 167, placebo (uma substância inócua). Dentre os voluntários no Brasil, 4.653 tomaram essa vacina e 4.599 tomaram placebo.
Já o resultado de eficácia dos casos leves, em pacientes que precisaram receber alguma assistência médica, foi de 77,96%, sendo que sete pessoas haviam recebido a vacina, e outras 31, placebo.
A taxa de eficácia da CoronaVac está acima dos parâmetros mínimos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A taxa mínima de eficácia de uma vacina recomendada é de 50% como parâmetro de proteção. Segundo o governo paulista, a taxa de eficácia foi mais baixa porque incluiu todos os casos de covid-19 relatados entre os voluntários, inclusive os casos leves. “A vacina consegue diminuir a intensidade da doença clínica em um ambiente de alta exposição. E esse efeito é maior quanto mais aumenta (a gravidade da doença)”, falou Palácios.
Segundo o Butantan, a vacina garantiu proteção total contra casos graves e mortes provocadas pela doença. Nesse caso, sua eficácia foi de 100%. Nenhum voluntário que tomou a vacina morreu ou precisou de internação.
A vacina é armazenada em temperatura de geladeira, entre 2ºC e 8ºC. “Temos hoje uma das melhores vacinas do mundo. Uma das vacinas que tem maior facilidade logística porque é transportada em temperatura ambiente, tem resistência fora da geladeira e pode chegar a qualquer cidade do país”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.
Na semana passada, o governo paulista solicitou à Anvisa autorização para uso emergencial dessa vacina no Brasil. Esse pedido está em análise pela Anvisa.
Eficácia
Os testes de eficácia vêm sendo desenvolvidos no Brasil desde julho deste ano e numa etapa preliminar era necessário que um mínimo de 61 participantes voluntários do teste fosse contaminado pelo novo coronavírus. Isso porque metade dos voluntários recebe placebo e, a outra metade, a vacina. Para saber se a vacina é eficaz, espera-se que a maior parte dos infectados pelo vírus estejam entre as pessoas que receberam o placebo.
Esse número mínimo de voluntários contaminados nos testes foi atingido em novembro e permitiu o início da análise da eficácia da vacina pelo comitê internacional. Mas, como a doença voltou a crescer em todo o estado nos últimos meses, o número de voluntários infectados cresceu, atingindo o patamar considerado ideal para a finalização do estudo. O estudo de eficácia, segundo Dimas Covas, continua a ser realizado. Serão feitos ainda, segundo ele, outros quatros estudos: com idosos e pessoas com comorbidades, com grávidas, com crianças e adolescentes e um outro estudo sobre eficiência, para avaliar o papel da vacina na pandemia.
Vacina
O governo paulista, por meio do Instituto Butantan, tem uma parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para a aquisição da vacina CoronaVac. Por meio desse acordo, o governo paulista já vem recebendo doses da vacina. O acordo também prevê transferência de tecnologia para o Butantan, o que significa que a vacina passará a ser produzida aqui no Brasil, na fábrica do Butantan.
Para uma vacina poder ser utilizada na população, ela passa por uma fase de estudos em laboratório, uma fase pré-clínica de testes em animais e três etapas clínicas de testes em voluntários humanos, que avaliam a produção de anticorpos, a sua segurança e a sua eficácia. Estudos de fases 1 e 2 da vacina, realizados na China , já haviam demonstrado que ela é segura, ou seja, que ela não provoca efeitos colaterais graves. Também estudo feito com voluntários no Brasil comprovou que a vacina é segura.
Produção
O governo de São Paulo já recebeu, da Sinovac, 10,8 milhões de doses da vacina. Pelo termo de compromisso assinado no final de setembro com a Sinovac, o Butantan vai receber um total de 46 milhões de doses da CoronaVac, sendo que 6 milhões dessas doses já chegarão prontas. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 14 dias entre elas.
Na semana passada, o Ministério da Saúde fez um acordo com o Instituto Butantan e comprou todas as doses da CoronaVac, que serão utilizadas no Programa Nacional de Imunização caso ela seja aprovada pela Anvisa.
matéria alterada às 16h54 para esclarecimento de informação
FOTOS – DIVULGAÇÃO: Rigorosos protocolos de biossegurança seguirão sendo adotados pelo Colégio Dom Bosco, com diversas medidas que evitam aglomerações na volta às aulas de 2021
O Colégio Dom Bosco declarou que continuará seguindo rigorosos protocolos de biosegurança nesse semestre letivo de 2021; a exemplo do que já foi adotado no ano passado, e que obedecem todas as recomendações das autoridades de saúde do Estado.
Vale ressaltar que, todos os cuidados de biossegurança da escola visam um ambiente mais seguro e saudável para todos, e foram fruto de uma consultoria técnica realizada pela experiente médica infectologista Giselle Boumann. Ela é também mãe de um aluno da escola, e participou ativamente na elaboração dos protocolos implantados.
Entre as medidas já em prática, destaque para o modelo de ensino híbrido. As turmas foram divididas e os alunos seguem um rodízio de aulas presenciais e online. Aqueles pertencentes a grupos de riscos ou que as famílias prefiram o modelo online, podem permanecer acompanhando as aulas de casa. Esse rodízio e escalonamento de alunos serve para evitar aglomeração nas salas de aula.
A escola manterá também a medição de temperatura de todos na entrada; a oferta de dispensers com álcool em gel nas instalações; realiza higienização especial na sede da escola; e seguirá cumprindo as normas de distanciamento social, a exemplo do posicionamento das carteiras nas salas de aulas; e o uso obrigatório de máscaras para todos.
O profissional é expert em coloração e master em balayage no David Mallet, o melhor Salão de Paris eleito pela Vogue. Ele fará atendimento nos dias 21, 22 e 23 de janeiro em São Luís
Um dos maiores profissionais do Brasil que vem conquistando o mundo, Amadeu Marins, carioca que reside hoje na França, fará atendimento em São Luís nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, no Salão L`Unique WDW, localizado na Av. dos Holandeses. Amadeu é expert em coloração e master em balayage no David Mallet, o melhor Salão de Paris eleito pela Vogue.
O desenvolvedor da tendência “afro ginger” que tem viralizado no RJ e SP, iniciou sua carreira aos 22 anos, a convite de uma amiga para ir a uma palestra no instituto L’Oréal da Tijuca, Amadeu descobriu sua paixão. A partir daí mergulhou nesse universo, se especializou em diversos cursos e sentiu que poderia ir além. Além do Rio de Janeiro, além de São Paulo, além do Brasil.
“Me senti muito inspirado pelo fato de nós cabeleireiros podermos com nosso trabalho fazer as pessoas felizes. Fazemos pessoas encontrarem sua autoestima, fazemos pessoas encontrarem jovialidade e, mais que tudo isso, criamos laços.” – conta o profissional.
REPRESENTATIVIDADE
O jovem profissional já ocupou cargos em diversos salões, atendeu diversos perfis de clientes, e por onde passou sempre foi o único colorista profissional negro. Com orgulho ressalta essa informação e deixa clara sua militância pelo empoderamento racial, lgbtq+ e feminino, o que lhe trouxe uma gama de clientes simpatizantes dos mesmos ideais. Desde o início, Amadeu se determinou a estudar e apresentar o melhor trabalho possível. Sempre ativo nas redes sociais, foi se tornando conhecido e reconhecido pelos seus processos criativos e resultados. Todos os salões que contaram com o atendimento do Amadeu sofreram uma revolução. Ele trouxe mudanças, adicionou sua filosofia aos lugares. Seu alto nível de trabalho, seu reconhecimento e carisma, quebraram toda forma de racismo ou preconceito. Amadeu, orgulhosamente, tem clientes que moram desde o Complexo do Alemão até o Jardim Pernambuco.
A SUA HISTÓRIA NO DAVID MALLET EM PARIS
Em 2018 Amadeu teve uma grande oportunidade através do salão que trabalha na época, o Fil Hair & Experience (Ipanema – RJ), de ir à Europa para fazer duas formações em duas das principais academias internacionais de cabeleireiros, um curso em Paris e outro curso em Londres. Recebeu das duas academias uma carta de referência pela minha excelente postura e dedicação nas aulas, que lhe abriram portas para trabalhar por toda a Europa.
Como sempre fazendo revoluções, Amadeu foi o primeiro colorista a ser contratado diretamente como profissional no David Mallet. Todos os contratados, independentemente do tempo de profissão, entram no salão como assistentes e só após um ano de trainee eles se tornam profissionais. Atualmente é o único negro latino na equipe. “Há quase dois anos eu sonhava em um dia trabalhar no David Mallett, o melhor salão de Paris eleito pela Vogue. Me preparei durante um ano para entrar no time de estrelas do salão parisiense.” – afirma Amadeu.
AGENDAMENTOS:
L`Unique WDW
Local: Av. dos Holandeses – Centro Comercial José Silva.
Técnica milenar se baseia na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo A acupuntura é uma prática milenar, inserida na Medicina Tradicional Chinesa, que se baseia na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo e seus microssistemas para tratar dores agudas, dores crônicas, comorbidades, patologias e para promover saúde. É uma terapia que pode ser feita em qualquer situação, seja para melhorar a imunidade, seja para ajudar no tratamento de problemas emocionais ou mesmo de algumas doenças físicas.
Segundo Rayssa D’France, docente do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Florence, a maioria dos tratamentos da área da estética vem da Medicina Tradicional Chinesa.
“A acupuntura, por sua vez, é uma das terapêuticas inseridas nesse sistema. Logo, tratamentos que visam ao emagrecimento, elevação da autoestima, rejuvenescimento natural, diminuição de linhas de expressões, tratamento da celulite e flacidez, bem como tratamentos que visam combater o envelhecimento precoce podem ser encontrados dentro da acupuntura. Lembrando que a acupuntura trabalha com a reorganização energética, sendo assim, quando estamos saudáveis estamos em equilíbrio”, explicou.
A técnica auxilia a aliviar dores crônicas e a diminuir o estresse, podendo ser feita por qualquer pessoa, sem riscos de efeitos colaterais. De acordo com a docente, a acupuntura da pele, por si só, promove um estímulo nas terminações nervosas na região dos músculos, que vai para o sistema nervoso central, onde é reconhecido e traduzido em três níveis:
– Hipotalâmico: libera endorfinas (analgésicos), cortisol (anti-inflamatório) e serotonina (antidepressivo) na corrente sanguínea e no líquido encefálico raquidiano;
– Mesencéfalo: ativa neurônios de substância cinzenta, que liberam endorfinas e estimulam a produção de serotonina e norepinefrina;
– Medula Espinhal: libera endorfinas.
Dessa forma, a liberação dessas substâncias vai sendo traduzida em analgesia.
Durante a formação acadêmica em Estética e Cosmética da Florence, são estudados os benefícios das terapias alternativas, que estão inseridas nas mais diversas terapêuticas. “O aluno estuda um módulo específico que aborda as terapias alternativas, dentre elas a acupuntura”, complementou a professora Rayssa D’France.
Tratamento alternativo na Fisioterapia
A Fisioterapia tem grande atuação no tratamento de dor crônica. Seus procedimentos são baseados em terapias manuais, eletroterapia e acupuntura, também podendo fazer a associação de eletroterapia com acupuntura (técnica muito utilizada).
“A acupuntura, especialidade da Fisioterapia e de outros cursos da área da saúde, vem sendo uma ótima alternativa de tratamento para alívio da dor. É muito utilizada no oriente para manter o equilíbrio energético com o principal objetivo de evitar a doença, enquanto no ocidente nós utilizamos muito para tratar a doença”, frisou a coordenadora do curso de Fisioterapia da Florence, profa. Beatriz Jordão.
As gestantes podem se beneficiar muito com esse tipo de tratamento alternativo, segundo a docente, mas o uso do método deve ser feito com cautela, pois alguns pontos podem prejudicar, dependendo do tempo de gestação.
“A fisioterapia obstétrica utiliza a acupuntura para o alivio de dor lombar, náuseas e ansiedade durante a gestação, e também se faz o uso da acupuntura para auxiliar no trabalho de parto normal, ajudando no estímulo das contrações e proporcionando alívio na dor do parto”, detalhou.
No curso de Fisioterapia da Florence, os alunos têm acesso à disciplina “Práticas Alternativas e Complementares”, na qual são apresentados os princípios da acupuntura.
Acupuntura na Farmácia
A coordenadora do curso de Farmácia da Florence, prof. Kallyne Bezerra, destaca que a prática é utilizada de forma complementar no atendimento na Farmácia Clínica e também no consultório farmacêutico, que deve ser registrado e o profissional deve ter especialização na área.
“O tratamento com a acupuntura é indicado após um diagnóstico médico de uma determinada patologia ou quando já há uma definição pelo paciente do caso. Após as sessões, é comum alguns pacientes sentirem sonolência e queda de pressão arterial. Em certos casos, há piora dos sintomas, mas que em seguida pode haver melhora das condições do paciente”, alertou.
De acordo com a docente, essa especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da resolução 353/2000, sendo considerada uma nova vertente da Farmácia, e tem se expandido como uma opção de atuação do profissional farmacêutico. “Na Florence, temos uma disciplina de práticas integrativas e complementares, que trabalha todas as práticas, inclusive a acupuntura”, ressaltou.
Benefícios
– Emagrecimento e regulação do metabolismo
– Controle de ansiedade, estresse e depressão
– Tratamento para insônia
– Alívio de dores
– Redução de problemas digestivos
– Melhora de qualidade de vida de pacientes com câncer
Faculdade Florence está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade gratuita, além de bolsas de mérito acadêmico de até 60%*.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!
Conheça os ganhadores do 6º sorteio da promoção Energia em Dia
A Equatorial Maranhão divulgou nesta segunda-feira (11) o resultado do 6º sorteio da promoção Energia em Dia, que foi realizado via Lotomania no dia 25/12, conforme regulamento e autorização SECAP nº 04.008156/2020.
Os clientes que se cadastrarem na promoção e mantiverem suas as contas em dia, ou que realizarem uma negociação de débitos, poderão concorrer até o fim da promoção, em junho de 2021. A promoção contempla prêmios mensais que podem ajudar nas compras do mês ou no pagamento da conta de luz durante um ano! Ao todo serão 64 famílias beneficiadas, totalizando R$ 433.000,00 em prêmios.
Confira abaixo a relação dos ganhadores do sorteio do mês de dezembro:
*Prêmio um ano de supermercado no valor de R$ 500,00:
– Sebastião Rocha Nascimento Junior – São Luís
– Raimundo Bispo Pereira – São Luís
*Prêmio um ano de bônus para pagar a conta de luz no valor de R$ 250,00:
– Alessandra Oliveira Pereira- São Luís
– Magnólia Lopes Damaceno – Raposa
Prêmio extras de R$12 mil reais em troca de eletrodomésticos e reformas
– Maria José de Sousa – Codó
– Maria Luiza Marinho – São Luís
– Aristelson Mendonça Freitas – São Luís
– Simone Assunção Araujo – Codó
– Regivaldo Silva Pereira – Matinha
Os ganhadores serão comunicados formalmente por meio dos contatos cadastrados. A divulgação dos nomes dos sorteados será feita também no site e nas redes sociais da Equatorial Maranhão.
A promoção funciona assim: o titular da conta acessa o site www.energiaemdia.equatorialenergia.com.br, seleciona o estado “MARANHÃO”, preenche os dados e cadastra sua conta contrato para receber o número da sorte. Depois é só manter o pagamento das faturas de energia em dia. Quem se cadastra concorre a prêmios mensais (até junho de 2021) e ao final da promoção, todos concorrem a um prêmio no valor de automóvel Renault Kwid 1.0, 0 km (R$37 mil).
Ainda dá tempo de se inscrever na promoção e participar do 7º sorteio, que acontecerá dia 29 de janeiro, e concorrer a todos os prêmios da promoção Energia em Dia.
FOTO – DIVULGAÇÃO:A Dir. geral do CEST Profa. Maria de Nazareth Mendes e a Vice – Dir. Geral e Ass. Jurídica Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim anunciam a parceria inédita com a Universidade Mackenzie(SP) para realização do MINTER em Direito em São Luís
Uma coisa é certa: A pandemia acelerou a necessidade de investir na educação continuada e profissionais de todas as áreas precisam investir como nunca em suas carreiras se quiserem se manter competitivos.
E agora os profissionais do Direito poderão fazer um dos melhores programas de Mestrado do país. Trata-se de uma oportunidade inédita, sem sair de São Luís e contando com a excelência e tradição acadêmicas da Universidade Mackenzie associada à qualidade da Faculdade Santa Terezinha / CEST; em um programa recomendado pela CAPES com conceito 5.
Está aberto o processo seletivo com apenas 25 vagas para o renomado Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Direito Político e Econômico. O objetivo é fomentar a reflexão crítica a respeito do impacto que as principais mudanças de paradigma da sociedade contemporânea têm causado na esfera jurídica, criando novas relações entre o Direito, a Economia e a Política.
As linhas de pesquisa são “A Cidadania Modelando o Estado”, trazendo uma reflexão acerca do conceito de cidadania, para integrá-lo aos fundamentos e princípios do Estado Social e Democrático de Direito e “O Poder Econômico e seus Limites Jurídicos”, que aborda as relações entre o fenômeno jurídico e o modo de produção capitalista. O Programa terá como coordenadores o Prof. Dr. Marco Aurélio Pinto Florêncio Filho (MACKENZIE) e do Prof. Dr. Fernando Alves Gomes (CEST). Todo o corpo docente é formado por renomados professores da Universidade Mackenzie.
Foto / Divulgação: A Gerente de Regulação da Equatorial Maranhão Rafaela Moreira alerta que “mesmo diante desta economia, é importante que o consumidor continue a utilizar a energia elétrica de maneira eficiente e sem desperdícios”, destacou Rafaela
A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica determinou que a bandeira tarifária para o mês de janeiro será amarela. O que trará uma economia para os consumidores, já que em dezembro estava em vigor a bandeira vermelha – patamar 2. Com isso, as contas de energia ficarão mais baratas no primeiro mês de 2021, com custo de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
A Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou também que a justificativa para a mudança da bandeira foi a melhoria nas condições de geração de energia elétrica no país. Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica, principalmente nos momentos mais críticos dessa geração de energia.
Por causa da pandemia da Covid-19, as bandeiras tarifárias foram suspensas em 2020. No entanto, com a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia a diretoria da agência reativou a sistemática de acionamento das Bandeiras Tarifárias, aplicando a bandeira vermelha patamar 2 no mês de dezembro do ano passado.
Tem novidade na Praça de Eventos do Shopping da Ilha para as férias de janeiro. Afina, janeiro é o mês das férias e a diversão e aventura estão garantidas no Parque Dinoland. Quem for por lá vai se divertir muito com trenzinho, infláveis gigantes e muito mais!
A diversão é garantida para todas as idades e crianças de até 4 anos necessitam de um acompanhante (Nesse caso o acompanhante tem entrada gratuita).
O Parque Dinoland estará funcionando na Praça de Eventos do Shopping da Ilha até 27.02. Aproveite para se divertir até lá.
*Regulamento completo na bilheteria do evento.
Parque Dino Land Quando: Até o dia 27/02/2021 Horário: De Segunda a sábado das 10h às 22h | Domingo: das 12h às 20h
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…