Terça-feira, 19 de janeiro de 2021. O início da campanha de imunização contra a Covid-19 em São Luís (MA) entrou para a história da cidade e de centenas de profissionais maranhenses, a exemplo dos agentes de limpeza da Maxtec Serviços Gerais e Manutenção Industrial Eireli, que prestam serviços nos hospitais e unidades mistas de saúde da Prefeitura de São Luís.
Durante toda a fase inicial da pandemia, os guerreiros da saúde, entre eles, centenas de agentes de limpeza, estiveram na linha de frente trabalhando pela vida. Na manhã desta terça-feira, eles disseram ‘sim’ mais uma vez à vida, sendo os primeiros a serem vacinados contra a Covid-19. Renasce a fé e a esperança de que logo voltaremos a nos unir e ajudar o país a se reorganizar.
Entre as colaboradoras vacinadas estão Silvanira Mendes dos Santos (uti2), Josecy Silva (uti1) e Katia Maria Alves da Silva Almeida, que agradeceram a Deus e às pessoas envolvidas na produção, distribuição e logística da vacinação. Fundada em 2003, a Maxtec é uma empresa maranhense especializada em mão de obra terceirizada, gestão e incineração de resíduos.
Ao lado de Carlos Lula, Jefferson Portella e Diego Galdino, Othelino Neto confere dose da vacina CoronaVac, após chegada do imunizante no aeroporto de São Luís
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhou, na noite de segunda-feira (18), no Aeroporto Internacional de São Luís, a chegada do 1º lote das doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para a imunização contra a Covid-19. O chefe do Parlamento estadual estava acompanhado dos secretários Carlos Lula (Saúde), Jefferson Portella (Segurança) e Diego Galdino (Governo).
“É o início de uma vitória contra o coronavírus, que, infelizmente, tem afetado milhares de famílias no mundo inteiro. A vacinação em nosso Estado começa com cerca de 160 mil doses e a nossa expectativa é que, à medida que forem chegando novos lotes, mais maranhenses sejam imunizados”, afirmou Othelino.Biaman Prado / Agência AssembleiaOthelino Neto e secretários durante a chegada do primeiro lote da vacina CoronaVac ao Maranhão
Othelino Neto disponibilizou a estrutura e logística da Alema para o transporte das doses aos municípios maranhenses. “Por entendermos que é necessário uma ampla mobilização, oferecemos ao Governo do Estado veículos e o que mais fosse necessário para a chegada das doses às regionais. Todos juntos para combater esse inimigo invisível, mas cruel”, completou.
Após a aterrissagem da aeronave, as cerca de 160 mil doses da vacina foram levadas à câmara frigorífica do Hospital Genésio Rego, na Vila Palmeira. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, as vacinas começarão a ser transportadas aos municípios a partir desta terça-feira (19).
“Já temos uma equipe pronta para separar as doses, de forma que possam chegar logo às regionais. Além dos aviões e helicópteros já disponibilizados, também contaremos com o apoio da Assembleia Legislativa, que nos dará esse suporte para agilizar o processo e fazer com que a imunização chegue o mais rápido possível ao interior do estado”, explicou Carlos Lula.
Os lotes de vacina CoronaVac chegaram sob a escolta da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portella, garantiu a continuidade da segurança na distribuição do imunizante aos municípios. “Daremos toda a segurança policial, como foi estabelecido pela Secretaria de Saúde. Vamos garantir o transporte e a permanência segura no interior, para que a população tenha tranquilidade no acesso à esperada vacina”, afirmou Portella.Biaman Prado / Agência AssembleiaA comitiva recebeu os lotes de vacina CoronaVac no aeroporto de São Luís
Imunização
Ainda na noite de segunda-feira, profissionais de saúde do Maranhão receberam as primeiras doses da CoronaVac no estado. A técnica de enfermagem Egle Maia Sousa foi a primeira maranhense a ser imunizada contra o coronavírus. Fabiana Guajajara, de origem indígena, da aldeia Arariboia; a médica infectologista Conceição de Azevedo; o fisioterapeuta Henrique Novaes sobrinho e a enfermeira Sônia de Matos também foram vacinados contra a Covid-19, em ato realizado com a presença do governador Flávio Dino.
Apesar de uma defasagem de cerca de 30 mil doses que deixarão de ser aplicadas contra o novo coronavírus (Covid-19) nessa fase inicial em São Luís, o prefeito Eduardo Braide (Podemos), antecipou para esta terça-feira, 19, a campanha de vacinação que estava prevista para ser iniciada na quarta-feira, 20.
Das 48 mil doses previstas pelo Ministério da Saúde, a capital maranhense só irá receber 18 mil doses da vacina, perfazendo um déficit de 30 mil dosagens para ser incluído no Plano Municipal de Vacinação (PMV).Hoje é um dia histórico para a nossa cidade! Iniciamos a vacinação contra a Covid no Socorrão I. Em nome da Técnica de Enfermagem, Domingas Ramos Alves, 49 anos, homenageamos a todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da pandemia.Translate Tweet10:19 AM · Jan 19, 2021 from São Luís, Brazil·Twitter for iPhone
Nas redes sociais o prefeito disse ainda que nesta terça começa funcionar, no espaço Multicenter Sebrae o Centro Municipal de Vacinação em São Luís para atender toda a população enquanto durar a campanha de imunização no país.
E o nosso Centro Municipal de Vacinação começa a funcionar logo mais, às 14h, no MultiCenter Sebrae.
O Grupo Potiguar prioriza a Segurança em todas as lojas e demais departamentos, seja nas relações internas de trabalho, seja junto aos clientes em geral. E para garantir um ambiente cada vez mais seguro para todos, a empresa investe fortemente em treinamentos e equipamentos,além de contar com um time de colaboradores voluntários que integram a sua Brigada de Incêndio e de Socorristas em São Luís e em Imperatriz.
lembrar que a função primordial de uma Brigada de Incêndio e do Grupo de Socorristas é o trabalho de prevenção, que visa eliminar ou minimizar o risco de acidentes. Esse time é quem avalia os riscos existentes no ambiente da empresa, notifica os responsáveis por setores em que haja irregularidades ou problemas a serem resolvidos e participa de ações simuladas. E em caso de acidentes, esse time age de imediato prestando os primeiros socorros e coordenado um Plano de Emergência e/ou Evacuação das pessoas no local, caso necessário.
Entre as função dessa Equipe durante uma emergência, destacam-se: Acionar alarmes, orientar as pessoas na evacuação, desligar a energia elétrica, prestar primeiros socorros, buscar combater o foco de incêndio e receber o Corpo de Bombeiros, prestando as informações e orientando acerca do local e da ocorrência. Em suma, é muito importante a existência desse tipo de Equipe para salvar vidas em casos de incêndios ou outros tipos de acidentes.
os dois times da Brigada de Incêndio e Socorristas da Potiguar de São Luís e Imperatriz já começaram esse ano de 2021 reciclados e recém formados. Na capital o treinamento foi realizado pela Eloc Consultoria e em Imperatriz foi ministrado por Evandro Ferreira, Representante do Corpo de Bombeiro da Região.
Nesses treinamentos os colaboradores da Potiguar que integram esse time foram treinados de forma teoria e prática sobre os seguintes temas: Classes de fogo, Tipos de Extintores, Técnicas de PH, Simulações Preventivas de Primeiros Socorros, Rota de Fuga, Queimaduras, Choque Elétrico, Animais Peçonhentos, Fraturas, Convulsões, Inspeção de Hidrantes e Extintores além de exercícios simulados de socorro à vítimas, entre outras questões relevantes para a manutenção da segurança e do bem estar geral.
Em 2020, por conta do isolamento social o número de ocorrências diminuiu em relação a 2019, mas 2021 já iniciou com muitos registros
As ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede de energia elétrica, tem se tornado notícia comum nos últimos dias em São Luís. Situações como essas afetam não só o condutor e ocupantes do veículo, como também as unidades consumidoras próximas ao local do incidente, que têm o fornecimento de energia interrompido, além das complicações para motoristas que precisam trafegar e o trânsito acaba ficando complicado na localidade do acidente.
Registros da Equatorial Maranhão mostram que, em 2019 foram registradas mais de 2.242 ocorrências de acidentes com quebra de postes no Maranhão. Durante o ano de 2020, o registro foi de 1.525 em todo o estado. Na Grande São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa), em 2019 foram 490 ocorrências, já em 2020 foram 325. O ano de 2021 começou com 40 ocorrências no Maranhão e 23 apenas sem São Luís. Vale ressaltar que esses dados são referentes aos acidentes que envolvem apenas os postes da rede de distribuição de energia elétrica. Sobre postes de iluminação pública é necessário consultar dados da Prefeitura.
De acordo com os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada ou finais de semana e são provocados por excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falhas mecânicas por falta de manutenção dos veículos. Outra causa frequente é a falta de atenção dos motoristas, como por exemplo, o uso do celular ao volante. As vias com o maior número de acidentes em São Luís são as avenidas: Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Guajajaras, Litorânea, Holandeses, Portugueses, Africanos, Franceses, Estrada da Maioba- MA – 202, e a Estrada de São José de Ribamar – MA 201.
“Os transtornos causados por esse tipo de acidente são grandes, principalmente o desconforto pela falta da energia elétrica, sobretudo em áreas onde tem imóveis que prestam serviços essenciais, como postos de saúde, delegacias, clínicas, lotéricas e para as pessoas que moram na área desse acidente. Além disso, o dinheiro/recurso utilizado para repor o poste e os componentes danificados, poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses, ” destaca Stephanie Machado, Executiva de Operações da Equatorial Maranhão.
Para que o número de acidentes pare de crescer, o esforço de prevenção deve partir principalmente dos condutores de veículos. Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcóolica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral. Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Equatorial Maranhão instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes – atualmente essas defensas são feitas com manilhas cheias de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro e preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.
O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?
Em caso de ocorrências dessa natureza, a Equatorial Maranhão ressalta que a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192). A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura do poste caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia com segurança para todos.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…