Coronafobia: psicóloga alerta para os cuidados com os transtornos compulsivos e de ansiedade causados pela pandemia

Há um ano que todo o Brasil vem enfrentando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Sentimentos como incerteza e ansiedade tomam conta da maior parte das pessoas. Com o número crescente dos casos e figuras públicas perdendo suas vidas por conta da Covid, muitas acabaram desenvolvendo transtornos compulsivos e de ansiedade.

Os especialistas na área chegaram até a criar um novo termo para esses transtornos: “coronafobia”. Segundo a psicóloga Raissa Nóbrega, da Hapvida, a “coronafobia” é desenvolvida em virtude de algum ato, de forma desordenada e desproporcional ao momento vivido. “A pessoa acaba adotando comportamentos exagerados e compulsivos, lavando a mão de hora em hora ou criando um pânico ao pensar que precisa sair de casa”, explicou Raissa.

A psicóloga ainda alerta que,  caso esses transtornos não tenham um acompanhamento correto, podem ser agravados, chegando a um quadro depressivo. Segundo estudos preliminares, em virtude da pandemia, muitas pessoas  têm aumentado o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e substâncias lícitas ou desenvolvido um quadro de estresse. “É provável que pessoas as quais tenham um quadro de ansiedade sofram mais com tudo isso. O que estamos percebendo é um aumento no número de pessoas apresentando  sintomas  de  ansiedade  como  de depressão”, pontuou.

RECOMENDAÇÃO

Uma saída para o problema, na avaliação da especialista, é transformar essa nova realidade que estamos vivendo, a exemplo do uso de máscaras e álcool em gel, algo comum no dia a dia. “As pessoas precisam entender que para diminuir o número de casos, cada pessoa precisa focar no seu cuidado pessoal diário, e na saúde física e mental. E também ter o cuidado com a higiene pessoal; como chegar em casa e trocar de roupa, limpar os objetos da rua, para assim manter a nossa segurança e a de nossos familiares”, recomendou.

Othelino antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores da Assembleia para 13 de abril

Othelino Neto anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário na sessão remota desta terça-feira

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), ao final da sessão plenária remota desta terça-feira (6), anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores da Casa para a próxima terça-feira, 13 de abril. 

A medida visa colaborar no enfrentamento das dificuldades econômicas e financeiras no Maranhão, geradas pela pandemia da Covid-19.
Othelino Neto esclareceu que deliberou pela antecipação do 13º aos servidores da Assembleia, como uma forma de colaborar nesse momento em que muitas famílias enfrentam dificuldades devido às adversidades econômicas decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

“Muitos perderam familiares, outros perderam amigos. Nós antecipamos o 13º como uma forma de auxiliar nesse momento difícil e, claro, fazer circular mais dinheiro na cidade, para que possamos diminuir um pouco as dificuldades econômicas que o Estado todo vem enfrentando, especialmente das atividades mais atingidas”, explicou o parlamentar 

O presidente do Parlamento Estadual informou, ainda, que é opcional ao servidor da Assembleia Legislativa receber ou não a antecipação da metade do 13º. “Caso não queira, deve se dirigir à Diretoria de Recursos Humanos da Casa e informar que prefere receber no mês de dezembro”, concluiu.

Vinho se torna a bebida para momentos de lazer em casa

Para apreciar um bom vinho em casa, o Spazio Mateus traz uma master class com a marca Catena Zapata

O consumo de vinhos só cresce no Brasil, na contramão de setores que sofreram com a pandemia do coronavírus, o mercado de vinhos teve alta de 31% em 2020. A bebida vem ganhando cada vez mais espaço nos momentos de lazer em casa, no cenário de isolamento social. Para quem não abre mão de um bom vinho no conforto do seu lar, o Spazio Mateus traz em sua agenda cursos online com grandes vinícolas.

O primeiro curso é com uma das mais importantes vinícolas argentinas, a Catena Zapata, eleita a marca de vinhos mais admirada do mundo em 2020. Com a embaixadora e sommelière da marca no Brasil, Giuliana Ferreira, que fará uma master class, na quinta-feira (8), às 19h30.

“Foram diversas tentativas de trazer esse curso com a embaixadora da marca no Brasil, a  Giuliana Ferreira, mas por questões de agenda não dava certo. Finalmente, conseguimos junto com a importadora Mistral, e vamos realizar esta master class com os rótulos da Catena. Vai ser uma noite agradável, em que as pessoas vão apreciar o vinho no conforto do seu lar e tirar todas as dúvidas. Mais uma vez o Spazio inovando nos cursos e atendendo o desejo do público”, conta a gerente do Spazio Mateus e sommelière, Raquel Aciole.

Para participar do evento, basta comprar o rótulo Catena Malbec, Cabernet sauvignon ou Chardonnay. Após a compra, a pessoa deverá informar seu contato telefônico ao atendente do Spazio, para que seja formado um grupo virtual e disponibilizado o link para o evento. Anote na agenda e não perca. Tim-tim!

Catena Zapata

O fato de a Malbec ser a grande marca dos vinhos da Argentina deve-se em parte ao trabalho de Nicolás Catena, que nos anos 1990 optou seriamente por essa variedade e sua internacionalização.

O proprietário de Catena Zapata vem de uma tradição que começou em 1902, quando seu avô Nicola Catena plantou um vinhedo de Malbec, e continuou com seu pai, Domingo Catena, responsável por fazer da vinícola uma das mais importantes produtoras do país. Nicolás Catena finalmente consagrou-a como uma marca orientada para a qualidade, sendo pioneira não apenas em resgatar a Malbec, mas também em apostar em vinhedos de altitude.

Em 2020, Catena recebeu da Drinks International Magazine o título de “A marca de vinho mais admirada do mundo”, coroando a trajetória meteórica da mais premiada vinícola da América do Sul.

Stalkear agora é crime!

Prática comum na web pode acabar em prisão.

Uma espiadinha no perfil, depois várias curtidas e de repente você se sente vigiado dentro de suas próprias redes sociais. A prática muito comum na web tem nome: stalkear. O dicionário em Inglês de Oxford traz a seguinte definição: “crime de seguir e observar alguém por um longo período de tempo de uma forma que é irritante ou amedrontadora”. 

Após virar polêmica nas redes sociais, a prática foi considerada crime pelo presidente Jair Bolsonaro, que sancionou, no dia 31 de março, a lei que torna crime a prática de perseguição digital, conhecida como stalking. A nova lei, nº 14.132, acrescenta artigo ao Código Penal para prever o crime de perseguição. “De acordo com a lei, torna-se crime perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”, explica a coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário Estácio São Luís, Renata Reis.

Embora a prática de stalking exista há décadas, a popularização da internet e sobretudo das redes sociais nos últimos anos facilitou muito a vida dos chamados stalkers. “Com a quantidade de publicações, fotos e informações postadas nas redes, ficou muito fácil acompanhar obsessivamente a vida de uma pessoa, criando o conhecido o stalking online”, destaca Renata.

Apesar de estar muito presente nas redes sociais, a prática de stalkear pode afetar todas as áreas da vida das vítimas que sofrem. “Essa perseguição se dá de diversas formas. Seja através de ligações, envio de SMS, invasão de contas nas redes sociais, constrangimento e perseguição em locais públicos e também ao endereço residencial, sem contar na divulgação de boatos”, conta a advogada.

Por ser considerada um crime, a prática pode render ao stalkeador reclusão de seis meses a dois anos, e multa em regime fechado. “A pena ainda pode ser aumentada de metade se o crime é cometido contra criança, adolescente ou idoso; contra mulher por razões da condição de sexo feminino; mediante participação de duas ou mais pessoas ou com o emprego de arma”, esclarece.

Como evitar o stalking nas redes sociais?

De modo geral, as redes sociais são a porta de entrada para os stalkeadores, por isso evitar compartilhar algumas informações pode ajudar você a se manter longe do stalking. Veja algumas dicas:

  • Aumente as suas configurações de privacidade. Comece com os seus próprios dados. Veja suas contas nas redes sociais e, se ainda não tiver feito isso, ative as configurações de privacidade elevadas;
  • Só aceite pedidos de amizade de pessoas que você realmente conhece no mundo real;
  • Não habilite o compartilhamento do seu número de telefone, email e outras informações pessoais pelas redes sociais;
  • Se você não é um gerador de conteúdo, uma boa dica é manter a sua conta privada;
  • Desative as configurações de localização geográfica. Faça isso também com o GPS no seu telefone.

Conheça os cuidados essenciais para manter a saúde e o bem-estar dos pets

Professora da Florence deu dicas importantes a respeito do tema. Confira!
Uma quantidade considerável de lares brasileiros possui animais de estimação. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 48 milhões de lares possuem pets no Brasil. O número é alto e demonstra o carinho que muitos têm com os bichinhos de estimação. Contudo, apesar de todo o amor que se demonstra ao adquirir ou adotar um pet, é necessário ter uma série de cuidados para garantir e manter a saúde e o bem-estar dos bichinhos.
De acordo com a médica veterinária Camila Moraes, que leciona a disciplina de introdução à profissão de Medicina Veterinária do curso da MedVet da Florence, os cuidados com os animaizinhos devem ser tomados desde o nascimento. “E isso inclui até mesmo a realização de acompanhamento veterinário ‘pré-natal’ de cadelas e gatas gestantes, visando monitorar a saúde da mãe e dos bebês”, afirmou.
Cuidados neonataisDentre os cuidados neonatais destacados pela professora está a observação da alimentação. “Ao nascer é necessário observar se os bebês estão conseguindo mamar, pois o leite da mãe é muito importe não apenas para alimentar os filhotes, mas também para fortalecer o sistema imunológico deles, sobretudo nas primeiras 36 horas ‘pós-parto’, quando a fêmea libera o ‘colostro’”, explicou.”Algumas fêmeas não possuem habilidade materna e rejeitam os filhotes, ou simplesmente não conseguem gerar leite, deste modo, é necessário estimular a produção de leite por meio de uma dieta especifica nessas fêmeas e muitas das vezes até realizar o aleitamento artificial nesses filhotes”, alertou. “Além disso, também é necessário observar se os filhotes estão aquecidos devidamente, “pois ao sistema termorregulador difere dos adultos”, asseverou a médica veterinária.Vacinação e VermifugaçãoConforme a professora Camila Moraes, outros temas importantes a serem destacados para a manutenção da saúde e do bem-estar dos pets são a vacinação e a vermifugação. “É muito importante que o animal receba todas as vacinas e vermifugação em dia para evitar que ele adoeça. Vale ressaltar que os passeios devem ser evitados até que o animal complete o esquema vacinal, pois nesse intervalo o animal ainda está vulnerável e pode ter contato com agentes causadores de doenças. O tutor deve sempre conversar com o veterinário para saber quais são as doenças mais comuns na região onde vive com seus animais, deste modo, o protocolo vacinal do animal será baseado nas doenças comuns da região”, destacou.AlimentaçãoPara ter uma vida longa e saudável é fundamental que os animaizinhos tenham uma alimentação rica em nutrientes. A veterinária Camila Moraes pontua a importância de evitar comidas industrializadas ou caseiras que sejam ricas em sais e gorduras. “É sempre importante optar por rações ou dietas caseiras (passadas por nutricionistas veterinários) específicos para cada fase de vida do animal. Por exemplo: ‘filhote’, ‘adulto’, ‘castrado’ etc.”, detalhou.Alimentos vencidos também podem ser grandes vilões na manutenção da saúde dos animais de estimação. “Enfatizamos o perigo de oferecer alimentos com prazo de validade vencida, alimentos que podem causar engasgamento ou feridas no trato digestivo, alimentos contendo alergênicos e alimentos tóxicos para animais, como por exemplo o chocolate, cebola e alho, uvas, abacate etc.”, acrescentou.Assistência VeterináriaUm dos pontos indispensáveis é ter um veterinário de confiança para cuidar do seu pet, conforme destacou a professora. “Sabemos que animais possuem anatomia e fisiologia diferente dos humanos e até mesmo diferenças entre as outras espécies animais, portanto não se deve medicar animais doentes sem a prescrição do médico veterinário, pois isso pode levar o animal a problemas graves e até mesmo ao óbito. Por isso a assistência veterinária periódica é de fundamental importância”, alertou.“Erros” mais comunsConforme a médica veterinária Camila Moraes, um dos hábitos comumente praticados por quem cria animais de estimação é evitar que eles procriem. Nestes casos, ela destaca que, em muitos casos, é feita a aplicação de anticoncepcional, o que não é recomendado. “Isso pode acabar provocando problemas de saúde como o desenvolvimento de o câncer de útero e nas glândulas mamarias, o que pode evoluir para maiores complicações. Desta forma, o recomendado nos casos em que não querem que haja a reprodução é castrar o animal”, disse.Outro hábito comumente observado é a aplicação de vacinas em animais doentes. De acordo com a professora, essa é outra iniciativa equivocada. “A vacina é prevenção e deve ser feita no intuito de impedir que o animal adoeça. Se o animal já adquiriu a doença, ele deve ser tratado pelo médico veterinário e não vacinado”, advertiu.Também é comum, infelizmente, ver animais abandonados por conta de uma aquisição precipitada de um animal de estimação. “Isso, além de ser errado e péssimo para a saúde do animal, ainda é crime contra o animal (meio ambiente) e contra a saúde pública. Por essa razão, se você deseja criar um animal, você deve se fazer as seguintes perguntas: eu realmente quero? Eu tenho condições financeiras e tempo para oferecer alimentação, abrigo, assistência veterinária, tempo, lazer e bem-estar ao animal?”, orientou.Melhores hábitosSem dúvidas, criar um pet exige dedicação, comprometimento e, acima de tudo, amor. Para tomar a decisão de ter um animal é preciso, antes de tudo, ter a certeza de que um novo ente entra para a família e exige cuidados que vão além de alimento e água. A professora do curso de Medicina Veterinária da Florence destacou, desta forma, os melhores hábitos para manter os pets felizes e saudáveis:”Oferecer amor e carinho, alimentação e água de qualidade, manter a carteira de vacinação em dia, fazer consultas veterinárias com periodicidade, passear com animal e jamais esquecer que por pet não é gente e que eles precisam ser tratados como pets, livres para expressarem suas emoções, ou seja: Bem-estar animal”, finalizou.Estude Medicina Veterinária na Florence!Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em cursar Medicina Veterinária na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!
Conforme a médica veterinária Camila Moraes, um dos hábitos comumente praticados por quem cria animais de estimação é evitar que eles procriem. Nestes casos, ela destaca que, em muitos casos, é feita a aplicação de anticoncepcional, o que não é recomendado. “Isso pode acabar provocando problemas de saúde como o desenvolvimento de o câncer de útero e nas glândulas mamarias, o que pode evoluir para maiores complicações. Desta forma, o recomendado nos casos em que não querem que haja a reprodução é castrar o animal”, disse.Outro hábito comumente observado é a aplicação de vacinas em animais doentes. De acordo com a professora, essa é outra iniciativa equivocada. “A vacina é prevenção e deve ser feita no intuito de impedir que o animal adoeça. Se o animal já adquiriu a doença, ele deve ser tratado pelo médico veterinário e não vacinado”, advertiu.Também é comum, infelizmente, ver animais abandonados por conta de uma aquisição precipitada de um animal de estimação. “Isso, além de ser errado e péssimo para a saúde do animal, ainda é crime contra o animal (meio ambiente) e contra a saúde pública. Por essa razão, se você deseja criar um animal, você deve se fazer as seguintes perguntas: eu realmente quero? Eu tenho condições financeiras e tempo para oferecer alimentação, abrigo, assistência veterinária, tempo, lazer e bem-estar ao animal?”, orientou.Melhores hábitosSem dúvidas, criar um pet exige dedicação, comprometimento e, acima de tudo, amor. Para tomar a decisão de ter um animal é preciso, antes de tudo, ter a certeza de que um novo ente entra para a família e exige cuidados que vão além de alimento e água. A professora do curso de Medicina Veterinária da Florence destacou, desta forma, os melhores hábitos para manter os pets felizes e saudáveis:”Oferecer amor e carinho, alimentação e água de qualidade, manter a carteira de vacinação em dia, fazer consultas veterinárias com periodicidade, passear com animal e jamais esquecer que por pet não é gente e que eles precisam ser tratados como pets, livres para expressarem suas emoções, ou seja: Bem-estar animal”, finalizou.Estude Medicina Veterinária na Florence!Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em cursar Medicina Veterinária na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

Equatorial Maranhão entrega Nova Subestação Santa Inês II

A obra deve beneficiar mais de 215 mil clientes em municípios adjacentes 

Em sua busca contínua em reforçar o sistema elétrico do Estado e contribuir para seu desenvolvimento, a Equatorial Maranhão entrega a Nova Subestação Santa Inês II. A obra faz parte do conjunto de obras que beneficiará diretamente cerca de 384 mil clientes na região do Mearim, onde estão sendo aplicados mais de 33 milhões de reais

A conclusão da obra marca o início dos esforços de expansão da capacidade energética da região que deve atender desde as grandes criações de gado até a significativa demanda habitacional.  Isso porque a região centro do Estado, banhada pelos Rios Mearim e Grajaú, apresenta condições favoráveis aos seguimentos da rizicultura e pecuária, dando margens também ao crescimento dos setores turístico e industrial. 

Santa Inês, cidade que recebeu a Nova Subestação, é considerada sede comercial para vários outros municípios adjacentes. Nesse sentido, a obra garante viabilidade técnica de expansão para atender empreendimentos de grande porte como indústrias cimenteiras e condomínios residenciais, acompanhando o avanço do setor imobiliário. Além de assegurar maior segurança operacional e agilidade no restabelecimento de energia. 

O investimento, que ultrapassou os 7milhões de reais, já beneficia mais de 215 mil clientes nos municípios de Pindaré Mirim, Bela Vista do Maranhão, Altamira do Maranhão, Monção, Santa Luzia, Igarapé do Meio, Pio XII e Tufilândia.   

Para o Ex-secretário Municipal de Administração de Santa Inês, Madeira de Melo, o conjunto de obras que está sendo realizado no centro do Estado levará expressivo desenvolvimento para a região. “A nova Subestação de Santa Inês é um investimento de grande porte que trará melhorias tanto para os consumidores residenciais quanto para aqueles dos setores comercial e industrial. Investimentos como esses partem de empesas que acreditam no potencial dos municípios! ” Aponta Madeira.    

O Líder de Manutenção da Equatorial Maranhão, James Rasquete, destaca que “a Subestação Santa Inês II, dentre outras obras, faz parte do plano de expansão que tem levado diversos benefícios para a população. Sendo uma das mais importantes obras realizadas na região, a nova subestação deverá dividir as cargas com a Subestação Santa Inês I, garantindo o aumento dos níveis de tensão e maior estabilidade do fornecimento de energia. ”  

A entrega da Nova Subestação Santa Inês II inaugura um ano de muito trabalho e compromisso da Equatorial Maranhão em fornecer uma energia limpa e de qualidade, serviço essencial à dignidade e desenvolvimento da população. 

Othelino destaca aprovação de auxílio-combustível e de novas ações de combate à pandemia durante sessão

Othelino Neto destacou a relevância das matérias aprovadas na sessão remota desta terça-feira

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a aprovação, na sessão plenária remota desta terça-feira (6), de mais projetos voltados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Estado, entre eles, a Medida Provisória 345/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de auxílio-combustível aos taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos, bem como aos setores de turismo e eventos.

A MP, que segue para promulgação, também reduz a carga tributária para o seguimento de bares, restaurantes e similares, além de instituir o programa social ‘Vale-Gás’, também visando ao enfrentamento das adversidades decorrentes da pandemia.

“Na sessão remota de hoje, aprovamos vários projetos importantes para o Maranhão. Destaco a medida provisória encaminhada pelo Poder Executivo, hoje convertida em lei, que cria auxílios emergenciais, como o auxílio-combustível para taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos, assim como o benefício para os profissionais das áreas de turismo e eventos. Uma medida provisória importante neste momento de dificuldade pela qual passam, em especial, esses setores”, disse Othelino.

Calamidade Pública

O chefe do Legislativo falou, também, sobre a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 001/2021, oriundo do Parecer nº 165/21, de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que aprova o pedido de reconhecimento do estado de calamidade pública no Maranhão. “Na prática, o decreto permite que o Governo do Estado possa fazer as contratações e adquirir serviços de maneira mais rápida e, assim, combater com mais rapidez e eficiência a pandemia da Covid-19”, explicou.

Foram aprovados, ainda, outros cinco projetos de decretos legislativos, também com pedidos de reconhecimento de estado de calamidade pública nos municípios de Balsas, Pinheiro, Cândido Mendes, São Domingos do Maranhão e Lago da Pedra.

Othelino Neto destacou também a apreciação e aprovação, na sessão remota, das prestações de contas do Governo do Estado relativas aos exercícios financeiros dos anos de 2015, 2016 e 2017, além do Projeto de Lei 147/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Estado a contratar operação de crédito junto ao Banco de Brasília (BRB) até o valor de R$ 180.000.000,00 para a execução do programa ‘Maranhão Forte’.

“Apreciamos e aprovamos a autorização para que o Governo do Estado possa contrair empréstimo junto ao Banco de Brasília, que vai permitir o financiamento de projetos importantes, dentre os quais a construção de uma ponte sobre o Rio Preguiças, em Barreirinhas, e outras intervenções estruturantes essenciais para outras regiões do Maranhão”, concluiu o presidente da Assembleia.

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima