Docente da Florence destaca as vantagens do mercado dos laboratórios de análises clínicas para biomédicos

0comentário

O mercado de análises clínicas abarca cerca de 80% dos biomédicos

A biomedicina oferece diversificadas áreas de atuação no mercado de trabalho. Uma delas é a parte de análises clínicas, que abarca cerca de 80% dos biomédicos, segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Isso acontece porque, além dos laboratórios e unidades já existentes, a expansão do mercado é uma realidade, o que aumenta a concorrência e, paralelamente, a exigência por inovação e prestação de melhores serviços aos clientes.

“Este quadro não é casual. Um dos setores de investimento privado que mais cresceu no Brasil nos últimos anos é o de saúde, em especial o de laboratórios de diagnóstico. O sistema público não é capaz de crescer na mesma proporção que a população, de forma que este setor tem recebido bastante investimento privado”, explicou a professora Paula Moiana da Costa, coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Florence.

O biomédico que opta pela área de análises clínicas e toxicológicas atua na realização, interpretação e no diagnóstico laboratorial. Ele é o responsável por firmar laudos, executar o processamento de sangue e suas sorologias, bem como exames pré-transfusionais.

De acordo com a Revista Forbes, edição 68 de 2019, o setor de medicina diagnóstica no Brasil é imenso. Em 2017, mais de 2 bilhões de exames de imagem e análises clínicas foram realizados, gerando uma receita bruta de R$ 35,4 bilhões. No mesmo ano, dados do IBGE apontam que as atividades relacionadas à saúde corresponderam a 7,5 % do total de ocupação do país, e 9,6% do total de remunerações.

Além disso, as projeções do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) destacam que a demanda por exames deve mais do que dobrar até 2030. “Paralelamente a este quadro, a ampliação dos cursos de Biomedicina ofertados no Brasil é visível. Em 2000, transcorridos 34 anos desde a criação do primeiro curso de Biomedicina, existiam no Brasil 13 cursos. A partir desse ano houve a aceleração do ritmo de expansão da oferta, de forma que, segundo dados do e-MEC, em 2021 existem 773 cursos de Biomedicina sendo ofertadas, ou aguardando o início da oferta, pelas mais diversas instituições de ensino superior”, ressaltou a docente.

Apesar das ofertas estarem sendo progressivamente ampliadas, no Maranhão ainda existem poucos profissionais biomédicos, demanda que, de acordo com a professora Paula Moiana, precisa de mais atenção. “Os dados do Conselho Federal de Biomedicina remontam a 2015, mas nos permitem realizar uma análise geral. Entre os mais 6 milhões de habitantes do estado informados pelo IBGE neste ano, havia em torno de 390 egressos de biomedicina. E a capital, São Luís, possui a 4ª maior população do Nordeste, então podemos considerar, portanto, que a crescente oferta e procura pela Biomedicina reflete uma necessidade de mercado regional”, pontuou.

Por fim, vale destacar que um dos pontos mais importantes para o biomédico que deseja iniciar no setor é procurar uma especialização. Apesar de o mercado oferecer muitas possibilidades, é válido contar com um diferencial como uma pós-graduação na área, em uma instituição de ensino de referência como a Faculdade Florence.

Estude Biomedicina na Florence!

Na Florence, os alunos contam com uma estrutura que proporciona uma graduação em Biomedicina nos mais altos níveis. Além de uma matriz atualizada, que é destaque no mercado do Maranhão e oferta disciplinas exclusivas, a Instituição dispõe de 8 laboratórios multiprofissionais completamente equipados.

Se você sempre sonhou em se formar na área de Biomedicina, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em estudar na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico.

Ficou interessado?
Inscreva-se agora!

Sem comentário para "Docente da Florence destaca as vantagens do mercado dos laboratórios de análises clínicas para biomédicos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS