Alvo de polêmica, Estátua da Liberdade já está instalada na loja da Havan em São Luís

1comentário
Estátua da Liberdade já está instalada na loja da Havan de São Luís (MA)

Para desespero de um movimento na internet criado por comunistas que se opuseram à instalação de uma réplica da Estátua da Liberdade da rede de lojas Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang, em São Luís, no Maranhão, ela já está instalada em seu pedestal. E como acontece em cidades que tem a replica da estátua, como Tóquio, Paris, Las Vegas, entre outras, pessoas já tiram fotos ao seu lado.

A estátua da Liberdade é uma criação francesa e por coincidência ela foi instala na loja da Havan, que fica na Avenida Daniel de La Touche (fundador da cidade) e São Luís (MA) é a única capital que os franceses fundaram no Brasil.

Com peso de 3,6 toneladas, a réplica tem 20 metros de altura, fora a base de 10 metros. Ela foi construída em fibra de vidro por uma empresa de Camboriú, em Santa Catarina. A fabricação demora em torno de 25 a 30 dias, envolve seis empresas e 50 colaboradores, segundo a assessoria de imprensa da Havan.

A primeira foi inaugurada na cidade catarinense de Brusque em 1995.

Simbologia

A ideia surgiu em 1994, quando um menino encontrou o empresário Luciano Hang no estacionamento de uma loja. Na época, a rede já tinha a fachada inspirada na Casa Branca, e a criança lançou a ideia de ter também a Estátua da Liberdade de Nova York. Hang já contou a colunista de GZH Giane Guerra que a estátua “representa o liberalismo econômico e a liberdade do cidadão”, fatores que, destacou, ele “sempre defendeu”. 

A chegada da rede Havan em São Luís (MA) no dia 2 de setembro, fará parte das comemorações de aniversário de 409 anos da capital maranhense, dia 8 de setembro. Será a primeira filial no Estado e a 164ª Havan pelo Brasil. Atualmente, a rede está presente em 18 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. A varejista ficará na Avenida Daniel de La Touche, no bairro do Cohajap, com funcionamento diário, das 9h às 22 horas.

Com 20 mil m² de área construída e quase mil vagas de estacionamento, a loja Havan de São Luís contará com o mix de 350 mil itens nacionais e importados em diferentes setores, como: cama, mesa e banho, eletro, eletrônicos, utilidades domésticas, bazar e outros. O empreendimento terá praça de alimentação, a tradicional fachada estilizada da Casa Branca americana e a Estátua da Liberdade.

A chegada da Havan em São Luís estava sendo esperado com muita ansiedade pelos ludovicenses, pois deve gerar cerca de 200 empregos diretos e cerca de 1000 empregos indiretos. Antes mesmo de ser inaugurada, a loja recebeu mais de 60 mil currículos. 

História

Estátua da Liberdade (em inglêsThe Statue of Liberty; em francêsStatue de la Liberté), cujo nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo (em inglêsLiberty Enlightening the World; em francêsLa liberté éclairant le monde), é uma escultura neoclássica colossal localizada na ilha da Liberdade no porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A estátua de cobre, projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, que se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la, foi construída por Gustave Eiffel e dedicada em 28 de outubro de 1886.[7] Foi um presente dado aos Estados Unidos pelo povo da França. A estátua é de uma figura feminina vestida que representa Libertasdeusa romana, que carrega uma tocha e um tabula ansata (uma tabuleta que evoca uma lei) sobre a qual está inscrita a data da Declaração da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776. Uma corrente quebrada encontra-se a sob pés. A estátua é um ícone da liberdade e dos Estados Unidos, além de ser um símbolo de boas-vindas aos imigrantes que chegam do exterior.

Bartholdi inspirou-se pelo professor de direito e política francês Edouard de Laboulaye, que teria dito em 1865 que qualquer monumento erguido à independência estadunidense seria adequadamente um projeto conjunto dos povos francês e norte-americano. Ele pode ter sido ocupada para honrar a vitória da União na Guerra Civil Americana e o fim da escravidão. Devido à instabilidade pós-guerra na França, o trabalho de construção da estátua não começou até o início da década de 1870. Em 1875, Laboulaye propôs que os franceses financiassem a estátua e os estadunidenses fornecessem o local e construíssem o pedestal do monumento. Bartholdi completou a cabeça e o braço com a tocha diante da estátua antes da estátua ter sido totalmente projetada, então estas peças foram exibidas como uma forma de publicidade em exposições internacionais.

O braço da tocha foi exibido na Exposição Universal de 1876 na Filadélfia e no Madison Square Park, em Manhattan, de 1876 a 1882. A campanha de financiamento revelou-se difícil, especialmente para os norte-americanos, e em 1885 o trabalho do pedestal foi ameaçada devido à falta de fundos. Joseph Pulitzer, editor do New York World, começou um projeto de doações para completar o projeto, que atraiu mais de 120 mil colaboradores, a maioria dos quais deram menos de um dólar. A estátua foi construída na França, enviada para o exterior em caixas e montada no pedestal concluído na ilha que na época era chamada de “Bedloe”. A conclusão da estátua foi marcada por uma parada em Nova Iorque e uma cerimônia de dedicação presidida pelo presidente Grover Cleveland.

A estátua foi administrada pelo Conselho de Faróis dos Estados Unidos até 1901 e, em seguida, pelo Departamento de Guerra; desde 1933 tem sido mantida pelo Serviço Nacional de Parques. O acesso do público ao terraço que cerca a tocha está barrado por razões de segurança desde 1916.

1 comentário para "Alvo de polêmica, Estátua da Liberdade já está instalada na loja da Havan em São Luís"


  1. Tereza Raquel

    Seja bem-vinda!! Que a Havan traga bastante emprego para São Luis do MA!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS