Polícia Federal deflagra operação para combater fraudes relacionadas ao Auxílio Emergencial em São Luís (MA)

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (30/8), em São Luís(MA), a Operação Maquineta, dando continuidade ao combate às fraudes ao Auxílio Emergencial, benefício social criado pela Lei nº 13.982/2020 para auxiliar a população com dificuldades financeiras em razão da pandemia da COVID-19.

Esta investigação resulta da união de esforços da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, com o objetivo de racionalizar e otimizar o tratamento contra as fraudes ao Auxílio Emergencial, com foco na apuração do envolvimento de organizações criminosas que tenham sido identificadas fraudando uma quantidade significativa de benefícios.

No presente caso foi possível verificar que um grupo criminoso fraudou pelo menos 84 benefícios do auxílio emergencial, através de 118 transações num valor global de mais de R$ 50 mil, somente no período de 02/06/2020 a 12/06/2020 (dez dias).

Assim, a partir de representação policial judicialmente deferida pelo 1ª Vara Federal, 16 policiais federais cumpriram 4 mandados de busca e apreensão na cidade de São Luís/MA, além de medidas de sequestro de bens e valores.

A operação foi batizada Maquineta em alusão à máquina de cartão vinculada ao estabelecimento comercial fictício investigado, a qual foi utilizada para simular transações comerciais com o referido estabelecimento e funcionou como principal ferramenta do grupo criminoso para desviar os recursos do auxílio emergencial subtraídos das contas das vítimas.

Os membros do grupo criminoso são investigados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 26 anos de reclusão e multa, em caso de condenação.

Lojas Potiguar nos Feriados de 07 e 08 de setembro

FOTO – DIVULGAÇÃO: A Loja Potiguar Cohama, que vai funcionar nos feriados de 07 e 08/09 das 8h às 18h, assim como a loja da Forquilha, aberta no mesmo horário nesses dias

As lojas Potiguar de São Luís estarão funcionando parcialmente na capital maranhense, nos feriados de 07/09 (Independência do Brasil) e 08/09 (Aniversário de São Luís).

Quem quiser aproveitar o feriado para fazer compras na Potiguar e conferir os descontos do Festival de Tintas, pode se programar!

Estarão fechadas nesse feriado as lojas da Av. dos Africanos; do Centro (Caminho da Boiada) e do Cohafuma, assim como o CD / Centro de Distribuição nos dias 07 e 08 de setembro.

Mas estarão abertas nas próximas quarta e quinta – feiras (07 e 08.09) somente as Lojas Potiguar da Cohama e do Retorno da Forquilha, ambas no horário das 08h às 18h.

Cineasta e escritora maranhense Milena Carvalho (Yabá Filmes) palestra dia 01/09 em São Paulo

Projeto Cultural “Sou Mulher e Muita Coisa” foi escolhido como case de sucesso de investimento social

Acontece nessa quinta – feira (01h09) às 18h10  o evento online “Decisões de Impacto – Como utilizar inteligência de dados para conectar demandas sociais e soluções”, promovido pela plataforma Simbiose Social com apoio da FVG EASP e Catalyst 2030.

O evento vai contar com a participação de seis palestrantes, pessoas que defendem causas sociais e atuam de forma engajada na chamada agenda ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança): A Chef de cozinha e empresária Paola Carosella; Wellington Nogueira, Fundador do Projeto Doutores da Alegria; Suelma Rosa, Head de Reputação e Assuntos Corporativos do Brasil e América Latina na Unilever; Ralf Toenjes, Co-fundador e Pres. da Renovatio e Jovem Líder Global da ONU; Edgar Barki, Pres. da FGVCenn e a escritora e cineasta maranhense Milena Carvalho, da Yabá Filmes, autora do projeto cultural e de empoderamento feminino “Sou Mulher e Muita Coisa”.

A participação de Milena se deu mediante convite da Simbiose Social, que escolheu esse projeto como um case de sucesso; já que o mesmo contou com o aporte de patrocinadores nacionais como Grupo GR e Alcoa (patrocínio master) captados pela Simbiose Social. Ao longo de mais de 2 meses o projeto percorreu de forma itinerante 9 cidades do Nordeste, levando Oficinas de Escrita gratuitas para mulheres nordestinas de diversos perfis – quilombolas, agricultoras, parteiras, artesãs, escritoras entre outras. Em comum, todas habitam regiões com altos índices de violências contra a mulher e falta de oferta de políticas públicas eficientes e portanto, carregam todas elas, histórias de vidas marcadas por lutas, garra e superação. O projeto cultural idealizado por Milena levou esperança, e mais força, para as mulheres participantes das Oficinas. Elas puderam refletir sobre suas vidas, ressignificar traumas, medos e violências já sofridas para semear um futuro melhor, mais digno e mais feliz.

Sucesso total, assim foi avaliado o projeto “Sou Mulher e Muita Coisa” por todas as participantes das 9 cidades. Sucesso também de mídia em diversos Estados; pois um dos cuidados de Milena Carvalho foi a contratação de equipes profissionais de design, vídeo, texto jornalísticos, fotos e postagens em redes sociais para produzirem conteúdos que mostraram todas as fases do projeto em todas as cidades pelas quais passou. Uma forma de divulgar o projeto e acima de tudo, garantir a transparência na prestação de contas junto aos patrocinadores, que também ganharam muitas citações espontâneas de mídia nas reportagens veiculadas sobre o projeto. Criatividade na proposta, transparência na execução, qualidade dos materiais e recursos utilizados e acima de tudo, uma enorme entrega pessoal de Milena Carvalho que ministrou todas as oficinas culturais. Esse foi o saldo mais que positivo do projeto, e por isso, escolhido pela Simbiose Social como case de sucesso a ser apresentado por Milena Carvalho nessa programação.

O objetivo desse evento é demonstrar um novo caminho sobre como potencializar o impacto social no Brasil, com mais assertividade nos investimentos sociais; mensuração prática de ESG e impacto social gerado. Tudo isso para unir quem quer investir em causas, a projetos de comprovado impacto social e que precisam de patrocinadores para serem viabilizados. Uma proposta de cruzamento de dados que permitem identificar as demandas sociais no país e as ofertas de projetos sociais que atendam essas demandas. Para as empresas, trata-se de uma solução que usa dados e evidências para tomar as melhores decisões de investimento social. Utilizando inteligência de dados e as 17 ODS da ONU como modelo de classificação, a Simbiose Social desenvolveu um algoritmo capaz de cruzar dados de demandas sociais  com organizações que atendam essas mesmas necessidades.

Todos os esses e outros detalhes podem ser conferidos no evento online; que é gratuito e aberto aos interessados, mediante inscrição prévia pelo link: https://conteudo.simbiose.social/evento-simbi-fgv-convidados-on

Descubra qual o melhor vinho para o seu paladar

Conforme começamos a nos afeiçoar por vinhos, normalmente despertam interesses ímpares sobre o assunto. É comum querer entender melhor sobre o que está sendo consumido, seus detalhes e características e desenvolver métodos para apreciar de forma mais intensa.

Os brasileiros mostraram nos últimos anos que seu interesse por vinho quase se equipara aos cidadãos de países cujo o vinho é primordial no cotidiano, como França e Itália. Alguns vinhos brasileiros são até reconhecidos internacionalmente.

É claro que profissionais da área tendem a degustar todo estilo de vinho, e é natural que isso aconteça quando a bebida está ligada à sua vida profissional. Já nós, leigos, amadores e iniciantes no assunto, costumamos moldar nosso paladar para tipos específicos de vinhos e alguns deles se tornam nossos preferidos.

Pensando nisso, decidimos listar algumas dicas de como encontrar o vinho que mais agrade seu paladar.

Comece pelo mais fácil

Vamos começar colocando o dedo na ferida dos amantes de vinho que sempre discutem qual estilo entre seco e doce é melhor.

Bom, a discussão até faz sentido, porque estes dois são completamente opostos. Isso se dá pelo fato de que quanto mais seco menos glicose a bebida apresenta.

É possível encontrar vinhos com níveis diferentes de taninos, sendo alguns mais secos que outros.

Já o vinho suave costuma agradar aqueles que estão iniciando, exigindo menos desenvoltura do paladar.

A dica é que, caso tenha preferência pelo vinho suave mas deseja conhecer os secos, comece por estilos que possuem taninos macios, para evoluir gradualmente até o extra-seco.

Tenha disposição

Se já decidiu manter-se inserido entre os apaixonados por vinhos, chegou a hora de saber que o paladar é adaptável. É possível passar a sentir prazer consumindo aquilo que antes achava desagradável.

Vinho não é a bebida mais fácil do mundo, então chegará o momento em que se aventurar pelos rótulos exigirá disposição e paciência.

Mas não confunda disposição com chute. Pesquisar e entender são palavras comuns quando se começa a ir atrás de bons vinhos, esteja sempre bem inteirado antes de arriscar. 

Por exemplo, antes de comprar um vinho branco, entenda as características, aromas e sabores para definir qual o melhor para iniciar.

Considere clubes de vinho

Os clubes de vinho estão em alta ultimamente, principalmente para aqueles que estão iniciando. Há diversos clubes pelo Brasil que apresentam ótimos serviços de assinaturas mensais e anuais, que podem lhe oferecer planos que incluem rótulos para iniciantes ou experientes, estilos diversos e até revistas com informações como sabor, aroma e harmonizações.

Um clube de vinho pode ser seu braço direito para começar e aprender, além das vantagens que o próprio clube oferece também pode lhe agregar conhecimentos que evitem erros ou confusões na hora de consumir vinhos por fora.

Divirta-se e cuide-se

Vinho pode ser um assunto sério quando se tem o sonho de atuar profissionalmente com a bebida ou de chegar a um alto patamar de conhecimento. Mas não se sinta pressionado e nem tenha pressa, o vinho pode ser apenas um meio de descontração e divertimento.

Além de entender as características da bebida, é importante entender os efeitos que ela pode gerar no corpo e tomar cuidado quanto à saúde.

UNDB e PUCRS promovem Seminário Internacional em São Luís

Direito, Inovação e Políticas Públicas em debate com palestrantes de 4 países dias 01 e 02 de setembro

Grandes nomes do Direito Internacional estarão reunidos em São Luís. O Programa de Mestrado Interdisciplinar em Direito do Centro Universitário UNDB, em parceria com a PUC RS, promove o I Seminário Internacional de Direito, Inovação e Políticas Públicas, nos dias 01 e 02 de setembro (quinta e sexta – feira), das 14H às 20H.

O evento é presencial, acontece no Auditório Dom Bosco Exponencial, na Av. Colares Moreira no Renascença II; e é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais e professores do Direito.

Contando com renomados juristas e docentes do Direito do Brasil, Portugal, Itália e Espanha, o Seminário Internacional tem como foco promover discussões e reflexões sobre alguns dos temas mais importantes e impactantes da atualidade: Direitos fundamentais no contexto da pandemia; políticas de privacidade e vigilância no ambiente digital; a liberdade de expressão na internet; discursos de ódio e fake news; transformação digital; o Judiciário e a Democracia, entre outras pautas de relevância jurídica contemporânea.  

Entre os palestrantes internacionais estão nomes como Dr. Carlos Blanco de Morais da Universidade de Lisboa; Dra. Vera Lúcia Raposo e Dr. Paulo Mota Into, ambos da Universidade de Coimbra; Dr. Marco Olivetti, da Universidade Lumsa de Roma e Dr. José Antonio Montilla Martos, da Universidade de Granada / Espanha. Do Brasil participam o Des. Dr. Ney Bello; Prof. Ingo Sarlet e Prof. Eugênio Facchini (PUC RS); e as professoras da UNDB Amanda Thomé e Heloisa Medeiros.

As inscrições podem ser feitas de forma digital pela plataforma sympla.com.br/undb. Trata-se de uma oportunidade única para ter acesso a alguns dos expoentes máximos do Direito Internacional sem sair de São Luís.

O evento tem coordenação acadêmica dos professores Ingo Sarlet, Amanda Thomé, Ney Bello e Otávio Luís Rodrigues Júnior. E Coordenação executiva dos professores Manuela Lima e Arnaldo Sousa.

PROGRAMAÇÃO / I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITO, INOVAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

01/09/2022

14h às 16h: Pesquisa e Extensão em Encarceramento Feminino

Prof. Jorge Serejo (Praça Ágora – Sede da UNDB)

16h às 18h: Direito e Empregabilidade

Estudo de casos com Escritórios de Advocacia (Sala de Metodologias Ativas) 

19h30: Painel de Abertura – Perspectivas Inovadoras no Direito Público e no Direito Privado

Palestrantes:

PROF. INGO SARLET (PUC RS): Transformação digital, mínimo existencial e renda mínima 

PROF. CARLOS BLANCO DE MORAIS (PORTUGAL): Restrição e suspensão de direitos fundamentais no contexto das políticas sanitárias em tempos de pandemia

02/09/2022

14h: II Painel – Políticas Públicas e sua intersecção com o Direito na Sociedade Tecnológica

Palestrantes:

DES. Dr. NEY BELLO: Judiciário e Democracia: ativismo judicial, ruptura e hipercomunicação

PROFª AMANDA THOMÉ (UNDB): Liberdade de ensino e eleições

PROFª HELOÍSA MEDEIROS (UNDB): O marco legal de ciência, tecnologia e inovação do Maranhão

16h: III Painel – Direito Público e Privado na Contemporaneidade

Palestrantes:

PROF. PAULO MOTA PINTO (PORTUGAL): Negócio jurídico e inteligência artificial

EUGÊNIO FACCHINI (PUC RS): Os impactos da inteligência artificial na responsabilidade civil

VERA RAPOSO (PORTUGAL): Privacidade e vigilância no mundo digital

18h30: Coffee-break

19h: IV Painel – Direito, Ciência e Tecnologia

Palestrantes:

PROF. JOSÉ ANTONIO MONTILLA MARTOS (ESPANHA): Inteligência artificial e direitos fundamentais

PROF. MARCO OLIVETTI (ITÁLIA): A liberdade de expressão na Internet: o discurso de ódio e as fake news

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima