Dia do Surdo celebrado no HSE / HSLZ

O Dir. Geral do HSE / HSLZ Plínio Tuzzol e seu time de Diretores e Coordenadores entre colaboradores surdos que foram homenageados

Eles trabalham em diversas áreas do hospital e atuam com excelência e dinamismo

O Dia do Surdo, celebrado no último dia 26 de setembro, foi uma oportunidade de agradecer e de valorizar os bons serviços prestados com muito profisisonalismo por um time de pessoas surdas que atuam no Hospital dos Servidores Estaduais/ HSE-HSLZ.

A data foi celebrada com um evento especial, que aconteceu no auditório do hospital reunindo a Diretoria, lideranças e os colaboradores surdos, que fizeram uma apresentação de Coral, usando a língua dos sinais para interpretar mensagens de louvor.

A programação teve tradução em Libras e foi organizada em conjunto pelo NEP (Núcelo de Educação Permanente); pelo GTH (Grupo de Trabalho Humanizado), pelo NGG (Núcleo de Gente e Gestão) e Diretorias. E contou com uma homenagem em vídeo, mostrando a atuação desses colaboradores surdos e pessoas com deficiência, que atuam com excelência em diversas áreas do hospital. A Diretora de Gente e Gestão, a psicóloga Chrystiane Vasconcelos falou sobre a importância do acolhimento dos PCD´s no ambiente de trabalho e os ganhos em diversidade que as pessoas com deficiência proporocionam ao mercado de trabalho.

“Somos muito gratos a todos os profissionais surdos que atuam no HSE/HSLZ, assim como todos os demais colaboradores com deficiência que realizam suas atividades profissionais com extrema dedicação e excelentes resultados. No Dia do Surdo tivemos esse momento de agradecimento e de valorização, colaborando para afastar os preconceitos que ainda existem na sociedade. A diversidade é muito positiva quando o ambiente de trabalho é respeitoso e preparado para acolher a todos” declarou o Diretor Geral do HSE / HSLZ Plínio Tuzzolo.

Kadu Pakinha destaca aprendizado após última etapa do Brasileiro de Surf de Base

Surfista maranhense somou mais de 1.000 pontos em três etapas da competição nacional

O maranhense Kadu Paquinha participou de três etapas do Circuito Brasileiro. (Divulgação)

Em busca de experiência e evolução, o surfista maranhense Kadu Pakinha, que conta com o patrocínio do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, participou da terceira e última etapa do Circuito Brasileiro de Surf de Base entre quinta-feira (22) e domingo (25), no Píer de Atlântida, em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. A disputa no mar agitado do litoral gaúcho rendeu um grande aprendizado ao jovem atleta, um dos mais promissores do estado.

Único surfista do Maranhão no Circuito Brasileiro, Kadu Pakinha não conseguiu os resultados necessários para avançar de fase em Xangri-lá e continuar na briga pelo título nacional. Nas duas etapas anteriores, realizadas na Praia do Buraco, em Vila Velha (ES), e em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE), Kadu ultrapassou a marca de 1.000 pontos no somatório de duas categorias: foram 760 pontos conquistados na disputa Sub-14 e outros 300 pontos na competição Sub-16.

Após a participação no Circuito Brasileiro, Kadu Pakinha terá alguns dias de preparação para o próximo desafio na temporada, que será a terceira etapa do Circuito Maranhense de Surf, entre os dias 7 e 9 de outubro, na Praia do Caolho, em São Luís.

“Muito feliz pela oportunidade de representar o Maranhão na última etapa do Circuito Brasileiro. Aprendi muito nessa competição e estou motivado a continuar crescendo no cenário nacional do surf. Agradeço a Potiguar e ao governo do Estado por todo o apoio e incentivo, vou me dedicar ainda mais para representar o esporte maranhense da melhor maneira possível”, afirmou Kadu.

Bicampeão maranhense de surf, Kadu Pakinha coleciona resultados expressivos na temporada de 2022, com destaque para o título na categoria Sub-16 e a quinta colocação na categoria Open da segunda etapa do Circuito Maranhense. Além disso, o jovem atleta foi campeão de duas etapas dos Jogos Escolares e ficou com a quinta posição no Brasileiro Sub-14, realizado no Pará.

O bom funcionamento da memória depende do que você come

Você sabia que o seu cardápio diário pode ser determinante para a maneira como o cérebro armazena e retém informações? Estudos científicos afirmam que alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e sódio, podem ser prejudiciais à memória. No caso da população idosa, o alerta é ainda mais importante. 

“Um padrão alimentar rico em alimentos ultraprocessados também é rico em açúcar. O açúcar é pró-inflamatório, isto é, favorece as inflamações no corpo, e é totalmente prejudicial à memória. Então, pensando na proteção da memória do indivíduo idoso, a gente tem que evitar o consumo de alimentos ultraprocessados”, orienta a professora do curso de Nutrição da Facimp Wyden, Thalita Almeida. 

Thalita explica que alimentos ultraprocessados são aqueles altamente industrializados, como biscoitos recheados, refrigerantes e refrescos de pacote, entre outros itens. “Tudo isso deve ser evitado para a proteção da memória”, alerta. 

Para uma boa memória, ela reforça que uma alimentação balanceada e rica em alimentos fontes de ômega 3 contribuem para aumentar a capacidade do organismo de processar e reter informações. “Peixes de águas profundas, castanhas e oleaginosas de forma geral, nozes e abacate são bons exemplos de alimentos ricos em ômega 3”, enumera. 

Diferenças entre os alimentos

Thalita esclarece que existem três tipos diferentes de alimentos: os in natura, os processados e os ultraprocessados. “Os in natura são aqueles que podem ser consumidos da mesma forma que aparecem na natureza. Frutas e verduras são ótimos exemplos”, explica. 

Já os alimentos processados são aqueles que passam por pequenas modificações, como os processos de embalagem e disponibilização para venda no mercado. “Um exemplo é o arroz. Esse alimento é retirado da casca, higienizado, pode ser polido ou não e depois vai ser distribuído entre tipo um, tipo dois e arroz parboilizado”, esclarece. Já os alimentos ultraprocessados são aqueles que são acrescidos de ingredientes em processos industriais. Geralmente, esses produtos são ricos em ingredientes como gorduras trans, açúcar, sódio e conservantes, já que são preparados para durar mais tempo nas prateleiras. 

Um estudo feito pelo portal internacional de saúde Healthline revelou que, até o ano de 2030, pelo menos 65 milhões de pessoas idosas em todo o mundo sofrerão de demência – uma doença degenerativa que tem como um de seus primeiros sinais a perda de memória. Uma alimentação saudável, reforça Thalita, tem o poder de manter o cérebro saudável por mais tempo e evitar o surgimento de uma série de doenças. 

Em Pedreiras, Othelino e Ana Paula participam de caminhada e comício em apoio a Flávio Dino e Vinicius Louro

A cidade de Pedreiras viveu uma noite de muita alegria, nesta quarta-feira (27), com a presença do deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, e da vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato. Eles participaram de caminhada e comício em apoio à reeleição do deputado estadual Vinicius Louro (PL) e à candidatura de Flávio Dino (PCdoB) ao Senado.

Othelino Neto, que também concorre à reeleição, e Ana Paula, candidata à primeira suplência de Dino, receberam o carinho dos pedreirenses em clima de vitória nesses últimos dias que antecedem as eleições.

“É muito importante para o Maranhão e para os municípios da região de Pedreiras que o deputado Vinicius Louro seja também reeleito para continuar trazendo obras importantes para esta cidade. Ele conta com nossa parceria”, destacou Othelino Neto.

O presidente da Assembleia agradeceu ainda o apoio da população de Pedreiras à candidatura de Flávio Dino. “Como governador, Flávio Dino fez muito por todo o Maranhão, por Pedreiras, e vai fazer muito mais como senador da República”, ressaltou. 

Ana Paula Lobato  destacou as ações do governo Dino na cidade de Pedreiras. “Flávio vai continuar sendo parceiro de Vinicius Louro e da cidade de Pedreiras. E vai fazer isso com muita maestria no Senado Federal”, afirmou.

A candidata reafirmou também o apoio à reeleição de Vinicius Louro. “Já trabalhou muito por Pedreiras, por isso merece ser reeleito e continuar olhando por esta cidade tão querida”.

O deputado Vinicius Louro agradeceu o apoio e ressaltou a atuação do presidente Othelino Neto à frente do parlamento estadual. “Othelino sempre foi um presidente que ajudou no trabalho dos demais deputados para que pudessem trazer obras e benefícios ao povo do Maranhão”, destacou Vinicius Louro.

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima