“Dia do lixo” compensa? Saiba o quanto essa prática pode “jogar fora” sua dieta

2comentários

A semana de muitas pessoas focadas na estética física é cercada de esforço e sacrifício, baseada numa dieta regrada e rigorosa em prol da saúde e com o objetivo de manter o “shape” em dia. Porém, quando chega a sexta-feira é comum ouvir aquele: “Agora sim, vou meter o pé na jaca!”. A flexibilização do planejamento alimentar vem acompanhada de hambúrguer, pizza, batata frita, sorvete, frituras e outros conhecidos vilões da dieta. É o “dia do lixo”, ou dia livre da dieta, que muitas vezes vira final de semana livre e se estende até o domingo.

Mas esse hábito é válido ou pode ser mais uma perigosa armadilha para os planos de dieta? A nutricionista do Grupo Mateus, Katia Souza, ajuda a esclarecer os detalhes dessa prática tão comum no “sextou” dos brasileiros.

Riscos

A ideia do “dia do lixo” nasceu entre os fisiculturistas, que seguem uma alimentação extremamente restrita para manter a posição de atletas. Em pouco tempo, essa estratégia foi difundida por seguidores de regimes da moda e vem se tornando uma verdadeira febre.

Contudo, apesar de a alternativa ser considerada atraente, é preciso tomar alguns cuidados para que a estratégia de comer tudo o que quiser em um dia não se torne um tiro no pé. “A pessoa acaba gerando grandes expectativas em torno desse momento, o que, em alguns casos, leva à perda de controle e, consequentemente, à compulsão alimentar, colocando toda a dieta a perder. Sem contar que esse excesso pode trazer danos não apenas no ganho de peso, como também em retenção de líquidos e alterações intestinais. Isso compromete o bom funcionamento do organismo”, alerta a nutricionista Katia. 

O ideal é propor não um dia inteiro livre, mas refeições pontuais. “Escolha apenas uma refeição daquele dia. Mas lembre-se: para quem está no início de uma reeducação alimentar e ainda tem um longo processo a seguir, o dia livre pode ser perigoso, uma vez que a pessoa acaba criando muitas expectativas em torno dessa folga e, às vezes, come em excesso, o que, depois, gera uma frustração que não contribui para o tratamento”, alerta.

2 comentários para "“Dia do lixo” compensa? Saiba o quanto essa prática pode “jogar fora” sua dieta"


  1. Gustavo

    Excelente conteúdo!!!

    Você!!! Está fazendo dieta, mas não consegue esquecer a vontade de comer um doce?

    Te ensino passo a passo das receitas, modo de preparo, quantidades, e o mais importante você terá em mãos uma lista de receitas que pode se encaixar perfeitamente em qualquer dieta, nunca mais você vai ficar na vontade de comer um doce ou uma sobremesa.
    E você vai poder fazer isso sem ficar com peso na consciência, essa é a maior vantagem no 50 Receitas de Doces Fit.

    50 Receitas de Doces Fit funciona e se encaixa como luva para você, ser fit sem sofrer, sao receitas exclusivas,
    sao coisas que eu consumo na minha dieta, sao ingredientes simples e facil de ser encontrado.

    Acesse o link e garanta seu Ebook de Doces Fit: https://bit.ly/Ebook-50Receitas-Doces-Fit

  2. Anne

    FINALMENTE REVELADO:
    MÉTODO 100% NATURAL PARA ELIMINAR GORDURA LOCALIZADA E EMAGRECER ATÉ 10KG EM APENAS 19 DIAS!!
    https://go.hotmart.com/R75330198I

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS