Arena Five transforma Santa Inês na casa do futebol 5×5

0comentário
Arena Five transforma Santa Inês na casa do futebol 5×5 (Ravelly Vieira/AP Assessoria)

Tradicionalmente, a cidade de Santa Inês é conhecida como um dos locais no Maranhão mais apaixonados por esporte. A prática esportiva é um dos principais atrativos na “princesa do Vale do Pindaré”. Tanto que os desportistas do município costumam “abraçar” o surgimento de novas modalidades. Foi o caso, por exemplo, do Arena Five 5×5, iniciativa patrocinada pelo governo do Estado e pelo Armazém Paraíba por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que levou para Santa Inês, no mês de dezembro, as disputas do futebol 5×5 em um evento inspirado no futebol de rua.

Em sua primeira edição, o Arena Five 5×5 contou com a participação de 64 equipes, reunindo mais de 400 atletas durante três dias de evento. As disputas ocorreram em torneios de quatro categorias: Sub-12, Sub-15, Adulto Masculino e Adulto Feminino.

Devido à quantidade de equipes participantes, para cada uma das categorias foram realizados dois torneios distintos. No Sub-12, os times vitoriosos foram a Vila Militar e o América; no Sub-15, Revelação e Escola Flamengo; no Adulto Feminino, Palermo e Palermo 2; e, no Adulto Masculino, os campeões foram os times do Palmeirense e Palermo.

Formato

A quadra do Ginásio Zeca Belizário foi transformada em uma verdadeira arena inspirada no futebol praticado nas ruas de todo o país, onde a habilidade para driblar em pequenos espaços e em fazer gols são colocadas à prova. O formato adotado nesta edição do Arena Five 5×5 seguiu os mesmos moldes e regras do famoso torneio de futebol 5×5 Neymar Jr’s Five, desenvolvido pelo craque Neymar Júnior. Assim, cada time conta com cinco jogadores (e até dois reservas). 

Inspirado no futebol de rua, o conceito é simples. Os times entram em quadra com cinco jogadores e, a cada gol, o oponente perde um jogador. Vence a equipe que fizer cinco gols primeiro ou aquela que tiver melhor resultado após dez minutos. As dimensões do campo de jogo são menores e não se pode pisar na área delimitada próxima ao gol.

“Foi um evento bem legal, bem dinâmico e muito divertido. O torneio foi uma grande novidade aqui em Santa Inês devido ao seu formato de disputa. É sempre positivo eventos que fomentem a prática do futebol e é por isso que agradecemos aos patrocínios do governo do Estado e do Armazém Paraíba, por acreditarem, cada vez mais, no esporte”, afirmou Waldemir Rosa, diretor-técnico do evento.

Incentivo

Como forma de incentivar e difundir o esporte, a primeira edição Arena Five 5×5 vai distribuir conjuntos de uniformes para todas as 64 equipes participantes. Todos os detalhes do Arena Five 5×5 estão disponíveis no Instagram oficial da competição (@arenafive5x5). O projeto conta com os patrocínios do governo do Estado e do Armazém Paraíba por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Sem comentário para "Arena Five transforma Santa Inês na casa do futebol 5×5"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS