Crianças de férias, pais trabalhando: dá para se divertir mesmo assim?

0comentário

Especialista dá dicas do que fazer com as crianças nas férias

Para as crianças, as férias escolares são sinônimo de brincadeiras, passeios e muita diversão. O problema é que nem sempre o período de descanso das crianças coincide com o dos pais. Como fazer para garantir que a criança tenha atividades divertidas e saudáveis mesmo quando os pais não possuem tanto tempo à disposição?

Pensando nisso, a professora e coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio, Priscila Alves, separou algumas dicas. Veja abaixo:

1. Busque um momento de interação com a criança.

Mesmo que a sua agenda esteja cheia de compromissos, sempre é bom separar uma hora do dia para se divertir com a criança. O ideal é que esse momento seja longe das telas, na sob a forma de alguma atividade física ou brincadeira. “Tirar a criança do sofá e da frente da televisão, fazendo com que ela se movimente, vai melhorar a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo e social”, explica a professora, reforçando ainda que o pai e a mãe precisam estar cientes de que brincar faz parte do universo infantil. 

2. Brincadeiras mais simples são mais divertidas. 

Na hora da diversão, menos é mais – o que significa que as brincadeiras mais simples tendem a deixar as crianças mais satisfeitas e alegres. Nessa hora, brincar de pega-pega, jogo da memória, esconde-esconde ou jogar bola podem ser suficientes para trabalhar o lado afetivo e aproximar as famílias. “Os pais podem chegar do trabalho e aproveitar para levar a criança para correr, pular, enfim, tirar da rotina do videogame”, enumera Priscila. 

3.Saiba que investir na atividade física é cuidar da saúde.  

Priscila pontua ainda que, assim como na fase adulta, a prática de atividade física tem impactos positivos para a saúde infantil. Muitos benefícios são os mesmos, como a melhoria do condicionamento físico e da saúde, já que crianças que se exercitam regularmente tendem a adoecer menos. Mas ela faz um alerta: é importante que o exercício seja lúdico. “Muitas crianças nem percebem que estão praticando atividades físicas. Na cabeça delas, elas estão brincando”, pontua. 

A regra é simples: o que vale mais é estar junto e se divertir. Já brincou com seu filho hoje?

Sem comentário para "Crianças de férias, pais trabalhando: dá para se divertir mesmo assim?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS