Equatorial Maranhão e SEDES assinam renovação de termo para busca ativa de mais de 600 mil famílias potenciais beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica

0comentário

A Equatorial Maranhão e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES) firmaram por mais um ano o termo de cooperação para a busca ativa dos potenciais beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, nesta quinta-feira (25). O evento contou com a participação do ministro Wellington Dias e do Governador do Maranhão, Carlos Brandão, além do Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, a Gerente de Relacionamento com Clientes Francila Soares e demais representantes da Distribuidora.

No Maranhão, existem 1.118.155 famílias baixa renda beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), de acordo com o balanço feito pela Equatorial Maranhão. A TSEE é um programa do Governo Federal que beneficia as famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC), cujo desconto pode chegar a até 65%. Também estão aptas famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos cujo membro portador de doença ou pessoa com deficiência faça uso continuado de aparelhos elétricos para tratamento.

A notícia positiva é que o Maranhão alcançou a marca de segundo estado com maior aderência ao programa, porém ainda existem 602.815 famílias que podem receber os descontos, mas não estão cadastradas na Tarifa Social. Por isso, a Equatorial, Governo do Estado e a Famem seguem realizando busca ativa e diversas ações de incentivo a atualização cadastral.

Segundo Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão, a distribuidora continua buscando esses clientes que tem direito ao benefício, mas ainda não se cadastraram. “O nosso marco de mais 1 milhão de clientes cadastrados foi alcançado por conta do nosso constante trabalho de busca ativa e a parceria com o Governo do Estado e Municípios. A renovação desta parceria hoje é fundamental para alcançarmos essas famílias que ainda não sabem que têm o benefício disponível”, enfatizou Sérvio.

A inclusão dessas famílias no benefício significa uma importante economia e representa maiores oportunidades de destinar recursos do seu orçamento mensal, que iriam para o pagamento da conta de energia, à compra de alimentos e necessidades básicas para suas casas. Em vista disso, por meio da Tarifa Social, somente no ano passado, R$ 297 milhões de reais foram injetados na receita dos municípios maranhenses movimentando a economia local.

Dona Maria Tereza Ramos, é de comunidade quilombola e uma das beneficiárias da Tarifa Social. A moradora do município de Alcântara destacou a importância do benefício para seu orçamento familiar. “Muito bom receber esse desconto na conta da energia, porque com ele já se compra outras coisas como peixe, carne ou o arroz, o remédio e outras coisas. A energia é uma coisa muito importante, uma água gelada, poder ter um ventilador, é bom demais”, ressaltou dona Maria.

Mantenha o cadastro atualizado – A Equatorial reforça constantemente a necessidade de se manter atento aos selos das faturas de energia que sinalizam a situação em relação ao cadastro. De acordo com o último balanço de 2022, 161.448 pessoas perderam o benefício pois possuem o Número de Identificação Social (NIS) desatualizado, ainda sendo possível resgatar o cadastro junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Com o objetivo de tornar mais clara essa comunicação com os clientes e atentar para os prazos a fim de evitar a perda do benefício, a Equatorial Maranhão indica com os selos na conta o cadastro do beneficiário, vencimento do NIS e a perda do benefício, como ilustrado abaixo.

Selos indicativos na conta de energia
• O selo “Cliente cadastrado na Tarifa Social” identifica que o cliente já está cadastrado no programa, com NIS válido, e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando desconto com seu consumo;
• Já o selo “Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município” informa um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o NIS do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário regularização junto ao CRAS;
• O terceiro selo, “Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação também devem procurar o CRAS para regularização e avaliação do status do cadastro.

Sem comentário para "Equatorial Maranhão e SEDES assinam renovação de termo para busca ativa de mais de 600 mil famílias potenciais beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS