Depois de Alto Alegre, Pirapemas encerra a semana de atividades da “Carreta dos Direitos” da DPE (MA) que totalizou quase 2 mil atendimentos

0comentário

Desde o início da semana, a “Carreta dos Direitos – Inclusão e Cidadania sobre Rodas” percorreu o interior do Maranhão com o trabalho itinerante da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). O projeto leva mais cidadania aos moradores de áreas que não contam com a presença da instituição. Nesta sexta-feira (2), as atividades foram encerradas na cidade de Pirapemas, a 180 quilômetros da capital, com 1.035 atendimentos realizados. A carreta esteve também em Alto Alegre do Maranhão, onde foram prestados 923 atendimentos, totalizando quase 2.000 acolhimentos nesta edição do projeto.

Em Pirapemas, a carreta ficou estacionada em frente à Secretaria de Educação do município e ofereceu serviços como emissão do RG (1ª e 2ª vias), registro civil de nascimento (1ª e 2ª vias), inclusão e atualização em programas sociais, como o CadÚnico e tarifa zero de energia elétrica, renegociação de dívidas da Caema e da Equatorial, entre outros serviços.

De passagem pelo município para a inauguração da Sala Verde, em Pirapemas, que marcou a entrega do centésimo ponto de atendimento da Defensoria no Maranhão, o defensor-geral Gabriel Furtado visitou o atendimento na Carreta dos Direitos e reafirmou o compromisso da DPE com a população. “Nós costumamos dizer que o maranhense nunca está sozinho porque ele sempre pode contar com a Defensoria. E nos esforçaremos para que todos os municípios tenham um ponto de atendimento para que o acesso à Justiça e garantia de direitos seja assegurado aos maranhenses. Para tanto, nos locais onde ainda não contamos com uma unidade física, nossa Carreta está presente com o serviço itinerante da DPE”, afirmou.

Durante as atividades, a DPE/MA contou com a parceria do cartório local, Defensoria Pública da União, Cras, Equatorial, Caema, Instituto de Identificação e a Prefeitura de Pirapemas, com serviços de educação e saúde. Para o prefeito Fernando Cutrim, a passagem da caravana da Defensoria foi uma oportunidade única na vida dos moradores da cidade. “Estamos muito contentes com essa parceria que levou mais dignidade aos cidadãos de Pirapemas. A Defensoria desenvolve um trabalho essencial na vida da população mais carente e queremos firmar outras parcerias para que continuemos garantindo que a nossa população tenha seus direitos garantidos”, enfatizou o prefeito.

Alto Alegre do Maranhão – Na segunda (29) e na terça (30), a cidade que recebeu a Carreta dos Direitos foi Alto Alegre do Maranhão. Foram realizados 923 atendimentos no município, entre emissão de carteira de identidade, registro civil de nascimento, renegociação de dívidas e outros. A prefeitura de Alto Alegre do Maranhão assinou, recentemente, o termo de adesão ao selo “Município Defensor da Cidadania” e criou o Comitê Gestor Municipal de Erradicação do sub-registro do Plano Institucional da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, assumindo o compromisso para que todos os cidadãos tenham acesso à documentação básica na cidade.

Sem comentário para "Depois de Alto Alegre, Pirapemas encerra a semana de atividades da “Carreta dos Direitos” da DPE (MA) que totalizou quase 2 mil atendimentos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS