Um homem, de 38 anos, que tinha sido sequestrado e era mantido em cárcere privado, na Região Metropolitana de São Luís, foi libertado pela Polícia Civil do Maranhão, na noite da última terça-feira(6). Três suspeitos de participação no crime foram presos e serão indiciados por crime de extorsão mediante sequestro.
A Superintendência de Investigações Criminais (SEIC), tomou conhecimento de que um homem havia sido sequestrado e que estava sendo mantido em cárcere privado enquanto era exigida a importância de 20 mil reais em dinheiro para sua libertação.
As investigações iniciais constaram que a vítima teria sido sequestrada na tarde da terça-feira(6), por quatro homens nas proximidades do Mercado do Peixe, no Centro de São Luís quando foi colocada à força em um veículo e levada para uma área de mata, de onde os sequestradores iniciaram a extorsão contra os familiares da vítima.
De posse de tais informações, equipes do Departamento de Operações Táticas Especiais(DOTE) e Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (DCRIF), ambos vinculados à SEIC, iniciaram as investigações buscando identificar os envolvidos, bem como as suas localizações.
Os policiais conseguiram prender, nas proximidades de um supermercado do bairro do Maiobão, dois homens, de 19 e 35 anos, que negociavam o pagamento do resgate. Na sequência, as esquipes policiais partiram para o estouro do cativeiro no Residencial Nova Terra, em Paço do Lumiar, local onde libertaram a vítima e prenderam o terceiro criminoso, um homem, de 24 anos.
O trio foi levado à sede da SEIC em São Luís para ser submetido aos processos legais, posteriormente encaminhado ao Sistema Penitenciário.
Uma força-tarefa foi deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão na última terça-feira (6), no Residencial Nova Terra ,em São José de Ribamar. A ação policial que tinha como missão o combate ao crime de roubo de cargas resultou, na prisão em flagrante de quatro pessoas investigadas por participação no roubo e receptação de uma carga de produtos alimentícios, avaliada em aproximadamente 60 mil reais. O crime teria ocorrido no último dia 2 de junho ,em uma distribuidora de alimentos, situada no bairro São Cristóvão, em São Luís.
Após uma detalhada investigação comandada pelo Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/SEIC), os policiais civis conseguiram prender um homem, de 39 anos, o qual tinha no depósito do seu estabelecimento comercial, uma grande quantidade de produtos alimentícios (leite em pó, óleo de soja, arroz, feijão, açúcar) roubados da distribuidora.
O segundo alvo da operação ,foi um homem, de 45 anos , que teria transportado e comercializado o produto roubado com o comerciante. De acordo com as investigações, o preso seria um dos vigilantes da empresa vítima que teria repassado informações privilegiadas para os executores do crime.
As demais prisões foram de duas mulheres , de 25 e 23 anos , sendo a primeira ,a companheira do comerciante que guardava na residência grande quantidade da carga roubada e a segunda, cunhada do comerciante, que também armazenava em sua residência parte da carga roubada.
Durante a operação policial além da captura das quatro pessoas e recuperação de uma grande quantidade da carga roubada, a qual foi devolvida para vítima, foram arrecadados e apreendidos material eletrônico, os quais contribuirão com o avanço das investigações, para completa elucidação do crime em tela.
Após a finalização do trabalho de campo os presos foram conduzidos à SEIC, onde foram autuados em flagrante delito pelos crimes de receptação qualificada, receptação dolosa e associação criminosa. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados para o Sistema Penitenciário, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.
Inspeção constatou falta e baixo estoque de itens em Unidades Básicas de Saúde
Medicamentos estão em falta em unidades de saúde
Devido à falta de medicamentos na rede municipal de Saúde de Imperatriz, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) encaminhou nesta terça-feira, 6, Recomendação ao prefeito Assis Ramos, ao secretário municipal de Saúde, Alcemir Costa, e à coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município, Guimar Santos.
No documento, o titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Thiago de Oliveira Costa Pires, solicita que o Município adote, no prazo de 10 dias, todas as devidas providências para garantir o abastecimento de todos os medicamentos e insumos na CAF. O objetivo é viabilizar atendimento eficiente, seguro, contínuo e de qualidade aos usuários em todas as unidades de saúde.
A Promotoria de Justiça também recomenda manutenção de estoque de segurança para, no mínimo, três meses de consumo médio para medicamentos e insumos contidos nas relações Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) e outras listas adotadas pelo Município para aquisição e disponibilização dos itens nas unidades de saúde.
Entre os pedidos está o monitoramento adequado de estoque para controle e aquisição contínua para evitar interrupção do fornecimento.
No prazo de 90 dias, a CAF deve implantar e implementar o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), do Ministério da Saúde, em todas as farmácias do Município, incluindo-o nas Unidades Básicas de Saúde, Farmácia Central, unidades dispensadoras e Hospital Municipal de Imperatriz.
Estoques estão em falta
O sistema permite o acompanhamento individualizado do uso de medicamentos, controle da distribuição e estoque em tempo real, garantindo redução de gastos e segurança maior para os usuários.
No mesmo prazo, devem ser realizados treinamentos para técnicos de informática do Município, profissionais de saúde e aqueles junto ao Departamento de Informação e Informática do SUS (Datasus) e à Secretaria Estadual de Saúde. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde devem ser objeto de curso de educação a distância sobre o Hórus.
Estrutura e equipamentos necessários para possibilitar a implantação do sistema Hórus devem ser providenciados. O Município deve, ainda, manter controle confiável de movimentação do estoque de remédios nas unidades de saúde para garantir a qualidade e continuidade dos serviços de Assistência Farmacêutica.
Além da especificação das funções dos servidores da CAF no gerenciamento do estoque de medicamentos do setor, unidades dispensadoras e UBS, deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana, verificação dos estoques das UBS/Unidades dispensadoras/CAF e devida entrega dos medicamentos.
Solicitações do MPMA incluem levantamentos do consumo médio mensal, sondagem semanal da previsão de autonomia, em dias úteis, do estoque físico, repasse das informações às Supervisões de Saúde. O planejamento das compras deve refletir as necessidades do Município.
TRANSPARÊNCIA
Devem ser publicadas no site da Prefeitura. Em cada unidade dispensadora, a lista de medicamentos e insumos disponibilizados no CAF. Também devem ser divulgadas listas de medicamentos e insumos em falta na rede, apresentando justificativas e informando sobre a regularização do abastecimento.
A Prefeitura de Imperatriz deve elaborar relação atualizada de Medicamentos Essenciais, com devida aprovação no Conselho Municipal de Saúde, com base na Rename 2022/2023 e Plano Municipal de Saúde. O objetivo é mapear doenças mais recorrentes para atender às especificidades municipais e/ou regionais da população.
INSPEÇÃO
Em vistoria realizada em 1º de junho nas Unidades Básicas de Saúde Dr. Milton Lopes, Ana Daves, São Salvador, Santa Rita, Cafeteira, Redenção, Camaçari, Centro Novo, Frei Tadeu e Coquelândia, o MPMA verificou falta de 56 medicamentos e baixo estoque de sete medicações. Também foi constatado desabastecimento generalizado de medicamentos e insumos básicos e insuficiência de sistema informatizado integrado às unidades e à CAF.
Segundo Thiago Pires, em Imperatriz, o desabastecimento de medicamentos e insumos é um problema sistêmico. “A inércia administrativa da gestão municipal vem causando inúmeros problemas relacionados à descontinuidade do serviço de saúde na atenção primária, atenção psicossocial e outros programas de saúde da rede pública”, alerta o promotor de justiça, na Recomendação.
Os destinatários da Recomendação têm prazo de 10 dias para se manifestar sobre as solicitações do MPMA. Também devem encaminhar cronograma das ações a serem adotadas para cumprimento dos pedidos
Operação investiga existência de um grupo em aplicativo de mensagem voltado para compartilhamento de cenas de abuso sexual
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, (7), a Operação Perversus, dando cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido contra investigado que disponibilizou vídeos e imagens de abuso sexual infantil por meio de aplicativo de mensagem, no Maranhão.
A investigação iniciou-se a partir de informações repassadas pela INTERPOL-Turquia à Coordenação Geral de Cooperação Internacional da Polícia Federal (INTERPOL/CGCI/PF) por meio da qual foi relatada a existência de um grupo de conversas em aplicativo de mensagens voltado para a postagem de imagens e vídeos de abuso sexual infantil com usuários de diferentes países, dentre eles foi identificado um residente no Estado do Maranhão.
A partir desses dados, houve representação policial perante a Justiça Federal e foi deferido o cumprimento da medida cautelar de busca e apreensão com o objetivo de coletar elementos de prova da autoria e materialidade delitiva.
O investigado é suspeito da prática do crime de Disponibilização de cenas de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança/adolescente, tipificado no artigo Estatuto da Criança e do Adolescente, cuja pena pode chegar a seis anos de reclusão.
Houve apreensão do aparelho celular do investigado, o qual será submetido a exame pericial e posteriormente analisado para coletar possíveis coletar elementos probatórios relacionados ao crime investigado, bem como identificar a existência de eventuais condutas criminosas correlacionadas.
Além disso foi lavrado auto de prisão em flagrante em face do investigado por ter sido encontrado material pornográfico infantil em seu aparelho celular.
FOTOS – DIVULGAÇÃO: Sugestões para presentear no Dia dos Namorados e curtir a dois: Cestas que podem ser montadas com produtos gourmets e flores do Empório Fribal, ao gosto do cliente, em todas as lojas, com sabor e amor
O Dia dos Namorados(12) vem aí, e com ele a dica de receita que vale para todos os apaixonados: doses ilimitadas de amor, carinho e celebração. Segundo os psicólogos a data, mais que um evento comercial, é acima de tudo uma oportunidade para quebrar a rotina e celebrar com presentes e declarações uma história de vida em comum. Os casais que celebram suas conquistas e desafios, e brindam o seu romance, ficam mais fortalecidos para vencerem os desafios da vida a dois. Portanto, celebrar é preciso!
E nas lojas do Empório Fribal há opções de presentes para todos os gostos e estilos, e com a opção de customizar um kit com produtos favoritos do casal.
Os mimos do Empório Fribal oferecem muito sabor, delicadeza sofisticação na dose certa. Dos espumantes, vinhos e cervejas especiais, aos chocolates importados e doces; das tradicionais flores aos itens de decoração, com cestas e kits prontos ou personalizados, que podem ser montados com produtos gourmets, na preferência dos clientes – massas, azeites, queijos e vinhos, doces e outras deliciosas opções. Só não se pode economizar em um item: o amor contido em cada presente.
Um rito através da Música; um trilha sonora orgânica e dançante; fluída sob os elementos água, fogo, ar, plantas e terra…para acender toda a Natureza que habita em nós! Essa é a tônica da “Òrìsà”, que acontece neste sábado, 10, no Reviver Hostel – Centro Histórico
“Òrìsà” vem mostrar essa sonoridade dos elementos da Natureza e traduzi-lo através de um ‘set musical’ regido pela intuição e sensibilidade feminina das DJs La Sierra (MA) e Pensanuvem (SP), e no corpo cênico da atriz Claudiana Cotrim (MA).
“Òrìsà” vai começar logo ao final de tarde, como um esquenta aos ensaios dos bois que embalam a temporada junina. A ideia é atiçar essa atmosfera pulsante que traz a força dessa metáfora nagô, uma das mais interessantes para explicar a existência da natureza que há em nós e quem somos: uma cabaça guardando a vida em suas mais diversas manifestações, a natureza guardando a própria natureza, um fruto guardando seus frutos: os Òrìsà.
“Quando li sobre “Òrìsà”, numa revista chamada Senso, fiquei encantada, e utilizei o tema para uma das lives, via edital SECMA, que realizei durante a Pandemia; essa será a primeira vez que haverá uma edição presencial dessa festa, e estou muito animada; todas as atrações são mulheres, que expressam o que a natureza feminina tem de melhor, a força intuitiva”, aponta Vanessa Serra (a.k.a DJ La Sierra), idealizadora da iniciativa.
DJ Vanessa Serra
Além do caráter festivo, a mensagem é não somente tratar de “Òrìsà” o que os olhos podem ver, mas de “Òrìsà” o que a mente pode produzir, sentir, tocar, fazer, perceber, ouvir e, sobretudo, realizar. E conectar as pessoas pelas ideias e pela sua própria identidade.
Esse é um convite imperdível, faça parte dessa experiência ÒRISÀ – um rito através da Música! Trata-se de uma produção independente, mais informações e compra de ingressos, no valor promocional R$ 15, através do whatsapp 98 99177 2593, ou via direct no Instagram @vanessaserrah.
Os Òrìsà são recipientes de vida, alegria, felicidade, saúde, naturezas, paixões, lágrimas, gargalhadas; são tudo o que há de mais humano…
DJ paulistana Gabi PensaNuvem
A DJ paulistana Gabi PensaNuvem está em São Luís (MA) para uma breve temporada de vivência artística e cultural, aproveitando também para conhecer os Lençóis Maranhenses e a cidade histórica de Alcântara. Ela se define garimpeira-feiticeira, discoteca desde 2009, e durante a trajetória, produziu e criou o projeto Macumbia, que teve a primeira edição em 2011 homenageando diversos estilos da música latina. Participa também dos CESTA e Domingaz e Uh!ManasTV.
A premiada atriz Claudiana Cotrim é natural de São João Batista (MA), formada pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão em 1997, graduada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Desenvolveu a pesquisa “A autonomia do ator em cena”. Ministra oficinas de teatro e como atriz, seu repertório inclui diversos trabalhos em performances, espetáculos de teatro, oficinas de teatro, de contadores de histórias e de oratória, telenovelas, filmes e preparação de atores. Atuou na novela “Chamas da Vida”, da Rede Record. Na Rede Globo, teve participação nas novelas “Da cor do pecado”, “Ti-Ti-Ti”, “Avenida Brasil”, “Salve Jorge” e “Em Família”. E prepara-se para lançar seu primeiro livro “Poemas Sintéticos”.
A jornalista e DJ ludovicense Vanessa Serra fusiona movimentos sonoros no fluxo de uma linha intuitiva em transições envolventes. É especialista em “warm up”, realiza uma curiosa alquimia musical orgânica criando uma cumplicidade mútua com o público. É colecionadora de LPs, produtora fonográfica do LP “Vinil & Poesia” – Vol. 1, e está sempre presente no ‘line’ dos principais festivais do Maranhão, entre eles, o Zabumbada, Natal Equatorial, Lençóis Jazz & Blues e BR 135, além de participações da Virada Cultural (SP), festas particulares na capital, em Atins (Lençóis Maranhenses) e diversas outras iniciativas. Recentemente, apimentou a noite de lançamento do disco “O Homem que virou circo”, de Marcos Magah, com participação de Zeca Baleiro. E integra o coletivo nacional Uh!ManasTV.
A premiada atriz Claudiana Cotrim
SERVIÇO:
ÒRISÀ – um rito através da Música!
DJ La Sierra (MA), DJ Pensanuvem (SP) e performances de Claudiana Cotrim.
Sábado, dia 10, a partir de 19h, no Reviver Hostel – Centro Histórico.
Ingresso promocional: R$ 15 (lista amiga)
Informações e compra via whatsapp 98 99177 2593.
PARA SABER MAIS:
Òrisà – Por meio da visão de mundo nagô/iorubá, crê-se que, antes de uma pessoa nascer no Ayé – mundo dos corpos transitórios, ela escolhe sua cabeça-destino (Orí-inú). A partir desta escolha feita no Orun – mundo das divindades/ da ancestralidade e das origens – a pessoa é parte da massa cósmica, da massa primordial, da massa ancestral, da massa Orun, da massa natureza, da massa-raiz, da massa gênese de tudo o que há no mundo, aqui e lá. Essas substâncias primordiais, das quais as nossas várias cabeças são feitas, podem ser vivenciadas em suas manifestações naturais, intrinsecamente, relacionadas à essência e existência de todo ser vivo: água, vento, fogo, ar, terra, plantas, árvores, rios, tempestades, raios entre outros elementos naturais.
Essas forças que nos habitam e das quais somos feitos não são adoradas, simplesmente, como o são, mas, por meio de sua “antropomorfização” mítica passam a serem adoradas, devido a importância da natureza e da força primordial que nos habita, como manifestações de seres “superiores” denominados Òrìsà – guardião das cabeças, cabaças, cabeças-cabaças.
As cabaças-frutos que crescem em árvores em lugares cujo clima é tropical são recipientes para água, alimentos, pós, líquidos e para qualquer coisa que elas possam conduzir e guardar dentro delas, substâncias mágicas e também elementos comuns.
Nossas cabeças “internas”, como as cabaças, contêm pequenas quantidades de substâncias sagradas que, a um só tempo, nos diferenciam e nos unem. Ajalá – o oleiro universal – foi quem manipulou esses elementos e nos fez quem somos. Por isso, na religião africana, Candomblé é um grande culto à cabeça e a tudo que ela abarca. E todo esse rito pode ser pensado, sentido e compartilhado através da Música.
FOTO – DIVULGAÇÃO: Dr. Vinícius Menezes, CEO da Vital Gestão e Dir. fundador da RHEI- Redes de Hospitais Eficientes Integrados
Imagine algo cujos efeitos imediatos são incrivelmente estimulantes. A pessoa que a consome se sente instantaneamente envolta em uma névoa de satisfação e euforia. Seus sentidos são intensificados, a realidade se torna mais vibrante e as preocupações desaparecem por completo. Como se estivesse flutuando em um mundo perfeito, esse indivíduo sente-se com uma capacidade superior, tudo é mais fácil e sua inteligência parece aguçada.
Porém, conforme o tempo passa e o uso continua, os efeitos negativos começam a surgir sorrateiramente. A pessoa torna-se dependente, perdendo o controle sobre sua própria vida. O que antes parecia uma fonte inesgotável de prazer torna-se uma armadilha traiçoeira. A realidade que antes se destacava em cores brilhantes, aos poucos se transforma em tons sombrios e distorcidos.
No início, a substância parecia abrir portas para um mundo de possibilidades. Ideias criativas fluíam, a mente se mostrava aguçada e os problemas pareciam ter soluções simples e imediatas. Porém, com o tempo, os efeitos colaterais começam a surgir. A memória enfraquece, a concentração se esvai e a conexão com a realidade se deteriora. O indivíduo, que antes desbravava territórios desconhecidos, agora se perde em labirintos mentais confusos e inescapáveis.
Essa descrição poderia ser sobre a “K9”, a droga que vem causando preocupação para o sistema de saúde e segurança. Porém, estou falando da inteligência artificial. Os “sonhos” da IA, assim como uma substância viciante, podem inicialmente proporcionar efeitos prazerosos e aparentemente inofensivos. Contudo, os efeitos a longo prazo podem ser prejudiciais e levar à perda de controle e conexão com a realidade.
Essa abordagem pode parecer exagerada e alarmista, mas é uma opinião que acompanha o comunicado assinado por executivos do Google, Microsoft e OpenAI (ChatGPT): “Mitigar o risco de extinção a partir da IA deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear.”
À medida que a tecnologia avança, é fundamental que mantenhamos uma abordagem equilibrada em relação ao uso da inteligência artificial.
Devemos buscar os benefícios que ela pode nos oferecer, mas também estar cientes dos riscos potenciais. Como usuários, é nossa responsabilidade garantir que a IA seja usada de forma consciente e responsável, de modo a aproveitarmos seus benefícios sem comprometer nossa saúde mental e bem-estar a longo prazo.
Ao compreender a comparação entre os “sonhos” da inteligência artificial e o consumo de drogas, somos instigados a refletir sobre nossas próprias interações com a tecnologia. Assim como uma substância viciante, a IA pode nos seduzir com seus resultados imediatos e gratificantes, mas devemos ter cuidado para não nos perdermos em sua ilusão.
Como Paracelso falou no século XVI: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” Não sei se estamos preparados para definir essa dose ideal no momento.
É essencial estabelecer limites saudáveis no uso da inteligência artificial, garantindo que ela seja uma ferramenta a nosso serviço, e não o contrário. Devemos cultivar habilidades de discernimento, buscando compreender quando é apropriado recorrer à IA e quando é necessário confiar em nossas próprias capacidades. Afinal, a verdadeira criatividade e intuição humana ainda são recursos valiosos e insubstituíveis.
Eu já sou um usuário e me impressiono a cada interação. Fico intrigado e reflexivo ao que pode acontecer comigo, que considero já ter uma base de conhecimento, experiências e senso de julgamento. Penso o quanto que as mentes jovens, inexperientes, dessas novas gerações podem ser influenciadas e dominadas pelo benefício imediato e encantador. O risco é real.
Os “sonhos” da IA podem oferecer efeitos imediatos sedutores, mas é imprescindível ponderar os impactos a longo prazo em nossas vidas. Mantendo um equilíbrio saudável entre o uso da IA e nossa autonomia como seres humanos, podemos aproveitar os avanços tecnológicos sem nos perdermos em suas armadilhas.
Que essa reflexão nos guie no caminho da utilização consciente e responsável da inteligência artificial, permitindo-nos colher os frutos de seus benefícios enquanto preservamos nossa humanidade e bem-estar. Um grande desafio.
*Esse texto é uma colaboração de 80% da inteligência artificial (ChatGPT) e 20% da inteligência natural desse que vos escreve e que ainda tem o domínio dessa conta.
PS.: os 80% da inteligência artificial demorou 30 segundos, os 20% que contribui levou 30 minutos.
(Por Vinicius Menezes, médico, CEO da Vital Gestão e diretor fundador da RHEI- Redes de Hospitais Eficientes Integrados)
Movimentação esperada pela CCR Aeroportos, que administra o local, é 40% maior que o registrado no mesmo feriado, em 2022
São Luís, 7 de junho de 2023 – O Aeroporto de São Luís – Marechal Cunha Machado (SLZ) está preparado para receber um número significativo de viajantes durante o feriado de Corpus Christi, que, em 2023, é celebrado na próxima quinta-feira (8). A CCR Aeroportos, empresa responsável pela administração do aeroporto. estima que 28.854 passageiros circulem pelos portões de embarque e desembarque entre os dias 7 e 12 de junho de 2023.
Esses dados representam um crescimento significativo de 40% no número de passageiros no aeroporto em relação ao ano anterior, quando 20.657 passageiros circularam pelo aeroporto durante o mesmo feriado. “O São João do Maranhão é muito tradicional e com o feriado de Corpus Christi nesse período a movimentação aumenta, então nossa estimativa é bem positiva”, ressalta Marcelo Frazão, gerente interino do aeroporto.
Durante o feriado de Corpus Christi, mais de 270 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto de São Luís e outros 13 aeroportos administrados pela CCR que operam voos comerciais. O número é 16% maior que o mesmo período de 2022. Isso demonstra o empenho contínuo da concessionária em viabilizar novas rotas e proporcionar uma experiência de viagem segura, eficiente e confortável para todos os passageiros.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.
16 times vão participar da 1ª edição da Copa Bacabal de Futebol Amador.
(Divulgação)
A primeira edição da Copa Bacabal de Futebol Amador, competição patrocinada pelo governo do Estado e pela Potiguar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, será lançada oficialmente no sábado (10). A solenidade ocorrerá na sede da Potiguar Home Center, localizada no Parque Santa Clara, em Bacabal, a partir das 14h30, com a presença dos representantes das equipes participantes.
Durante o lançamento, a organização da Copa Bacabal de Futebol Amador realizará o congresso técnico da competição que será disputada na categoria Adulto Masculino. Ao todo, 16 times vão participar do torneio que terá formato eliminatório.
“O principal objetivo da Copa Bacabal de Futebol Amador é fomentar e incentivar o esporte na região do Médio Mearim. Vai ser uma competição boa, que vai atender mais de 350 atletas. Só temos a agradecer ao governo do Estado e à Potiguar por acreditarem neste projeto”, explicou o diretor-técnico do torneio, Waldemir Rosa.
ale destacar que todas as equipes participantes receberão kits esportivos com uniforme completo (camisa, calção e meião) e bolsas esportivas para serem utilizados durante toda a competição. Tudo sobre a Copa Bacabal de Futebol Amador está disponível no Instagram oficial do torneio (@copabacabal).
Alta na procura por Educação acompanha o rendimento real médio das famílias, no primeiro trimestre de 2023
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, mostram que o rendimento real médio das famílias, no primeiro trimestre de 2023, superou o nível pré-pandemia registrado em março de 2020. Naquele momento o rendimento real médio das famílias foi de R$ 3.332,36 enquanto em março deste ano, esse mesmo rendimento foi de R$3.366,59. O economista e docente da Estácio, Eduardo Amendola destaca que no primeiro trimestre de 2023 a renda média do brasileiro com ajuste sazonal cresceu 17,84% se comparada com o último trimestre de 2022. Consolidando uma recuperação no rendimento médio iniciada no primeiro trimestre do ano passado.
Com um pouco mais de dinheiro no bolso dos trabalhadores, uma das tendencias que pode ser observada é a procura por Educação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento significativo nos gastos das famílias brasileiras com Educação.
“Em janeiro de 2023, a alta foi de 0,36%, mas em fevereiro esse número saltou para 6,41%, representando uma contribuição positiva de 0,36 ponto percentual para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) deste mês. Em Educação, a maior contribuição partiu dos cursos regulares, que aumentaram 7,64%, devido aos reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo” afirma o economista.
Perspectivas econômicas
A pressão inflacionária persiste no país, como indicado pelos mais recentes dados do IBGE sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Em março, o índice registrou um novo aumento de 0,61%. No acumulado dos últimos 12 meses, houve um aumento de 5,36% no índice. Contudo, após a orientação de preço nos combustíveis as projeções do Boletim Focus apontam para uma inflação menor que a prevista para o final de 2023”, comenta o especialista.
Amendola reforça que além dos impactos da pandemia, é importante levar em conta que estamos enfrentando um longo período de inflação, com índices de dois dígitos, o que tem prejudicado o poder de compra dos consumidores. Embora tenhamos observado variações nos rendimentos do trabalho nos últimos meses de 2022, indicando uma recuperação.
O economista indica ainda que o consumidor precisa estar atento e escolher como gastar. Além das despesas obrigatórias como água, luz, aluguel e alimentação, é preciso fazer opções que tragam benefícios mais duradouros. “Investir em produtos e serviços que tragam melhor visibilidade para o negócio ou que reduzam os custos operacionais é sempre a melhor forma de gastar. Por exemplo, se um estabelecimento possui muita despesa com energia elétrica, valeria pensar na implementação de energia renovável. Por isso, investir na qualificação profissional será sempre uma forma de promover um retorno futuro.” finaliza.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…