Premiado grupo maranhense Xama Teatro celebra 15 anos de atividade com programação especial e gratuita em Belém

1comentário

A programação iniciará oficialmente no próximo dia 04 de março e integra o projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”

BELÉM – A partir do dia 4 de abril (quinta-feira), o grupo maranhense Xama Teatro apresentará em Belém, no Pará, a programação especial de comemoração aos 15 anos de atividade do premiado coletivo, por meio do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”. As ações – entre elas, atividades formativas, espetáculos e narração de histórias -, contam com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal.

A temporada em Belém será realizada até o dia 11 de abril, com uma programação totalmente gratuita e aberta a todos os públicos, em quatro locais da capital paraense: na Casa de Artes Cênicas do Sesc, na Boulevard Castilhos França, 722, Campina; no Teatro Waldemar Henrique, na Avenida Pres. Vargas, 645, Campina; no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso, na Boulevard Castilhos França, 522/523, Campina; e no Centro Cultural Atores Em Cena, na Avenida Nazaré, 435.

O projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” foi iniciado no último mês de março, em São Luís, e passará, ao todo, por três estados brasileiros. Depois de Belém, o grupo Xama Teatro levará a programação especial para Fortaleza, no Ceará, a partir do dia 9 de maio.

Coordenado por atrizes maranhenses e com uma trajetória de sucesso no território nacional desde 2008, o grupo Xama Teatro já circulou por todos os estados do Brasil, foi premiado nos principais editais culturais do país e é conhecido e respeitado pela arte de narrar histórias a partir da construção conjunta de texto e cena.

Para a dramaturga, atriz e diretora do Xama Teatro, Nicolle Machado, o retorno das produções de iniciativas de incentivo à cultura brasileira em 2023 abriu possibilidades para que pudessem circular em regiões brasileiras apresentando a versatilidade e inventividade características do grupo.

“Este projeto [O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias] visa notabilizar a cultura Norte-Nordeste do país. É preciso difundir as práticas das artes cênicas produzidas no Maranhão e destacar as ações e projetos do Xama Teatro se torna uma importante medida de democratização, descentralização e regionalização de saberes e práticas de grupos historicamente vulnerabilizados”, analisou a diretora.

Nicolle Machado destaca, também, a inclusão de cidades como Belém e Fortaleza – dois grandes polos artísticos das regiões Norte e Nordeste – na temporada de comemoração do coletivo.

“O Pará e o Ceará são estados que nos alimentam em material sensível, memória e pertencimento. Tanto a dramaturgia amazônica quanto a do Nordeste. Começar por esses trilhos, mobilizando parcerias e convidando esse povo, faz todo sentido pra nós”, ressalta Nicolle Machado, que acrescenta que o projeto pretende alcançar um público de, aproximadamente, 3 mil pessoas nos três estados que contarão com o projeto.

Fortaleza

Além de Belém, a programação especial do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” passou por São Luís no mês de março – com sucesso de público durante as duas semanas de atrações – e segue, ainda, para Fortaleza, no Ceará, no mês de maio.

Em Fortaleza, as ações formativas, assim como os espetáculos e a narração de histórias, começam a partir do dia 9, com temporada aberta até o dia 17 na cidade. Serão palcos da programação: o Porto Iracema das Artes, na Rua Dragão do Mar, 160; e no Dragão do Mar, na Rua Dragão do Mar, 81 – ambos na Praia de Iracema.

Gratuitos, os ingressos de toda a programação podem ser retirados por meio do Sympla, no endereço: https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro.

SERVIÇO

O QUÊ: edição Belém do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, do grupo maranhense Xama Teatro;

QUANDO: entre os dias 4 e 11 de abril, com ações formativas, espetáculos e narração de histórias;

ONDE: ações na Casa de Artes Cênicas do Sesc, na Boulevard Castilhos França, 722, Campina; no Teatro Waldemar Henrique, na Avenida Pres. Vargas, 645, Campina; no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso, na Boulevard Castilhos França, 522/523, Campina; e no Centro Cultural Atores Em Cena, na Avenida Nazaré, 435;

Contatos: AP Assessoria de Imprensa – (98) 99613-6521 – Aidê Rocha; (98) 99968-2033 – Gustavo Sampaio.

INGRESSOS:

·         Gratuitos – reservas no Sympla:

·         Programação completa de Belém: https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro;

·         Oficina “Construção de Cena” – inscrição gratuita em: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-construcao-da-cena-nicolle-machado-belem/2398975

·         Residência “Experimentos Arcanos” – inscrição gratuita em: https://www.sympla.com.br/evento/residencia-experimentos-arcanos-renata-figueiredo-belem/2399008

·         Oficina “Criação + Produção = Autogestão” – inscrição gratuita em: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-criacao-producao-autogestao-nadia-ethel-belem/2399042

·         Espetáculo “A Besta Fera”: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-besta-fera-belem/2399068

·         Espetáculo “As Três Fiandeiras”: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-as-tres-fiandeiras-belem/2401197

·         Espetáculo “A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só”: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-vagabunda-revista-de-uma-mulher-so-belem/2399095

·         Peça “A Carroça é Nossa”: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-carroca-e-nossa-belem/2401205

·         Narração de Histórias: https://www.sympla.com.br/evento/narracao-de-historias-belem/2401201.

Redes do Grupo Xama Teatro:

• Instagram: https://www.instagram.com/xamateatro/

• YouTube: https://www.youtube.com/user/XAMATEATRO

• Facebook: https://www.facebook.com/xamateatro

• Blog: https://xamateatro.blogspot.com/

•Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2aFTWNhqwMl8lEUW1yNcBx

1 comentário para "Premiado grupo maranhense Xama Teatro celebra 15 anos de atividade com programação especial e gratuita em Belém"


  1. Premiado grupo maranhense Xama Teatro celebra 15 anos de atividade com programação especial e gratuita em Belém – Vitrine do Ator

    […] Post original através de http://www.blogsoestado.com […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS