Ações formativas e espetáculos gratuitos encerram etapa Belém do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”

1comentário

Após passar pelos estados do Maranhão e Pará, projeto do grupo Xama Teatro segue para o Ceará, em maio.

Espetáculo a Carroça É Nossa – Foto – Daniel Torres

BELÉM – Iniciada no último dia 04 de abril, a programação especial de comemoração dos 15 anos de atividade do grupo maranhense Xama Teatro, o projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, segue a todo vapor em Belém e entra em sua reta final na cidade paraense, com ações formativas e espetáculos gratuitos ao público, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

A etapa final do projeto em Belém, assim como na primeira semana, também contará com atividades gratuitas e abertas ao público. Até o dia 10 de abril, o público participa da oficina “Residência Experimentos Arcanos”, das 9h às 12h, na Casa de Artes Cênicas do Sesc, na Boulevard Castilhos França, 722, na Campina.

Uma das ações formativas de destaque na programação, a oficina é ministrada pela atriz, contadora de histórias e arte-educadora Renata Figueiredo, que oferece aos participantes um mergulho sobre um estudo vivencial que une os arcanos maiores do tarô à arte de contar histórias.

A segunda semana em terras paraenses também terá espetáculos gratuitos: e o primeiro será nesta quarta-feira (10), com o espetáculo “A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só”, que será apresentado às 19h30, no Teatro Waldemar Henrique, na Avenida Pres. Vargas, 645, na Campina. A peça conta a história de Gigi, mulher que volta 100 anos para enfrentar o que vier. Ao sobreviver a um incêndio, ela vai fazer o que for preciso para se manter de pé.

Com classificação etária de 16 anos, o espetáculo coleciona diversos prêmios, como o SATED – MA (2021) de Melhor Atriz, Figurino e Texto; o de Mulheres de Atitude (2020), pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), do Governo do Maranhão; e o Prêmio Graça Aranha – LITERATURA (2022).

Já nesta quinta-feira (11), às 20h, no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso (na Boulevard Castilhos França, 522/523), também na Campina, será apresentada a peça “A Carroça é Nossa”, espetáculo de teatro de rua que traz a história de quatro personagens centrais: Pedoca (Lauande Aires), Cecé (Renata Figueiredo), Toinha e Joaninha (Cris Campos).

Na narrativa, o quarteto parte em uma jornada em busca do animal para puxar uma carroça, que acreditam ser o veículo mágico de transporte até os seus sonhos. Durante a busca, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.

“Nesta grande temporada que temos feito em São Luís, estamos oferecendo apresentações de espetáculos do nosso repertório, assim como atividades paralelas nas formas de oficinas e residência e ações para público infantil por meio da narração de histórias. É uma mostra de como o grupo Xama Teatro se esforça em cada trabalho para encontrar, na vontade de um, a voz de uma multidão”, destacou Nicolle Machado, atriz, diretora profissional e integrante do coletivo.

Fortaleza

Além de Belém e São Luís, a programação especial do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” segue, também, para Fortaleza, no Ceará, no mês de maio.

Na capital cearense, as ações formativas, assim como os espetáculos e a narração de histórias, começam a partir do dia 9, com temporada aberta até o dia 17. Serão palcos da programação: o Porto Iracema das Artes, na Rua Dragão do Mar, 160; e no Dragão do Mar, na Rua Dragão do Mar, 81 – ambos na Praia de Iracema.

SERVIÇO

O QUÊ: edição Belém do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, do grupo maranhense Xama Teatro;

QUANDO: programação da 2ª semana do projeto em Belém, em cartaz até o dia 11 de abril, com ações formativas e espetáculos;

ONDE:

·         Ações formativas do Xama Teatro – Oficina “Residência Experimentos Arcanos”, das 9h às 12h, entre os dias 8 e 10 de abril, na Casa de Artes Cênicas do Sesc, na Boulevard Castilhos França, 722, Campina;

·         Espetáculo “A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só” nesta quarta-feira (10), às 19h30, no Teatro Waldemar Henrique, na Avenida Pres. Vargas, 645, Campina;

·         Espetáculo “A Carroça É Nossa” nesta quinta-feira (11), às 20h, no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso, na Boulevard Castilhos França, 522/523, Campina.

Contatos: AP Assessoria de Imprensa – (98) 99613-6521 – Aidê Rocha; (98) 99968-2033 – Gustavo Sampaio.

INGRESSOS – gratuitos (reservas no Sympla):

·         Programação completa de Belém: https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro;

·         Ações formativas do Xama Teatro – Oficina “Residência Experimentos Arcanos” – inscrição gratuita em: https://www.sympla.com.br/evento/residencia-experimentos-arcanos-renata-figueiredo-belem/2399008

·         Espetáculo “A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só” – retirada de ingressos aqui: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-vagabunda-revista-de-uma-mulher-so-belem/2399095

·         Espetáculo “A Carroça É Nossa” – retirada de ingressos aqui: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-carroca-e-nossa-belem/2401205

1 comentário para "Ações formativas e espetáculos gratuitos encerram etapa Belém do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”"


  1. Ações formativas e espetáculos gratuitos encerram etapa Belém do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” – Vitrine do Ator

    […] Post original através de http://www.blogsoestado.com […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS