CAPS AD Estadual por meio de sua direção e equipe continuarão acompanhando paciente acolhido na praça Deodoro, Centro de São Luís

0comentário
O coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa, ao lado do paciente Thalisson

Na 6ª edição da Ação Resgate de 2024, organizada pela equipes do Governo do Maranhão realizam nesta sexta-feira (19), na Praça Deodoro, Centro de São Luís, o Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) fazer o resgate do Thalisson que é paraplégico, usuário de drogas e encontrava-se em situação de extrema vulnerabilidade em frente ao Banco do Brasil da praça Deodoro. O mesmo já está internado em hospital de urgência para providências clínicas importantes, iremos acompanhar de perto, sabendo que foi só o início, mas feito corretamente.

“Estamos hoje acompanhando o Thalisson que passou por procedimento de desbridamento (é o ato de remover tecido necrótico ou materiais biológicos, como crostas, hiperqueratose (é um espessamento da parte mais externa da epiderme, o stratum corneum), corpos estranhos, fragmentos de ossos e micro-organismos, de uma lesão traumática ou crônica a fim de promover a exposição do tecido saudável) na região sacral , em decorrência de úlceras de decúbito provocado por longos anos em situação de rua e ser paraplégico. O CAPS AD Estadual e sua área social irão acompanhar o processo de recuperação, inclusive foi solicitado por nós parecer para psiquiatra e psicólogo da unidade na qual está internada acompanhar seu período de hospitalização”, explicou o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

O CAPS AD Estadual tem como objetivo prestar assistência em saúde à população, além de atender pessoas em situação de rua e dependentes químicos.

Serviço

O CAPS AD Estadual fica localizado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea. O serviço atende pacientes por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de hospitais gerais.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. É um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. A unidade possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.

Sem comentário para "CAPS AD Estadual por meio de sua direção e equipe continuarão acompanhando paciente acolhido na praça Deodoro, Centro de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS