Dos 27 campeonatos estaduais, o Maranhense é o único que começará depois da Copa do Mundo

O portal Globo Esporte destacou que o Campeonato Maranhense será o único estadual que será realizado no segundo semestre de 2010. Por causa da Federação Maranhense de Futebol (FMF), o futebol local mais uma vez foi exposto. Com intenção clara de proteger o Moto, a entidade que dirige o futebol além de colocar o time de forma ilegal na Série B de 2009 ainda inverteu o calendário de competições deixando o Campeonato Maranhense fora de sintonia com o restante do país.

Assim como no caso da inclusão do Moto na Série B no mesmo ano que caiu, os dirigentes da FMF se defendem dizendo que não há nada de ilegal em colar o Estadual no segundo semestre, mas há no mínimo algo de errado ou anormal.

A mudança atrapalha diretamente as equipes que estão na Copa do Brasil: Sampaio e JV Lideral, que serão obrigados a estrear na disputa sem sequer ter feito um jogo oficial na temporada.

A Copa União deveria ser um paliativo para não deixar os times que não estão no Campeonato Brasileiro muito tempo parados, mas acabou tornando-se a competição mais importante do calendário local.

Os atletas também são prejudicados, pois perdem a oportunidade de usar o Estadual como uma vitrine para alcançar um time grande no Brasileiro.

O Globo Esporte destacou: “Dos 27 estaduais desta temporada, 16 têm o pontapé inicial no mês de janeiro, quatro começam em fevereiro, cinco em março, e uma competição já teve a primeira fase disputada no ano passado: o Campeonato Paraense, onde os clubes de maior tradição só entram a partir da segunda fase. Apenas no Maranhão, por causa da polêmica da partida entre Chapadinha e Viana, que ainda está nos tribunais, a competição está programada para o segundo semestre. Por ora, as 11 equipes maranhenses disputam a recém-criada Copa União, que vale vaga para a Copa do Brasil de 2011”. Eles só se equivocaram no númerod e participantes, pois com a saída do São José de Ribamar, a competição terá 10 participantes.

Esse tipo de artimanha só afasta o torcedor dos estádios, pois o mesmo não vê transparência e profissionalismo nas disputas. A torcida sente-se enganada, pois enquanto todos os demais Estados da Federação já conhecem seus campeões, o campeonato daqui sequer começou.

COELHO NETTO DEIXARÁ SAUDADES NO JORNALISMO MARANHENSE!

A imprensa maranhense perdeu um dos seus principais representantes com o falecimento do jornalista Coelho Netto. O professor Coelho, como era carinhosamente chamado por nós alunos dele, foi responsável pela formação de centenas de profissionais de Televisão nas décadas de 80 e 90. Quando em atividade, revolucionou a forma de fazer telejornalismo no Maranhão.

Tive a honra e o privilégio de trabalhar ao lado de Coelho Netto e com ele aprendi muito. Na verdade, o professor foi quem me lançou no telejornalismo. Ainda me lembro do nosso primeiro encontro na TV Difusora quando me contratou como estagiário e pouco tempo depois me promoveu a repórter. Dono de uma serenidade e um bom humor que conquista a todos, sempre me dava conselhos que me serve de orientação profissional até hoje.

Sempre dedicado ao jornalismo, Coelho Netto era um profissional diferenciado. O professor era o melhor redator de editorias para TV e um grande apresentador de telejornal. Apesar de ter concentrado grande parte de sua carreira ao telejornalismo, ele também dominava outros veículos como jornal, revista e rádio. Ultimamente, o mestre dedicava seu tempo no Congresso de Jornalistas e Radialistas do Maranhão, que realizava todos os anos em São Luís. O evento por ele produzido era uma excelente ocasião para troca de experiência entre profissionais para o aperfeiçoamento da profissão e para a homenagem de profissionais locais.

O professor Coelho Netto com toda certeza deixará saudades em discípulos formados por ele, como eu, e nas pessoas que apreciavam um bom jornalismo. Vá em paz professor e fique com Deus.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima