TERMINA NESSA QUARTA PROJETO PARA TROCA DE LÂMPADAS DE GRAÇA

A Cemar lembra que esses são os últimos dias do projeto Consumo Consciente Cemar, que continuarealizando as trocas de lâmpadas comuns por LED em vários pontos da cidade de São Luís. Uma grande chance de fazer a troca das lâmpadas de casa, de graça.

Para participar é necessário primeiro se cadastrar no site www.cemar116.com.br. Depois, no próprio site, escolher o local em que o cliente deseja trocar as lâmpadas. Então será gerado um cupom virtual que o cliete deve levar no dia da troca (foto ou impresso) juntamente com documento e conta de energia. Mas atenção, a troca precisa ser feita pelo titular da conta ou parente de primeiro grau (em casos de casas alugadas, o inquilino pode trocar desde que mostre o contrato de aluguel). É necessário que  o cliente esteja com o pagamento em dia com a Cemar. E cada cliente (conta contrato) poderá trocar somente até 05 lâmpadas; e as lâmpadas entregues precisam estar em funcionamento.

Quem atender a esses critérios, pode escolher os seguintes locais de atendimento: Estacionamento da Igreja São Cristovão, na Avenida Guajajaras, s/n, São Cristovão (Das 8h às 12h e das 14h às 18h); Agência de Atendimento do Anjo da Guarda, Rua Vaticano nº 9 Bairro Anjo Guarda (Das 8h às 17h); Shopping Pátio Norte – Maiobão (Das 10h às 14h e das 16h às 20h); Praça Deodoro, em frente à Biblioteca Benedito Leite (Das 8h às 12h e das 14h às 18h).

Infertilidade pode ser detectada com exame especial e indolor

 

O nome é estranho, mas o exame conhecido como histerossalpingografia, de raio-x do útero e das trompas, feito com contraste, é muito utilizado para avaliar as causas de infertilidade de um casal e pode ser feito em São Luís.  É de suma importância para ajudar o ginecologista no diagnóstico.

Segundo o médico radiologista Jouglas Melo, da equipe de profissionais da Clínica Imedical, no Shopping da Ilha,  a histerossalpingografia também pode ser usada para avaliar outros problemas ginecológicos, como malformações, miomas ou tubas obstruídas, pois ajuda a visualizar a anatomia do sistema reprodutor feminino desde o útero até os ovários.

“O exame não dóiNo entanto, durante o procedimento, a mulher pode sentir algum desconforto, sendo que o médico pode receitar algum analgésico ou anti-inflamatório para usar antes e depois da histerossalpingografia. Os resultados são especialmente utilizados para ajudar o ginecologista a identificar a causa de infertilidade, mas também podem ser utilizados para diagnosticar outros problemas quando a mulher apresenta resultados alterados”, explica o médico.

O exame pode ser deve ser feito uma semana após a menstruação e antes da ovulação, para garantir que a mulher não está grávida. Além disso, outros cuidados de preparo incluem, por exemplo, tomar o laxante prescrito pelo médico na noite anterior ao exame, e um analgésico ou antiespasmódico, receitado pelo médico, 15 minutos antes.

“Além disso, é preciso informar o ginecologista se existir a possibilidade de a mulher estar grávida e caso exista uma doença inflamatória pélvica ou doença sexualmente transmissível, como clamídia ou gonorréia. É bom lembrar que a histerossalpingografia não deve ser feita na gravidez, pois o contraste injetado no útero e o raio-x podem provocar malformações no feto”, frisa Jouglas Melo.

FÓRUM JARACATY TEM FUTURO NO TÊNIS DE MESA

Equipe conquistou 13 medalhas e dois troféus no Estadual Maranhense

 

A primeira competição do ano da Federação Maranhense de Tênis de Mesa, disputada sábado (27/05) na AABB, revelou uma equipe de futuro. O Ações Esportivas Fórum Jaracaty medalhou em todas as disputas das categorias de base. E teve dois destaques: Naerlison Mendes, com duas medalhas de ouro e troféu de campeão do Rating B; e Juciene Juju, troféu melhor atleta até 16 anos, escolhida pela Comissão Técnica do evento.

O Fórum Jaracaty levou 12 atletas e conquistou 13 medalhas e dois troféus. Naerlison, 12, simplesmente deu um show. Passou tranquilo por todos os adversários, ficando em primeiro lugar pela categoria mirim (até 13 anos). Ainda medalhou no grande desafio do Rating B, disputa quepropicia partidas entre as diferentes categorias de base. Assim conquistou também o primeiro troféu do Fórum Jaracaty.

O outro troféu veio com a bela apresentação de Juju, 10. Além de campeã do pré-mirim (até 11 anos), foi escolhida atleta destaque, o que servirá como um incentivo não só para ela, mas para todos os iniciantes do projeto patrocinado pela Cemar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Sedel. “Juju ter sido atleta destaque, entre mesatenistas do pré-mirim ao juvenil, trouxe grande alegria a todos nós. E com certeza vai impulsionar a participação de outras crianças e adolescentes do Jaracaty. Naerlison também é um grande exemplo para a garotada”, disse o professor Antônio Marques, responsável pela modalidade no Ações Esportivas.

Resultados:

MEDALHAS DE OURO:

Juciene Juju (Pré-Mirim)

Júlio Valentim (Pré-Mirim)

Stephanie Correa (Mirim)

Naerlison Mendes (duas medalhas: Mirim e Rating B)

 

MEDALHAS DE PRATA:

Paola Moraes (Pré-Mirim)

Ingrid (Mirim)

Ruan Ramos (Mirim)

Leonardo (Rating B)

 

MEDALHA DE BRONZE:

Davi Moraes (Pré-Mirim)

Maria Luiza (Mirim)

Leonardo (Mirim)

Ruan Ramos (Rating B)

Cultura e gastronomia do Maranhão encantam paulistas em ação da Prefeitura de São Luís

Tambor de crioula, arroz de cuxá, Guaraná Jesus, doce de espécie e o humor maranhense encantaram os paulistas que estiveram de quinta-feira (25) a sábado (27), no Shopping de Viagens Agaxtur, no Shopping Eldorado, em São Paulo. A ação de divulgação do destino São Luís foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

De acordo com a titular da pasta, Socorro Araújo, a atividade de promoção da cidade segue orientação do prefeito Edivaldo, com o objetivo de atrair mais turistas para a Ilha. “Esse tipo de ação é muito importante para que as pessoas conheçam um pouco dos nossos encantos e se sintam atraídas a visitar a nossa cidade. Estamos apostando forte em atividades em São Paulo, pois é uma das cidades que mais envia turistas para São Luís”, explicou a secretária.

O evento no Shopping Eldorado, que atrai diariamente cerca de 60 mil pessoas, foi divido em quatro segmentos turísticos: 4 a 10 de maio com o tema Aventura e Natureza; de 11 a 17 foi Família e Diversão; 18 a 24 foram dedicados aos destinos Praia e Calor e, por último, de 25 a 31, Cultura e Gastronomia, no qual São Luís esteve inserido. Participaram os maiores players do segmento de turismo, companhias aéreas, hotéis e resorts, parques e destinos de várias partes do mundo.

No primeiro dia, a atração foi o grupo de humor Pão com Ovo, que usou toda a sua irreverência para conquistar o público. Clarisse (César Boaes), Dijé (Adeilson Santos) e Zé Maria (Charles Jr.) dançaram e cantaram toadas de bumba meu boi, brincaram com alguns costumes maranhenses, tiraram várias selfies com o público, serviram doce de espécie para os visitantes e arrancaram várias gargalhadas de quem passava pelo local.

No segundo e terceiro dia, o grupo Tambor de Crioula de São Benedito Juçaral dos Pretos chamou a atenção com o som marcante e as roupas coloridas, típicas da dança maranhense que possui o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Muita gente parou para conhecer a manifestação, tirou fotos, gravou vídeos e alguns visitantes até arriscaram tentar dançar e tocar.

A comerciante Júlia Rabelo foi ao shopping almoçar, acabou se deparando com a apresentação de tambor de crioula e ficou encantada. “Não conhecia. Achei muito lindo. Vou colocar São Luís nos meus planos para viajar. Só falta mesmo aprender a rodar dessa maneira”, disse ao observar a rapidez no girar das coreiras e de suas saias de chita.

Além do tambor, no segundo e terceiro dia teve também degustação de arroz de cuxá, Guaraná Jesus e do doce de espécie de Alcântara. A gastronomia maranhense arrancou vários elogios dos paulistas, como do universitário Alexandre Gonçalves. “Comi um pouquinho de cada e achei tudo uma delícia. A cidade de vocês está de parabéns”, relatou.

CAPACITAÇÃO

Após o Shopping de Viagens Agaxtur, a equipe da Setur permanece em São Paulo para promover cursos de capacitação em agências de viagens. O treinamento será ministrado pela secretária Socorro Araújo e pela coordenadora de promoção e marketing da Setur, Nadna Barros. O objetivo é apresentar os atrativos de São Luís e estimular o trade a apostar no potencial turístico da cidade.

A divulgação do destino São Luís no Shopping de Viagens Agaxtur é a terceira ação que a Prefeitura desenvolve em pouco menos de dois meses em São Paulo. Em abril a equipe da Setur, em parceria com o Governo do Estado, desenvolveu, durante três dias, atividade pioneira no Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, localizado no Centro da capital paulista.

Foi a primeira vez que um destino foi divulgado no espaço de quase 300 boxes e que recebe diariamente cerca de 25 mil pessoas. Os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar iguarias da culinária maranhense e também conhecer alguns dos ritmos mais marcantes do estado, com apresentações do grupo Lamparina.

No mesmo período, na World Travel Marke Latin America (WTM), a Prefeitura deu suporte ao stand do Maranhão, montado pelo Governo. A feira é considerada a maior do setor de viagens e turismo da América Latina, e reuniu expositores, compradores e imprensa. O evento ocorreu no Expo Center Norte, no bairro Vila Guilherme.

Prefeitura conclui obras em mais duas Unidades de Educação Básica

Na manhã deste sábado (27), o prefeito Edivaldo acompanhado dos secretários municipais de Educação, Moacir Feitosa e de Articulação Política, Jota Pinto, vistoriaram duas escolas da rede municipal que receberam serviços de requalificação estrutural: As Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Maria José Vaz, no João de Deus e a Araripina de Alencar Fecury, no bairro de Fátima, com obras já concluídas.

Por meio do programa de requalificação estrutural das escolas da rede municipal, a Prefeitura de São Luís já executou serviços em 46 escolas. Atualmente mais 40 estão em obras e 30 com ordem de serviços assinadas e cujas obras devem começar em breve. “Estamos satisfeitos em estarmos melhorando as condições físicas de nossas escolas. Na medida em que as obras estão sendo concluídas, estamos as devolvendo para as comunidades”, pontuou o prefeito Edivaldo após, visita à Unidade de Ensino Maria José Vaz, no João de Deus.

A melhoria das instalações da Maria José Vaz, que recebeu nova fiação elétrica, substituição de parte do telhado e forro e da rede hidrossanitária e ampliação do refeitório, foi elogiada pelo líder comunitário Antonio Pinheiro, presidente do Departamento Autônomo de Desporto do João de Deus. “Estamos muito satisfeitos com a reforma da nossa escola. Esse é um trabalho que merece nosso elogio ao prefeito Edivaldo”, declarou Pinheiro.

Na inspeção da escola do João de Deus, o prefeito foi acompanhado pelos vereadores Marquinhos, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Luís, e Fátima Araújo. “Estamos acompanhando o prefeito Edivaldo nesta inspeção das obras de melhoria da estrutura física de mais uma escola da rede municipal. A comissão está atenta à questão e acompanhando as providências que estão sendo tomadas”, disse o vereador Marquinhos.

Para a vereadora Fátima Araújo, a obra responde a um requerimento apresentado no período que esteve exercendo o mandato na Câmara na legislatura passada. “Esta escola está recebendo o que precisava ser feito. A última reforma foi feita há 20 anos”, disse.

Antes de visitar a U.E.B. Maria José Vaz, o prefeito Edivaldo e o secretário Moacir Feitosa estiveram na U.E.B. Araripina de Alencar Fecury, de Ensino Infantil, no bairro de Fátima. Inaugurada em 1980, a escola recebeu a primeira reforma completa em suas instalações. A diretora da escola, Romany Fernandes Coelho, manifestou grande satisfação com o resultado das obras. A unidade atende 80 crianças da comunidade, com idade entre 3 e 5 anos, em dois turnos.

Na Araripina de Alencar a Semed realizou obras de pintura, substituição de rede elétrica, de piso, instalação de bebedouro e resolveu um antigo problema no reservatório de água, garantindo salubridade no produto fornecido às crianças e professores. “Com mais de 35 anos sem receber uma reforma, depois destas obras realizadas pelo prefeito Edivado, a escola ficou uma maravilha. Estou muito feliz”, disse a diretora.

O estudante Daniel Cauã Neves Castro, 6 anos, há dois anos matriculado na Araripina de Alencar, solicitou à mãe Socorro das Neves que o levasse até escola para receber o prefeito. “Eu gostaria de agradecer ao prefeito por ter dado para nós esse lugar bonito para a gente estudar. Meus amigos estão muito contentes como a escola está hoje”, comentou o garoto Cauã Castro.

 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima